r/devpt • u/RhubarbNo6009 • 6d ago
Carreira Dev Junior (Mobile) - Critica CV
Update:
Olá novamente, com base nas opiniões que me foram dadas até agora, atualizei o meu CV de forma a vender-me numa area especifica e tentar focar-me em Front-End (area onde atualmente trabalho) e mais tarde depois de ter alguns anos de experiência tentar mudar para Back-End ou FullStack.
Certas opiniões mencionaram que o CV estava um pouco desorganizado então organizei melhor o CV prioritizando a experiencia, skills técnicas e linguisticas.
Futuramente quero adicionar uma futura pagina de projetos:
Não tenho neste momento porque onde trabalho tive que assinar um contrato de fidelidade aka não posso mostrar o que desenvolvo pois tenho acesso a informações por exemplo datas de releases de telemóveis etc...
Mas para mudar isso volantariei-me para desenvolver um site para uma instituição de animais onde irei desenvolver e ganhar experiencia em React pois pareçe-me uma tecnologia que está a conquistar o mercado.
Agradeço bastante pelas opiniões dadas até agora e novas opiniões/recomendações serão sempre
bem-vindas.

1
u/Rorisjack 3d ago
ele não diz ser expert, ter uma tabela de competências com as coisas gerais com que consegues trabalhar até é importante hoje em dia para os softwares automáticos de HR processarem o teu CV.
1
u/HauntingKiwi3872 4d ago
- O cv é visualmente confuso. Muda o tipo de letra e a letra do “about me” deve ser do mesmo tamanho que o restante. Sei que não parece muito importante mas para as posições que pretendes adquirir, é necessário ter um bom sentido do que funciona visualmente ou não. Para ser sincera até mudava mesmo o template do cv.
- Retira esse título de mobile developer student
- Datas no Ctesp - para perceberem se estás a terminar o curso ou só começaste agora, se procurarem alguém para estágio podem eliminar por não saberem em que ano estás.
- O quadro de competências é uma red flag. Basicamente referes ser expert, 5 pontos, em tecnologias onde não tens experiência profissional e ainda és Júnior. Se são tecnologias que aprendeste no curso/ formações, aconselho a fazeres referência mas sem um sistema de pontos ou mesmo referindo que es Júnior. É pior tentar parecer ter muitos conhecimentos em algo que não se tem (e é normal ainda não teres) do que mostrares que és Júnior e que são as tuas áreas de interesse.
- Menciona as línguas que falas e qual o teu nível em cada uma delas. Nos hobbies mencionas que gostas de aprender novas línguas mas não tens referência ao teu nível. Pelo menos o teu nível de inglês deves por.
1
u/RhubarbNo6009 3d ago
Eu atualizei o CV com as dicas/opinioes que foram dadas aqui e irei em breve postar um novo thread com o CV atualizado.
Praticamente todos os pontos que falaste foram melhorados, mas obrigado na mesma pela opinião.
18
u/Complex-Egg-9192 6d ago
Parece que estás à procura especificamente de posições em desenvolvimento de Android, por isso vou-te dar a minha mais sincera opinião, e podes tomar isto como quiseres. Com base no projeto que tens no teu Github, estás uns 10 anos atrasado em relação ao desenvolvimento moderno. Nem podemos sequer falar em junior aqui. Estás a usar stacks que ninguém usa, numa linguagem que caiu em desuso, e sem qualquer tipo de estrutura. Pode ter sido o que aprendeste no CTesP, mas aprender material completamente desatualizado não chega para conseguir uma posição no que quer que seja.
Se é mesmo Android nativo que queres seguir, recomendo-te o seguinte (por ordem):
Aprende Kotlin. Java já não se usa fora de aplicações muito, mas mesmo muito legacy. Kotlin já era a linguagem de escolha há uns 6 anos atrás para Android. Quanto muito, Java é hoje apenas um "nice to have", mas sem Kotlin não vais a lado nenhum. E aprende tudo o que vem com Kotlin, principalmente Flows e Coroutines.
Aprende os componentes modernos. O teu projeto de Android no Github não tem sequer um ViewModel. Aprende o que isso é, e começa a explorar coisas como Room para persistência local/cache e Hilt para Dependency Injection. Só aqui tens mais um mês de estudo.
Começa a usar Jetpack Compose, deixa de parte as Views/XML. Da mesma forma que o Java caiu em desuso, também Views e XML começam a perder relevância fora de apps legacy. Quando pegares em Compose vais dar conta que só precisas de uma Activity por projeto, e que fragments já não existem. Quando chegares a essa conclusão, aprende Jetpack Navigation.
MVVM/MVI, Clean Architecture. Começa a estruturar os teus projetos de uma forma mais profissional. Para já não te tem dado grandes problemas porque é tudo muito simples, mas tens de saber como funcionam estas arquiteturas para trabalhares em projetos mais complexos. E isto é especialmente importante quando começas a interagir com APIs externas e a complexidade aumenta. O que começa torto tarde ou nunca se endireita.
Tu como junior estás muito muito verdinho ainda. E isso é OK, é normal. Mas não te tentes vender como sendo mais do que aquilo que és. Como já te disseram por ai, desenvolvimento mobile é um mundo. Ninguém acredita que és um 5/5 em Flutter ou Java. Flutter é completamente diferente de Android nativo em Java ou Kotlin, e ainda mais diferente de React Native. Cada uma destas tecnologias é suficiente para encher os próximos 3 a 5 anos da tua vida antes de seres um 5/5.
3
u/Sornazzz 6d ago
Não sou recrutador, e também sou junior, mas vou dar os meus dois cêntimos sobre o que me ensinaram de cvs:
-Remove a foto, desnecessária e apenas tira o foco/espaço ao que realmente interessa
-A secção About you tem letra maior que da experiência e a educação, que na minha opinião não faz sentido porque o que te vai destacar e diferenciar é a experiência e não uma descrição genérica
-Nunca coloques pontuação nas tuas qualidades, seja em línguas ou linguagens de programação. Apenas vai confundir mais as pessoas que estão a avaliar. Um tech lead ver Flutter 5/5 vai achar que és junior que se acha o melhor do mundo, que nunca é bom sinal. A minha abordagem foi separar em duas seccoes: uma com as tecnologias que estou mais confortável (e que gostaria de trabalhar), e outra com tecnologia que trabalhei pontualmente. Desta forma consegues destacar o que gostas e fazes melhor sem parecer convencido ou sem noções.
-Tentar fazer uns projetos a solo.
Abraço :)
2
u/RhubarbNo6009 6d ago
Desde ja obrigado, tou neste momento a rever.
Eu tenho alguns projetos feitos solo mas nada publicado na google store por exemplo, mas acredito que não faça sentido colocar como experiência profissional sendo que não foi publicado.1
u/Sornazzz 6d ago
Não têm de star publicados na Google store, seria apenas um plus. Eu tenho uma secção no meu CV onde estão os projetos, têm uma pequena descrição e o li k para o github simplesmente. Depois pode usar o read me para ter "apresentar" a aplicação de uma forma mais detalhada com imagens por exemplo
3
u/BearyHonest 6d ago
As tuas aplicações de portefólio estão publicadas na Play Store ou não passaram de projetos feitos no contexto do curso (um deles em grupo)?
Sendo desenvolvimento mobile um nicho com poucas vagas acho mais interessante ver alguém com projetos reais "públicos" e que sejam usados por alguém do que projetos conceptuais que foram avaliados por um professor e ninguém usou ou testou a fundo.
E uma sugestão que não é assim tão minor é começares a investir em Kotlin para desenvolvimento mobile. Já é o novo standard e usado por mais de metade do mercado. E o novo standard de views é o Compose.
Pode ter sido o que aprendestes no curso mas estás a tentar vender projetos novos feitos com Java 11 e views em XML quando o mercado já evoluiu para uma nova forma de trabalhar.
1
u/RhubarbNo6009 6d ago
As aplicações do portfolio são feitos no contexto de curso.
1
u/BearyHonest 6d ago
Não vejo mal em partilhar mas acho que falta algo teu, feito fora do curso para mostrar o que sabes, publicado ou não na Play Store.
1
u/RhubarbNo6009 6d ago
Mas obrigado pela opinião, ja estive a melhorar um o CV com base em alguns comentarios.
1
u/RhubarbNo6009 6d ago
Honestamente o que os profs pedem na faculdade é cenas tipo crud básico, implementação de login com sqllite e siga 17-18.
Eu tento puxar um pouco adicionando hooks, apis para fazer pedidos http com axios, registo com firebase auth ou clerk e um design pelo menos "bonito".
Por isso que coloco no GitHub ai ja estou a desmontar o que sei ou o que consigo fazer pois algumas dessas skills tive que aprender sozinho sendo pelas documentações ou stackoverflow ou algumas vez AI se tiver algum bug que ja esteja preso a muito tempo.
5
u/my_kernel 6d ago
Como é que um Júnior tem competência em flutter, Java, c# e react? Tudo plataformas/ecossistemas completamente diferentes que demoram uns bons anos a aprender mais do que fazer um crud. Escolhe uma tecnologia e desenvolve aspetos da mesma, por exemplo Java, spring boot e hibernate, que fazem parte do mesmo ecossistema.
1
u/RhubarbNo6009 6d ago
Flutter e React Native aprendi sozinho e desenvolvendo eu propio, e as barrinhas era suposto ser o nivel de conforto que sinto nessas linguagens. Java é no contexto de Mobile e C# uma das primeiras linguagens que aprendi no curso tgpsi.
2
u/BearyHonest 6d ago
"Sabe" Java no contexto de desenvolvimento mobile. O problema é meter as barrinhas e dizer que sabe bem a linguagem.
13
u/OuiOuiKiwi Gálatas 4:16 🥝 6d ago
Olha, camarada, isto do negrito torna-se maçador bem depressa.
Competências com barrinhas é para totós, sabemos lá o que é a tua escala.
"Finance and investments" - menos. E mete isto consistente ao menos, uns levam ponto outros não?
O teu "About Me" podia ser ainda mais genérico? Isto não é um desafio.
Acho graça esconderes o nome das empresas mas depois metes o teu LinkedIn. Much OPSEC, much wow.
Como é que que raios estavas na Alemanha em 2019? Isto carece de contexto ou de ir fora.
0
u/RhubarbNo6009 6d ago
Entendo a parte das barrinhas e vou rever o About Me.
Mas a parte de finanças e investimentos é uma area que eu realmente gosto e exploro.
Na parte da educação deixei apenas as ultimas 2 instituições que estive/estou, sobre a alemanha, estive lá durante 3 anos e participei do sistema dual que eles obrigam a participar no 8 ano. (Mesmo não fazendo nada na area da Programação achei relevante ja ter participado em ambientes de trabalho).Obrigado.
14
u/OuiOuiKiwi Gálatas 4:16 🥝 6d ago
Mas a parte de finanças e investimentos é uma area que eu realmente gosto e exploro.
Achas que o meu CV tem que sou um connoisseur de chanfana e que farto-me de partir dinheiro em tascas?
Juízo, estrelinha.
1
u/i_mtheone 6d ago
Acho que podes melhorar o CV. Cargo é estudando de mobile, mas trabalhas como front end, mencionas freelance mas não vejo a relevância, a descrição do que fazes lá é simples que não te destacas. Mesmo os outros estágios em nada estão relacionados.
Eu melhorava a área do about me, mencionava o porquê de querer mudar para mobile,etc. algo que te destaque. Depois na parte prática não tens nada mobile. Porque haveria alguém de contratar se têm na mesa cv de mobile acabados de sair da univ?
Coisas não tão relevantes para o cargo que procuras podes abordar por alto e aprofundar o que faz sentido. Não tens experiência mobile? Que tal mostrares projetos individuais? Ou ficares em frontend mas já deixares porta aberta que gostas da área mobile (podem estar a procura desse perfil).
No curso atual falas em ux e bd, aprofunda mais. Não tens ano que começaste a estudar.
Sei que no início é difícil vender algo que ainda não se tem, mas tenta te vender melhor
1
u/RhubarbNo6009 6d ago
Realmente as únicas tarefas que faço como Front-End atualmente são aquelas que eu descrevi no cv (por isso tambem um dos motivos de querer mudar). Sobre o titulo, eu trabalho para essa empresa e ao mesmo tempo estudo.
Sobre os projetos individuais, eu treino bastante e deixo os destaques por assim dizer no GitHub e no portfolio.
Mas irei mudar, obrigado.
5
u/i_mtheone 6d ago
Percebe algo. Os recrutadores recebem imensos cvs, o que destaca o teu de alguém que está a sair da universidade, por exemplo?
O que eu vejo? Alguém que tem um about me muito genérico que não acrescenta nada, quer seguir mobile mas a única coisa que menciona no cv é que está a estudar (nem sei se te inscreveste hoje), e que domina larga de Java, flutter e c# e depois o que faz no dia a dia é um formulário em html?
Muitas red flags. E tira da ideia que algum recrutador vai ao GitHub. Cv é algo que tem de te destacar muito facilmente e rapidamente. Não estou a dizer para mentires, como é óbvio, mas tens de te vender melhor.
1
u/[deleted] 3d ago
[removed] — view removed comment