r/jovemedinamica 25d ago

Relato pessoal Name and Shame

Até que pontos devemos/podemos legalmente referir empresas e pessoas dessas empresas? Tenho um caso para relatar mas não sei até que ponto se pode ir aos detalhes do que aconteceu. No glassdoor não é permitido deixar informação que identifique ou singularize pessoal mid level da empresa.

Algumas sugestões?

45 Upvotes

62 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

1

u/Southern_Ear_6462 25d ago

atenção ninguem falou em crimes. O que ia falar é de uma prática lastimável de uma empresa estilo Teleperformance e queria nomear os portuguesinhos á frente da sucursal Portuguesa... Aliás... o embate verbal que tive com eles já teve frutos porque mudaram os anuncios de emprego para esconder o quão mal pagavam para o trabalho que era.

O que os acusei foi de pagarem salario minimo para trabalhos em turnos todos os dias da semana e horario noturno. De colocarem o subsidio de alimentação e de teletrabalho como Beneficios deles e não um direito dos trabalhadores. De venderem que se pode subir rapido na empresa o que é mentira. Ou seja é um trabalho literalmente para explorar imigrantes ou quem não perceba dos seus direitos...

O outro assunto com a multinacional aconteceu em 2017 e pagaram-me 6 meses de salário para não os por em tribunal.

Aliás... se os tivesse posto em tribunal tudo o que aconteceu viria a publico e isso eles não queriam... e sim mais tarde acabou mta coisa por vir a publico e foi bem divulgado por mta gente:

https://news.bloomberglaw.com/daily-labor-report/activision-blizzard-sued-by-california-over-frat-boy-culture

E sim, o que os encostei á parede foi mto menor do que se passou na California mas era o suficiente para não quererem que saisse cá para fora.

No caso que me fez colocar este post é mesmo se posso nomear os idiotas á frente da empresa em Portugal... pois a empresa mãe não tem os problemas de integridade que estes teem. Mas é possivel referir o caso sem nomear partes.

2

u/Pristine_Poem999 25d ago

Eu não o faria, pelos motivos que já expliquei acima. Portugal prevê na lei tanto os crimes de injúria como de difamação, ambos tornados mais graves pela utilização de meios que permitem chegar a mais gente, como são as redes sociais. Isto não é os estados unidos, vê aqui: https://rr.pt/noticia/pais/2017/06/17/portugal-esta-longe-da-europa-ao-criminalizar-a-injuria-e-a-difamacao/86470/

Ou aqui: https://expresso.pt/sociedade/2016-10-23-Ha-onze-presos-em-Portugal-pelo-crime-de-injuria

Portugal já foi condenado várias vezes pelo tribunal europeu dos direitos do homem por atentado à liberdade de expressão. A verdade é que vivemos num país em que fazeres esse tipo de acusações em praça pública te pode causar muitos problemas.