r/PTOrdenado • u/Internal-Role1186 • 4d ago
Finanças Trabalhar para o Estado PT?
Bom dia, Estou insatisfeita com as condições no meu atual trabalho (não gosto do ambiente, existe uma grande falta de comunicação e organização, trabalho demasiado e tenho demasiadas responsabilidades, tendo em conta aquilo que recebo). Tenho estado a candidatar-me para trabalhos noutras áreas e noutras empresas, mas nenhuma opção parece a "ideal". Será que ir para o Estado é uma melhor opção? Seria para cargos de Técnico Especialista em áreas relacionadas com as Finanças Públicas, mas não tenho feedback de ninguém que trabalhe no Estado nessas áreas. Alguém me consegue ajudar? Obrigada
12
u/macedos39 4d ago edited 4d ago
Estando dentro do estado, podes concorrer a outros empregos do estado, cujas vagas são exclusivas a actuais funcionários do estado. Usa isso a teu favor. São menos 5 horas de trabalho por semana, são menos 20 horas de trabalho por mês.
18
u/PaixaoRoberto 4d ago
Menos 5 horas por semana ,menos 100 horas por mês. Muito bom.
8
4
u/Agreeable_Plenty4031 4d ago
Deve estar a falar de janeiro. Janeiro é sempre igual, nunca mais acaba, parece que tem 20 semanas.
4
u/Meideprac1 4d ago edited 4d ago
Estando dentro do estado
São menos 5 horas de trabalho por semana, são menos 100 horas de trabalho por mês.
Fact check
Para quem não fez as contas, 5 * 4=20 Na realidade são menos 20 horas mes assumindo mes tem 4 semanas. Ou melhor, 1*20 por mes.
Um ano tem 52 semanas. Menos 22 dias ferias (4 semanas va) menos feriados (assumindo 10 dias, duas semanas) total 6 semanas sem trabalho. 46 semanas trabalho, logo 230 dias. (Assumindo 5 dias de trabalho por semana)
Logo 1 * 230 da menos 230 horas a menos na função publica.
Portanto, trabalhar na função publica é gain.
menos uma hora por dia,
menos 230 horas anuais (no total quase 240horas, equivalente a 10 dias)
e não é necessário grandes skills de matemática
Edit: formatação
9
u/macedos39 4d ago
Admito a diarreia mental que me deu. Mereço todas as pauladas consequentes
2
u/Meideprac1 4d ago
Eheh tranquilo. Sabes que aqui no reddit nao se perdoa e está cheio de keyboard warriors
No r/portugueses então é o clã deles
2
0
u/Jocaparaosamigos 2d ago
O homem estava a falar bem. De trabalho efectivo sao menos 100h por mês do que no privado. O resto do tempo é só fazer corpo presente.
1
u/Internal-Role1186 4d ago
A questão das horas de trabalho é mesmo assim? Ou seja, os horários são cumpridos? As minhas experiências são trabalhos das 9h-18h, mas depois o trabalho tem de aparecer feito nos prazos estipulados levando a trabalhar horas extra não remuneradas...
7
u/Impressive_Customer8 4d ago
Da minha parte, que sou funcionário público, os horários tem que ser cumpridos "picando o ponto".
Por vezes faço horas extras e aí tenho a escolha de optar por renumeração extra ou um dia de folga se as horas extras excederem um dia de trabalho (os registos de entrada e saída servem para isso).
1
u/Poramordedeus 4d ago
tive num sitio publico (IES) e eles picavam o ponto mas depois nao controlavam as picagens kkkk
2
u/Emergency-Limit-1238 7h ago
Do meu ponto de vista, vantagens: redução da carga horária, efetividade para a vida (ninguém é despedido no estado?), ADSE!! (provavelmente o melhor seguro de saude em PT)
Desvantagens: provavelmente precisas de cunha para entrar, progressão na carreira e salários são inferiores ao que seria eventualmente possível no setor privado, e também diria que o crescimento profissional é mais reduzido
1
26
u/bigduckcomefuck 4d ago
Varia muito. Já trabalhei no setor privado e no público e varia de departamento para departamento e de chefia para chefia. No mesmo organismo, existem departamentos onde é normal cumprir as horas e outros em que devido à carga de trabalho há pessoas que ficam até às 20h ou mais tarde.
Por isso é que quando leio comentários a insultar funcionários públicos percebo que quem os escreve não tem a mínima noção da realidade e está a generalizar um caso excecional.