r/jovemedinamica Jul 08 '24

Discussão Reflexao sobre o Euro e o mercado de trabalho

Ver o Euro fez me refletir e reparar em algumas semelhanças que encontro no mercado de trabalho. Com uma selecção cheia de jovens motivados, porque é que foram sempre os velhos que, incontestados, foram sempre os titular indiscutiveis?

Tinhamos e temos jovens que são o nosso futuro e não apostamos neles. Não lhes damos oportunidades, não lhes damos minutos de jogo e quando jogam exigimos uma frieza, postura, responsabilidade irrazoavel.

Queremos miudos jovens e dinamicos mas não os deixamos jogar. Acaba por ser esta a dicotomia do sub e do mercado de trabalho. Onde vão estar os jovens daqui a 2 ou 4 anos? O que é que os portugueses vão dizer sobre uma geração que não tem experiência na selecção? E que tiveram as carreiras dificultadas porque nunca tiveram exposição internacional?

1 Upvotes

8 comments sorted by

3

u/Southern-Resource148 Jul 09 '24

Bom, no Euro não sei porque não acompanho muito futebol, mas trabalho numa empresa com pessoas muito mais velhas e a sensação que tenho é de que há muitas pessoas da geração anterior que têm as suas posições garantidas, não correm o risco de perder o emprego, não podem ser despedidos e têm religas que quem entra agora nem sonha. E como alguns não se querem atualizar, vivem no passado e recusam qualquer tipo de inovação na forma de trabalhar, só prejudicam a produtividade da empresa, as direções são obrigadas a colocá-los em cargos de maior responsabilidade porque não conseguem contratar “jovens” suficientes para colocar nesses cargos e ainda fazer a empresa andar para a frente ao mesmo tempo.

Até porque se fosse ao contrário, era um escândalo porque estamos a falar de uma geração que acredita que “antiguidade é posto”.

E claro que isto só afasta o talento jovem. Ninguém está para ser explorado enquanto tem de explicar como é que se exporta um ficheiro em pdf a uma pessoa que ganha 3x mais e só não aprende porque não quer. E a ter de trabalhar o dobro ou o triplo para compensar outra pessoa que pouco ou nada faz e ganha o triplo.

Nada contra o facto de as pessoas não poderem ser despedidas, atenção. O que me custa é não haver responsabilização nenhuma quando essas mesmas pessoas se encostam a esses direitos e se descartam das suas responsabilidades, à custa de quem tem de se sujeitar porque já não nasceu na época das vacas gordas e dos direitos garantidos.

2

u/RedditSucks369 Jul 09 '24

Alem de tudo isso que falaste, as gerações mais velhas quando entravam no mercado de trabalho competiam com muito pessoal +- da mesma idade. Tu competes com pessoas que como dizes, algumas não sabem fazer cenas basicas e ate se recusam, mas que tem uma senioridade indiscutível.

Eu peguei neste exemplo da selecção porque é relatable. Ves que ha imensos rapazes com potencial, vontade mas são privados de uma oportunidade porque tens jogadores que conquistaram direitos absolutos devido à senioridade.

É uma estupidez

2

u/Southern-Resource148 Jul 09 '24

Pois, eu percebi. Pergunto-me se foi assim quando o CR7 começou. Era muito nova e ainda percebia menos de futebol do que agora, mas tenho ideia de que apostaram logo nele, ou não? Quem eram os “velhos” dessa época, além do Figo por exemplo?

1

u/RedditSucks369 Jul 09 '24

O CR7 era o menino prodigio e foi levado ao "colo". Apostaram nele, mas foi uma boa aposta verdade seja dita. Contudo, a vida dele foi bastante facilitada por isso.

Figo, Deco, Pauleta, Maniche, Simão Sabrosa, etc. É a diferença entre teres pessoal mais velho que tem uma atitude positiva perante a malta mais velha, ou tem uma atitude de gatekeeping com medo que lhes roubes o lanche

1

u/teknixpt Jul 09 '24

se queres comparar com o futebol, então digo-te q nao me importava nada de me reformar aos 40 anos para dar lugar aos mais novos. Só é só isso q precisam para se manter em portugal e me pagarem a reforma, então digam-me onde é que assino

1

u/RedditSucks369 Jul 09 '24

Não é essa a mensagem que quero passar. Não estou a dizer que quero substituir pessoas mais velhas com pessoas mais novas. Aliás, prezo muito as pessoas que estão dispostas a ensinar me.

É um bias enorme haver pessoal que já esta estabelecido nas empresas ou indústria, com conhecimentos e amizades.

Não estou a dizer para despedir as pessoas mas se tens alguém mais competente porque é que não metes lá essas pessoas? Porque e que achas que os presidentes normalmente são umas carcaças?

Portugal é um pais de cunhas e estatuto.

1

u/OldLawyer107 Jul 14 '24

Concordo plenamente e acredita que na função pública ainda é pior. Para além do gap geracional, fruto da demografia do nosso país, existe um enorme défice de formação entre as gerações. Estive numa instituição pública onde o chefe de serviço já lá estava 20+ anos, nunca tinha trabalhado noutra instituição e fez zero formações ao longo da vida. (É que fazer aquelas formações da treta de higiene e segurança no trabalho, ano após ano, não te fazer evoluir as competências profissionais.)

Resultado, o senhor não tem as mínimas competências para estar no cargo em que está, pois apesar de ter uma licenciatura, está desadequada à área. E nisso não o culpo, porque quando entrou para a função pública nem sequer existia formação a nível superior para a área em questão, mas entretanto podia ter procurado se qualificar. Mas claro, percebemos logo o porquê, aquilo é só tacho e não lhe interessa verdadeiramente prestar um bom serviço publico ao cidadão. 

Isto para dizer que, quando entra alguém mais jovem com experiência de trabalho mais diversificada e formação que eles não têm, e que nunca se interessaram em adquirir, sentem-se ameaçados. 

Para se sentirem superiores rebaixam-te, desvalorizam o teu conhecimento e levas com a típica atitude de “estou cá há mais de 20 anos, eu sou chefe, eu é que sei, eu é que mando.” É completamente desmotivador, porque ficas ali de mãos atadas sem conseguir fazer o melhor para a instituição e para o contribuinte, e sabes que tratando-se de função pública o chefe só daqui a 10 a 12 anos é que muda. Até lá, aquele local não evolui, não se tira partido das novas gerações, do seu conhecimento, da sua motivação, do seu empenho e do seu interesse em quer fazer mais e melhor. 

7

u/FuckOffRussianShip Jul 08 '24

Põe mais tabaco nisso