Carreira Trabalhar ou acabar o meu mestrado
Boa noite pessoal,
Estou neste momento a acabar o primeiro ano do meu mestrado e tenho uma proposta para começar já neste verão a trabalhar. A proposta parece-me bastante boa mas o meu pai tem uma opinião sobre trabalhar enquanto estudo um pouco negativa.
Eu por um lado vejo o mestrado como mais uma ferramenta para encontrar um trabalho melhor mas caso essa oportunidade chegue mais cedo, sinto que estou a ser burro se não a aproveitar.
Já na visão dele, assim que começar a trabalhar, nunca mais vou querer acabar o mestrado.
A minha área é software dev e gostava de saber se têm opiniões ou histórias para partilhar, para que me possam ajudar a tomar a melhor decisão!
4
u/___js__ 5h ago
Lead dev here. A tua experiência profissional vale 10x mais que o mestrado. Neste ramo, o mestrado de pouco te serve.
2
u/andr3_pt 5h ago
+1.
@OP: Hiring manager here, GitLab, nós não valorizamos cursos, valorizamos saber. Se achas que concluires o mestrado te vai completar skillset de forma mais útil do que o trabalho, faz sentido acabar. Se for só pelo canudo, pensa só que isso pode afectar o salário em algumas empresas em que valorizam os cursos, que não é o nosso caso.
Mas concordo com o teu pai que trabalhar e estudar ao mesmo tempo compromete ambos os objectivos.
2
u/tecopl7 5h ago
Ainda por cima se já vais para o segundo ano vão ser menos cadeiras e a tese portanto é perfeitamente possível tens é de saber criar uma rotina para fazeres as coisas direitas. Eu fiz o 2 ano enquanto trabalhava e entreguei a tese mais cedo e tudo e até passo o tempo inteiro a procrastinar portanto é possível se estiveres para aí virado! Boa sorte
3
u/Huge-Leek844 6h ago
Eu sempre estudei (licenciatura e mestrado) enquanto trabalhava. Demorei 4 anos a fazer o mestrado (1 ano a fazer a tese). É possível, mas é importante teres um trabalho que te dê tempo: ser remoto ou híbrido, boa work-life balance, horário flexível e orientado a resultados e não orientado a "horas trabalhadas".
No meu trabalho actual, consegui entregar os projectos nos prazos, trabalhando 4-5 horas por dia. O restante tempo dediquei à tese. Inclusive umas horas no fim-de-semana. Não dexei de ir ao ginásio, de estar com amigos e até tirei a carta.
5
u/Ok_Bug_1643 7h ago
OK, então vamos por partes, vou dizer-te isto com todo o respeito e claro em última instância tu decides pois és adulto - e quando tomares a decisão, qualquer que seja fala com o teu pai e explica-lhe porque é que tomaste.
Como pai que também sou, e se não conhecesse o mercado diria também para acabares o curso porque passei por isso é sei bem quanto é difícil estudar e trabalhar. No meu caso, nem tive sucesso nisso e nem a licenciatura acabei (fiz metade de eng. Mecânica e 1 ano de informática.). No entanto não deixei de fazer uma carreira já com 25 anos em Informática portanto (fui developer, team leader, etc), não há verdades absolutas para o caminho de cada pessoa.
Por outro lado se tens uma proposta na mão, já com uma licenciatura deves agarrá-la porque o mercado para rookies na minha opinião, vai piorar.
Já agora os mestrados normalmente estão divididos em componentes curriculares e tese, a componente curricular está acabada? Se sim o resto do mestrado é mais gerivel a trabalhar.
1
u/Ok_Bug_1643 7h ago
Ps: não te esqueças que podes ter estatuto trabalhador estudante, que te dá dias para estudar antes dos testes.
1
u/PenCute 6h ago
Em termos de componente curricular faltam me 18 creditos, o que se reflete em duas cadeiras de 6 e duas de 3. Estas de 3 créditso são caderias de apresentações orais, que já estão planeadas para quem tem estatuto de trabalhador estudante poder fazer sem problemas.
Visto que estudo no técnico, estas cadeiras de 6 creditos são feitas em trimestres diferentes, logo ao longo do semestre, tenho apenas uma cadeira para fazer.3
u/Ok_Bug_1643 6h ago
18 créditos, não faz qq sentido perderes a oportunidade. Na minha opinião claro. Boa sorte!
2
2
u/Siriusblck3 10h ago
Mestrado e Mercado de Trabalho são coisas diferentes… Eu diria para terminar o mestrado enquanto trabalhas. É melhor ter a experiência e o mestrado na carteira do que ter só um.
-2
u/anonimous1969 11h ago edited 11h ago
caga no mestrado, não serve nada para na informática, o tempo que vais despender nele é mais bem aproveitado na profissão que escolheres
pode ser a diff para teres salario de senior 2 anos mais cedo
re-escrevo, até é é prejudicial, vai-te atrasar 2 anos, daqui a 2 anos podes ter 50k para gastar e daqui a 3 podes estar a ganhar 50k ou mais se fores bom, a alternativa é muito guito a menos
se correr mesmo mal, daqui a 2 anos nem és preciso por causa da IA
1
u/alfadhir-heitir 7h ago
Isso era assim há 5 anos, nos Tempos dos Reconvertidos. Hoje em dia o lore já avançou, a coisa está diferente.
Um mestrado vale muito a pena, sim, se for um mestrado bem feito. O truque é escolhar cadeiras esotérias e "sem aplicação prática", que te abram a cabeça a novos paradigmas e levantem tetos de vidro.
1
u/anonimous1969 7h ago
é uma opinião, é errada, mas podes racionalizar como quiseres
até pk eu sei os salários e pk o que se ensina nos mestrados está sempre atrasado em relação à realidade
é por isso que o ppl sai da universidade e depois ainda tem que aprender, é como tirar a carta de condução, após a carta de condução são todos maus condutores 😆
mas tirar a universidade tem uma coisa boa, filtra o ppl e ensina outras coisas, no mestrado é só mais do mesmo, por isso é tempo perdido
quem está no passado és tu, se fosse há 20 anos, onde não havia acesso à informação, tinhas razão, mas hoje em dia está tudo na net e com mais qualidade que ensinam nas aulas, quem tiver a motivação certa, não precisa sequer de curso
1
u/Ok_Bug_1643 7h ago
Se for uma especialização duma área que o mercado precisa, sim. Concordo.
1
u/anonimous1969 6h ago
especialização em informática 😂
informática não é medicina 😂😂😂
qq pessoa com inteligência média aprende o que tiver que aprender on the spot, faz auto especialização
1
u/Ok_Bug_1643 6h ago
Certo, mas a gastar tempo e recursos da empresa que está a contratar. Se eu for contratar um rookie para data, que vem directo da lic e tiver um tipo que me fez um mestrado de Data da ims ou assim, o edge vai para o gajo q fez o mestrado.
Sem esquecer do filtro dos Rh que as vezes nem se entende como funciona.
1
u/anonimous1969 6h ago
certo, mas essa comparação não é muito boa, pk um já meteu mais 2 anos a "pensar" no assunto
a comparação mais correcta é um sem mestrado que esteve dois anos numa empresa a fazer data vs o com o mestrado
eu sei bem qual o que vai ter melhor performance, especialmente se trabalhou nalgum spot de referencia, aprendeu com os "pros"
na minha perspectiva os especialistas não saem das escolas, fazem-se com pessoas inteligentes, motivadas a dar o litro muitos anos
1
u/Ok_Bug_1643 2h ago
Nop, não é, O que se está a comparar são duas pessoas sem experiência, uma com licenciatura de Bolonha e outra com um mestrado porque o que está aqui em questão é se vale a pena fazer um mestrado ou não. Qualquer invenção que tu faças é irrelevante, é uma suposição e uma Lapaliçada.
Isto já é desconversar e já não trás nada útil ao op.
1
u/anonimous1969 1h ago
então e o custo de oportunidade, vamos ignorar por completo que o mestrado custa tempo e dinheiro?
que no mesmo tempo de vida são uns 50k a menos no bolso
consegues sequer dizer o que estou a inventar?
man é simples, mostra um cenário que se vá buscar os 50k e mais por se tirar o mestrado
as escolas tem que vender o que fazem, é normal que vos vendam os mestrados, agora fazer sentido económico não faz (em informática)
não faz sentido económico, de tempo e de aprendizagem
4
u/Unusual-Lemon4479 17h ago
Já na visão dele, assim que começar a trabalhar, nunca mais vou querer acabar o mestrado.
É uma possibilidade, já vi isso a acontecer mas também já vi muita gente a começar a trabalhar enquanto está a terminar o mestrado e correu tudo bem. As empresas normalmente contratam quando ainda estão no mestrado.
Eu diria para aproveitares a vaga mas cria um horário para trabalhares na tese, porque vai-te custar no início conciliares tudo e manteres-te focado para o terminar.
7
u/TheGbossTV 19h ago
Honestamente recomendo aceitares a oportunidade! O mercado está tão fucked que encontrar alguma coisa é difícil!
O mais importante, na minha opinião, é começar a ganhar experiência já.
Eu aceitava, mas faz o que achares melhor para o teu futuro
3
u/Evening-Aerie9847 19h ago
Da maneira que está o mercado se achas a proposta boa a minha recomendação é que aceites. No fim de contas o objetivo de um curso é a empregabilidade.
6
u/Metalcerb 20h ago
Tens centenas ou milhares de pessoas que todos anos terminam licenciaturas e mestrados em regine pós laboral... Essa opinião um bocado negativa do teu pai parece-me um pouco infundada..
Será que não consegues formar uma opinião tua, baseada em fatos, e apartir daí tomar uma decisão?
1
u/No_Dare5313 3h ago
Em pos laboral deixa de ter vida se for trabalhar lmao, e sei do que falo, fiz o meu mestrado em pos laboral e foi assim...
2
u/Metalcerb 3h ago
Eu estou na faculdade em pós laboral.. também sei do que falo.. não mata ninguém, é duro, mas não mata ninguém..tu és a prova disso..
1
u/No_Dare5313 3h ago
Mas tinha aulas todos os dias e flexibilidade na empresa (é do meu pai😅😅) toda a gente se queixava (tinha uma miuda que saia de casa as 6h e chegava a meia noite coitada). Enquanto que os outros mestrados na FEP eram só 4 dias...
1
u/Metalcerb 2h ago
Essa é a minha vida, antecipo tudo na empresa onde trabalho, para estar totalmente livre às 18h.. É duro? Sim.. É possível? Sim..
2
u/PenCute 20h ago
Vai ter de ser ahahaha.
A opinião dele vem da bolha que ele conhece mas na minha humilde opinião são tudo coisas de mentalidade!
1
u/Metalcerb 3h ago
Na minha opinião, tens de definir o que é a tua prioridade (na minha opinião deverá ser sempre a faculdade) e definindo isso já sabes o que abandonar caso não consigas conciliar tudo..
5
u/Big_Negotiation1575 20h ago
O segundo ano do mestrado costuma ser "só" a tese, ou então algumas cadeiras no primeiro semestre e depois sim, a tese. Vai dar trabalho? Vai, mas dá para gerir.
Arranjar emprego hoje em dia, pode ser complicado... ainda por cima agora que as coisas estão a ficar um bocado esquisitas no mundo, lol. Por isso, mete tudo na balança e pensa: o que te ia custar mais?
- Ficar sobrecarregado durante um ano, com pouco tempo para vida social?
- Fazer o mestrado com calma, sem o stress de um trabalho, mas com o risco de deixares escapar uma boa oportunidade?
Boa sorte!
2
u/PenCute 20h ago
No meu caso são 2 cadeiras no primeiro semestre e tese no segundo.
Considero-me uma pessoa minimamente responsável e que sabe gerir as coisas! No pior dos casos também posso só esticar a tese!3
u/Aggravating-Body2837 20h ago
Tens uma carreira de 40 anos pela frente. Dá tempo ao tempo. Se não tiveres urgência em começar a trabalhar por razões familiares ou económicas. Eu dava ouvidos ao teu pai.
A proposta é assim tão inacreditável?
3
u/Big_Negotiation1575 20h ago
Por acaso, eu estou a terminar o mestrado, mesmo na fase final, a escrever a tese. Pela minha experiência, se fosse a ti, aproveitava a vaga, especialmente sendo só duas cadeiras. Mas claro, deves ver se faz sentido para ti, porque, repito, o mercado de trabalho está complicado e nem é pela FOMO, é mais pelo cheiro de caos que está no ar lol!
4
u/TiagoT017 20h ago
Porque não tentar fazer os dois ao mesmo tempo? Num mestrado Pós-laboral, o pior que pode acontecer é "congelares" o mestrado.
3
u/o_consultor 4h ago
O mestrado poderá ter valor se quiseres seguir carreira académica mais tarde, útil para a empresa porque empresas que têm quadros mais qualificados têm benefícios, etc. Eu entraria no mercado de trabalho o mais rapidamente possível e ia acabando o mestrado. Tenho a ideia que o mercado para juniores está difícil ou vai piorar, vejo muitos relatos de outros países e aqui chega tudo mais tarde.
Eu só tinha a tese para fazer enquanto estagiei numa big4, investi muito tempo pessoal (fins do dia, fins de semana, férias, etc).