r/devpt 6d ago

Cursos/Formação Entrada numa licenciatura

Olá a todos! Este é o meu primeiro post no Reddit, e gostava de partilhar a minha situação para ver se alguém aqui já passou pelo mesmo ou me pode dar algumas dicas.

Terminei o curso profissional de TPGSI (Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) com média final de 17 valores, e gostei bastante da área. O problema é que não fiz os exames nacionais, e agora estou um pouco perdido em relação às minhas opções de entrada numa licenciatura.

Já ouvi falar do acesso específico para quem vem de cursos profissionais, mas não sei bem como funciona, que cursos aceitam isso, e se é fácil ou não entrar.

Também cheguei a pensar em estudar fora, especialmente na Holanda, mas depois de ver os custos de vida e propinas, pôs essa ideia um bocado de lado.

Alguém aqui já entrou numa licenciatura vindo de um curso profissional? Que caminhos seguiram ou recomendam? Qualquer experiência ou ajuda é agradecida !

1 Upvotes

11 comments sorted by

2

u/HellSaidHi 5d ago

Eu fiz isso, entrei no ano da pandemia na universidade. Estive a estudar para o exame de matemática A e, felizmente, tive sorte. Nesse ano só era necessário os exames de ingresso (matematica A) e não o de português. Consegui entrar e já terminei a licenciatura. Na universidade a maior dificuldade foram as cadeiras de matemática mas nada é impossível, demorei 4 anos em vez dos "normais" 3. Se tiveres que parar um ano para estudares para os exames força nisso. Arranjas um part-time e vais estudando. Boa sorte!

1

u/topi127 5d ago

Se estás a pensar em estudar, tens duas opções para os exames de acesso: a Rede Norte e a Rede Centro. Já concorri duas vezes pela Rede Norte e posso dizer que é bastante difícil. (média de 18 mas ardia sempre nos exames)

Por exemplo, para entrar na licenciatura em Informática no ISEP, existem apenas 5 vagas. A classificação final é calculada da seguinte forma:

  • Média do curso: 50%
  • PAP 20%
  • Exame de acesso: 30%

O exame inclui questões de Matemática e Português, baseadas nos conteúdos dos módulos do curso. Todas as perguntas são de escolha múltipla, exceto a parte da composição.

No ano passado, não consegui entrar, mas este ano entrei em Telecomunicações e Informática, que tem apenas 2 vagas.

Tens as informações todas no site da rede norte não sei bem como é no centro mas deve ser parecido, tens de andar a verificar o site sempre é por esta altura que atualizam para as candidaturas 25/26, vais ter alguns processos burocráticos que é preciso correr atrás como fazer o pedido de senha da DGES etc…

Uma alternativa para ingressar na licenciatura é através de um CTeSP da própria instituição. Após concluir os dois anos do CTeSP, é possível entrar diretamente na licenciatura com equivalências.

1

u/topi127 5d ago

Plus porque pediste opiniões, como não entrei no 1 ano para não ficar parado entrei no ctesp ( pós laboral por obrigação) é bastante cansativo mas aprendes boas bases por ser do departamento de eng ( falo por experiência do isep) estou agora a estagiar e está a correr tudo bem. Quando entrei em LETI este ano fiz a matrícula para ver como era acabei por sair e ficar no ctesp e este ano entrar no 2 ano de Eng informática com as tais equivalências. Recomendo que estudes bastante para o exame e que não dês como garantido como fiz por ser de escolha múltipla. É imensa gente a concorrer basta 0.01 que já estás fora mas nada que não se faça de uma maneira ou outra Propz!

5

u/leadzor 5d ago

As vagas específicas para cursos profissionais nem todas as faculdades oferecem, e quando oferecem estão limitadas a muito poucas vagas. Tu com média de 17 não entravas, eram facilmente enchidas por malta com 19 e 20.

Tens dois caminhos mais viáveis: exames nacionais de matemática e entras pelo contingente geral, ou CTeSP de 2 anos, e se estiveres no top 10-15 do curso, entras para a faculdade que o curso tenha protocolo.

-1

u/putocrata 5d ago

19 e 20 para informática? Está tudo louco. Eu entrei com pouco mais de 13 nos tempos em que ser nerd não era fixe

8

u/leadzor 5d ago

Cursos profissionais de informática são todos varridos a notas altas. Antes não tinhas é essa malta a entrar na faculdade porque não havia caminho direto.

1

u/putocrata 5d ago

Ah ok, pensava que estavas a falar da média de entrada geral, porque vi há uns tempos e estavam bastante altas também, pensava que haviam subido para 19/20

1

u/leadzor 5d ago

Média geral deve andar nos 17-18 por acaso.

2

u/Yaki_20 5d ago

Se tiver 23 ou mais pode ser mais fácil entrar na licenciatura

2

u/leadzor 5d ago

Tens poucas vagas também.

2

u/WorldLive2042 6d ago

Eu fiz os exames nacionais de PT e MAT mas precisei de explicação para MAT. Se tempo n for crucial podes sempre ingressar num Ctesp e depois fazer licenciatura.

Em relação ás vagas específicas para profissionais vais ter de pesquisar pq na minha altura isso n existia.