r/jovemedinamica • u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência • Jun 08 '23
Patrão sem noção Agenda do trabalho digno: O maior retrocesso na nossa legislação laboral
https://hrportugal.sapo.pt/agenda-do-trabalho-digno-o-maior-retrocesso-na-nossa-legislacao-laboral/17
u/MrMonizaz Jun 08 '23 edited Jun 08 '23
Não dêem voz a este tipo de gente sem noção. Querem criar um sociedade ainda mais precária baseando-se no sucesso de países com modelos socio-culturais muito diferentes do nosso. Este tipo que experimente a ir trabalhar para certas empresas portuguesas de logística e vai ver o que é bom para a tosse! Este sacana sem férias por 10 anos a trabalhar no duro e sem saber quando o contrato acaba ou se fica efectivo seria uma experiência ótima para o afinar os poucos parafusos que ainda restam. Não passa de mais um indivíduo que nunca teve que derramar bastante suor enquanto era humilhado para chegar a lado nenhum.
Não sei se ter pena por ser ingénuo ou nojo por ser porco.
10
u/vembrace Jun 08 '23
Pura propaganda. Se este homem tivesse alguma vez estado no mercado de trabalho real, tenho a certeza que mudaria de opinião muito, muito rápido.
6
u/alexaH96 Jun 08 '23
quando a empresa tem bons resultados e lucros é pra as chefias e qd estão na merda pagam tds os trabalhadores e qd ñ até o estado português, com subsídios e injeções de dinheiro.. exemplo disso é a TAP e os bancos.."
10
u/UrbanCyclerPT Jun 08 '23
É o mantra da betalhada da IL. E não se preocupem que em breve vão ser eles no governo
3
u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência Jun 09 '23
A IL no início tinha boas ideias, e os liberais europeus são bons partidos, mas como Portugal é Portugal, a IL acabou por se perder e desviar do que é ser liberal
A Alemanha e a Irlanda são governados por liberais e com coligações e apoios de partidos de esquerda moderada como ambientalistas e partidos verdes (coisa que nem o PAN nem o Livre são infelizmente)
2
u/UrbanCyclerPT Jun 09 '23
A verdade é que não. A IL nunca foi liberal, foi sempre Neoliberal, o que é completamente diferente apesar do nome. São liberais na economia para as grandes empresas, banca e pela desregulação alarve do mercado. Não criticam monopólios nem oligopólios. Nas tradições são conservadores (como a betalhada acha que fica bem), racistas, misóginos e beatos. Mas ao contrário do chega, tomam banho.
29
u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência Jun 08 '23
Olhem a lógica deste gajo:
"...Não vai melhorar a precariedade laboral, porque não enfrenta o grande problema que está na origem da mesma que é a, quase inultrapassável, barreira nos despedimentos (...) Um dos maiores factores que impede as empresas de contratar trabalhadores com vínculos mais estáveis e perenes é o enorme receio de, numa situação de crise, não ter meios legais eficazes para reduzir custos. Ora, enquanto tal não for possível, não deixará de haver precariedade..."
É impressão minha ou este gajo, que não sabe o significado de estabilidade e precariedade, está a dizer que a forma de resolver esses problemas é com despedimentos fáceis e sem justa causa para reduzir custos rapidamente?
Será que não sabem reduzir custos optimizando processos e procedimentos? Investindo em I&D?
Pior, olhem para esta lata: "...É incompreensível que Portugal seja dos poucos países europeus (daqueles com quem nos gostamos de comparar, claro) que não permite a cessação de contratos de trabalho por motivos de performance do trabalhador.."
Como é que alguém pode ter uma boa performance se a primeira coisa que pensam para reduzir custos é despedimentos e não a optimização de processos e procedimentos? De reorganização do modelo de negócio e de produtos para vender produtos e serviços de alto valor acrescentado e com maior rentabilidade mantendo os mesmos custos?