r/jovemedinamica • u/jjoseph97 • Feb 21 '24
Desabafo Nova empresa - Red Flag?
Boas malta Eu trabalho na mesma empresa à quase dois anos, e ando a ir a entrevistas de forma a arranjar algo novo. Neste processo todo recebi uma nova oferta de trabalho que acaba por ser um bocado melhor que a minha atual.
Durante as entrevistas com a nova empresa, foi me perguntado várias vezes quanto tempo de pré-aviso devo de dar ao meu atual empregador, ao qual eu sempre respondi 30 dias. Quando a nova empresa me diz que efetivamente fiquei com a vaga, diz-me que existe alguma urgência, que devo apresentar de imediato a carta de demissão (Sem me apresentarem ainda o contrato), e que tenho de começar a trabalhar passadas 2 semanas. Face a esta questão eu mencionei-lhes que como não tenho mais dias de férias para gozar não consigo reduzir o período de pré-aviso, e que efetivamente só apresentava a carta, depois de ver o contrato.
Quando me é enviado o contrato, a data de início já não eram as duas semanas, mas continuando sem cumprir com os 30 dias, e com uma cláusula que menciona, que se for necessário a empresa pode alterar a data de início do trabalho, desde que avisem com 2 dias de antecedência.
Olhando para estas condições, achei uma red-flag, e como não queria arriscar ficar sem o meu emprego atual, e a nova proposta. Disse á nova empresa que não ia aceitar a oferta de trabalho.
Como é a minha primeira vez á procura de um novo emprego, não sei se fiz bem em rejeitar a proposta e se efetivamente isto foi uma Red-flag, ou eu é que fui casmurro. O que acham?
11
u/AnaInacioMarie Feb 21 '24
Mesmo que tivesses férias a gozar, nunca poderias iniciar o novo contrato de trabalho antes de terminar o anterior.... Isto dizendo: o novo contrato teria de se iniciar sempre depois da data de terminus das férias.
2
u/Apart-Brilliant9515 Feb 21 '24
Porquê? Caso não haja nenhuma cláusula no atual contrato que impeça o OP de acumular 2 trabalhos(não concorrência/não acumular de funções)?
7
u/AnaInacioMarie Feb 21 '24 edited Feb 21 '24
Porque o Código do Trabalho assim o diz:
Art. 237 - O direito a férias é irrenunciável e o seu usufruto não pode ser substituído, ou compensado, mesmo que exista um mútuo acordo entre a entidade patronal e o trabalhador.
Temos também o artigo 247.º - não é possível exercer outra atividade remunerada durante o período de férias, exceto quando o empregador o autorize ou já a exerça simultaneamente.
Ou seja, nunca conheci nenhum caso de que seja dada a autorização a não ser para trabalhos sazonais/temporários que não afetem a atividade considerada principal. E como vai fazer novo contrato, a segunda parte do artigo 247 não se aplica
Se é o que se faz, muitas vezes não... mAs há entidades patronais que arrisca e às vezes não corre bem...
3
u/Equal-Astronaut4307 Feb 21 '24
E para adicionar à festa, as férias são marcadas pelo empregador quando não exista acordo, o que na prática faz com que o empregador te faça trabalhar até ao fim e pague as férias em dinheiro.
3
u/Blenderchampion Feb 22 '24
Acho qie fizeste bem. Era uma clara red flag
e que tenho de começar a trabalhar passadas 2 semanas.
Tu disseste claramente que tens de dar os 30 dias. E mesmo que tivesses dias de ferias, é suposto usufruir deles.
É normal algumas empresas estarem a rasca, mas quererem te diminuir o periodo nao passa de uma grande red flag e ja tive algumas experiencias, nunca ignores uma grande red flag
com uma cláusula que menciona, que se for necessário a empresa pode alterar a data de início do trabalho, desde que avisem com 2 dias de antecedência.
Isso nao é legal. E nao ético. Ora tu assinavas e eles podiam simplesmente dizer "ora afinal vais começar na quinta feira"
3
Feb 22 '24
na tua situação eu agia assim
"ah estão com urgência e tal? então afinal quero salário X"
isto claro antes de teres mandado carta d demissão
5
u/kimare16 Feb 22 '24
Tendo passado por uma situação parecido e tendo tomado a decisão oposta a tua digo-te já que fizeste bem.
Empresas que te tentam acelerar para saires da empresa que estas e estão com muita "urgencia" normalmente são um pandemonio... Foi a minha pior experiencia de trabalho fiquei la 2 meses e meti a carta depois de não conseguir tolerar mais faltas de respeito e abuso.
3
u/Shrimp_Logic Feb 22 '24
Fizeste bem. Demonstra estarem mal organizados e que não respeitam os prazos. Se é assim antes de entrares, imagino depois.
E a parte de quererem que apresentes demissão "porque têm pressa" antes de apresentarem contrato, tem mesmo aquela sensação de esquema para ver se te apanhavam entre a espada e a parede.
É que depois de pedires demissão da outra empresa, o que é que os impedia de te apresentarem um contrato em que as condições mudaram? Ou de te darem um salário mais baixo?
Há muito chico-esperto que tenta dar a rasteira usando aquela "vergonha" que as pessoas têm de voltar atrás (neste caso de voltares à empresa de onde te demitiste a pedir o trabalho de volta).
2
2
Feb 22 '24
Fizeste bem. Já mudei de trabalho algumas vezes e se há coisa que aprendi é que empresas que têm urgência na tua admissão, que precisam de ti "para ontem" ou "o quanto antes" raramente são boas empresas para se trabalhar. Falo por experiência própria. É um sinal claro que a empresa tem falta de staff e isso nunca é um bom indicador.
28
u/Guga_59 Feb 21 '24
Eu acho que fizeste bem. Mais vale um pássaro na mão que 2 a voar. E se a entidade empregadora já estava com “filmes” antes de começares imagina depois de la estares