r/jovemedinamica • u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência • Jun 06 '23
LinkedIn Emigrante com vergonha de ser emigrante (apelidada de "nómada digital") sobre viver em Lisboa
18
20
u/That-Ad887 Jun 06 '23
Uma emigrante a queixar-se do facto de só haver estrangeiros em Lisboa lol E aquela de não haver espaços verdes? Só pode ser a gozar.
4
u/Inside-Pea6939 Jun 07 '23
Comparado com outras cidades europeias é verdade, lisboa tem poucos e fracos espaços verdes
3
u/deny-chan Jun 07 '23
A parte dos espaços verdes concordo sinceramente, comparado com Londres do nada parece que não estou mais numa cidade.
2
u/CurveLarge Jun 09 '23
Temos ò parque Eduardo 7 mesmo no meio da cidade, depois temos o parque do Campo Grande, depois temos a Gulbenkian, depois Belém, sem contar com os que existe na EXPO depois temos o parque da Estrela
1
u/deny-chan Jun 10 '23
Certo, continuam a ser poucos espaços além de pequenos. É uma questão de viajar e se calhar entendes um dia.
0
2
8
15
u/UrbanCyclerPT Jun 06 '23
Acho que aqui o ponto é sabermos ser críticos connosco mesmos. Ela não diz mentira nenhuma. Lisboa tem um trânsito caótico, os condutores de portugueses e os de Lisboa particularmente condizem como anormais. A cidade anda suja, e ruidosa. Está de facto cheia de turistas e imigrantes (expats). É fácil fazer amizades com portugueses mas não com lisboetas, desculpem mas é assim. E quanto aos espaços verdes, São todos muito fracos. Por exemplo campo grande, alameda, Gulbenkian, e até a nova praça de Espanha são espaços verdes cercados de trânsito e caos por todo o lado.
0
u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência Jun 07 '23
Eu sou lisboeta e vocês não sabem o quanto me deixa triste Lisboa está atrás de grandes capitais como Madrid (onde eu vivo), Londres, Berlim, Estocolmo, Amesterdão e outras semelhantes.
Ser lisboeta significa viver em Lisboa, respirar Lisboa e querer que Lisboa seja uma grande cidade, independentemente de onde és e de onde tenhas nascido.
Sim nós podemos não ser os mais próximos ou mais abertos a relações, mas as pessoas da Catalunha também não são e isso nunca impediu Barcelona de se tornar aquilo que é hoje.
E sim há imensas coisas para melhorar na cidade, sem dúvida, e aceito totalmente essas críticas de um lisboeta, de um português ou de um emigrante que efectivamente vive e trabalha em Portugal. Vindo de um "nómada digital" sinceramente podem guardar as suas opiniões para eles e irem para outro país
3
Jun 07 '23
Tanta cagança amigo, queres uma medalha por teres nascido em Lísboa?
0
u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência Jun 07 '23
Espera aí que nós lisboetas não podemos ter orgulho da cidade porque o resto fica chateado xD
3
Jun 07 '23
Loool que conversa bacoca mas típica. É apenas ridícula a conversa amigo. E orgulho no quê lol? O que há para ter orgulho nesse espaço geográfico que mais parece terceiro mundo?
11
u/DeadpanCommando Jun 06 '23
Sou só eu que acho que o OP escolheu um título que tem pouco a ver com o conteúdo? Tudo o que ela diz é verdade e parece me razoável
-1
u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência Jun 07 '23
O que me chateia é ser um "nómada digital" que não contribui em nada a querer criticar uma cidade que é feita de lisboetas, de portugueses que emigraram internamente das suas cidades e aldeias para Lisboa, e de outros emigrantes estrangeiros que vão para Lisboa trabalhar e viver e contribuir para o desenvolvimento da cidade
2
u/PedrosBuilds Jun 07 '23
Se ela veio 1 mês a Portugal, achas mesmo que é considerada emigrante? Ela descreveu a situação dos nómadas digitais não para a restante população que quer ir viver para Lisboa. E ainda bem que as críticas surgem, a ver se deixa de ser moda...
2
Jun 07 '23
Podia perder tempo a explicar-te de forma muito detalhada tudo o que acho estar errado com a tua opinião acéfala, mas ia passar-te tudo ao lado por isso vou dizer de forma mais resumida e direta: és um completo idiota.
4
u/inichan Jun 07 '23
Ela.compara Kino com Lisboa está à espera de quê? Se ainda fosse Roma e Lisboa não ia ver muita diferença aos pontos que refere...
3
u/Stangetzz Jun 06 '23
Ainda no outro dia vi uma reportagem sobre uma comunidade argentina que está a crescer na Covilhã e trabalha 100% remotamente.
Do que me lembro da reportagem faziam testes de jogos, o que era suficiente para ganharem bastante acima da média.
Alguém sabe quais as profissões mais comuns que se vê nos nómadas digitais? O quão difícil é tornar-se nómada digital?
3
u/SiBOnTheRocks Jun 07 '23
Sinceramente, que haja mais nómadas digitais em Lisboa com discursos assim a ver se a cosia acalma.
Não acho que nada do que ela está a dizer é mentira. Não sinto nenhum ímpeto de me defender contra isto.
0
u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência Jun 07 '23
O que ela diz até pode ser verdade mas a única contribuição que pessoas que ela têm é a inflação de preços em Lisboa, nada mais
2
u/SiBOnTheRocks Jun 07 '23
O que ela está a dizer desinflaciona, em teoria. Parece-me um bocado contraditório estar chateado porque ela está cá mas não estar a escrever uma declaração de amor à cidade. É preciso gente que diga algo para além de dizer sempre bem.
Se um expat diz que é tudo um sonho é mau porque traz mais expats, se diz mal é porque é pobre e mal agradecida. Nunca estamos bem.
Nós somos bem mais críticos acerca do estado de Lisboa. O que ela disse não me incomoda.1
u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência Jun 07 '23
O que ela está a criticar é o que todos nós sabemos e foi bem apontado.
O que é hipócrita acaba por ser algo vindo de um grupo de pessoas (não ela especificamente) que só conseguem escolher países "baratos" para viver porque não conseguem viver nos países deles com os salários que ganham. E, por outro lado, em nada contribuem para os países para onde vão porque até têm regras fiscais mais competitivas.
Eu respeito a opinião dela mas ainda assim prefiro ouvir a opinião de qualquer português ou emigrante que vive em Lisboa do que uma pessoa que vai passar lá 1 ano sem contribuir nada
2
u/SiBOnTheRocks Jun 07 '23
Sou emigrante num país "rico". Dizem coisas desse género sobre mim aqui. Que tenho acesso a benefícios que não deveria ter, que devia pagar mais impostos e não sei quê. Se digo alguma crítica ao país em que estou cai o carmo e a trindade.
Pago impostos e estou no direito de criticar onde vivo, como é lógico. Vivo aqui.Estou do teu lado em que a política em relação aos nómadas digitais é péssima, mas acho que estás a assumir um conjunto de coisas (por exemplo que ela não paga impostos) que não tens como saber se é realmente o caso.
A crítica vir de um português ou de um expat não muda a veracidade da crítica. Isso ser importante, com todo o respeito, é uma parvoíce.Again, quantos mais nómadas digitais houver a fazer críticas destas, melhor a coisa fica.
1
u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência Jun 07 '23
Obviamente que se estás emigrado no país, a trabalhar e a viver lá, tens todo o direito de criticar ou elogiar, concordo totalmente contigo.
Aqui estamos a falar de pessoas que vão para países mais pobres viver uma vida "slow paced" e completamente fora da realidade desse país. Eu acho super injustos eles terem condições mais vantajosas que nacionais ou emigrantes, é que não tem sentido nenhum
8
Jun 06 '23
ser emigrante é mais assumir residência permanente durante anos num país.
expats ou digital nomads é pessoal temporário que pode ou não trabalhar mas que nunca assume o novo país como sua nova casa.
por isso sim deixem eles se entitularem como tal para sabermos de facto as suas intenções.
0
u/wormtool Jun 07 '23
É o argumento mais fraco que conseguem dar para diferenciar uma coisa da outra.
A verdade é que não querem ser chamados de emigrantes porque tem conotação negativa na cabeça deles. Porque se assim for, os ingleses todos que compram casas no sul da Europa para ir viver em comunidades britânicas quando se reformam não são expats, são emigrantes. No entanto eles não se chamam a eles próprios de emigrantes.
E seguindo a lógica, milhares de portugueses que se mudam durante uns anos para o norte da Europa para melhorar a sua condição não podem ser chamados de emigrantes mas sim expats. No entanto são chamados de emigrantes.
É o síndrome da superioridade.
Como diz o George Carlin:
“It’s all bullshit fellas, and it’s bad for ya.”
1
2
u/deny-chan Jun 07 '23
Imigrante/emigrante são uma coisa. Nómada digital é outra. Expat é outra. E cada macaco no seu galho.
2
u/padre_eterno Jun 07 '23
"too many tourists and internationals" o que ela quer dizer com "internationals" é pobrezinhos castanhos
1
u/wormtool Jun 07 '23
Eu estou no UK e costumo dizer às pessoas que não sou branco o suficiente para ser expat por isso sou emigrante só para ver a reação.
1
u/Latinnus Jun 07 '23
Quando morei no uk tb houve uma vez que estavam a fazer uma oesquisa de mercado porta a porta sobre os habitos de leitura.
Quando chegou as perguntas de identificacao geral - raça - e o mais prox que tinha era caucasian, e foi o que disse.
Reacção da senhora - are you sure? 😆.
Conclusão- nao sou suficientemente branco para ser considerado branco pelos ingleses 😁
1
u/deny-chan Jun 07 '23
Que bizarro, tive uma experiência ao contrário. A mim foi um paquistanês a dizer que eu era castanha e eu expliquei que fico morena com o sol, principalmente no verão e eu tive os britânicos defender-me, dizer‐lhe que não. Os ingleses são os primeiros a dizer que pareço europeia quando algum asiático acha que sou do médio oriente.
1
u/Latinnus Jun 07 '23
Depende da zona do paquistao / india 😆. Ha muitas cadtas por la, bastante distintas. Olha vê o Antonio e o Ricardo Costa po exemplo? Tu estas habituado a ve-los como Portugueses / Europeus. Mas podem ser igualmente vistos como Indianos.
As vezes o contexto e o que estamos habituados ajuda.
Por outro lado eu nao te vi a ti nem tu a mim. É dif8cil determinar o nosso grau de escuridão 😆
1
u/Serious_Hearing_8252 Jun 07 '23
Se és português, aos olhos das pessoas que discriminam pela cor da pele, tecnicamente não és branco.
1
1
Jun 07 '23
Ver posts e ler comentários no reddit (e nas redes sociais em geral) é um erro, só resulta em frustração e decepção com a quantidade de completos idiotas que há por aí (e por aqui).
Qual é que é o problema ou porquê é que seja quem for vindo de onde for, deixa de ter legitimidade para criticar o que quer que seja seja que vê à sua volta? Seja um café, uma rua, um centro comercial, uma instituição, uma cidade, um país ou o que quer que seja.
1
u/avelinosil Jun 10 '23
Pode sempre ir mais para o interior. É mais verde, tem menos turistas, é mais barato e é mais calmo. No Alentejo o vinho é bom.
60
u/Peperonita Jun 06 '23
Emigrante não é chique. Chique é ser-se "expat" ou "digital nomad".