r/jovemedinamica Dec 03 '21

Discussão Como resolver o problema da falta de mão-de-obra em Portugal? Nuno Pinto Magalhães: Imigração Organizada

https://youtu.be/1fyMYZcBAGA
30 Upvotes

24 comments sorted by

69

u/[deleted] Dec 03 '21

como resolver falta de mao de obra que nao aceita salário de merda? ir buscar escravos que aceitem salário de merda...

23

u/fusivelLogico Dec 03 '21

Obviamente, fica logo o problema resolvido. Se os portugueses não querem trabalhar (e muitos são forçados) em condições de merda, não há problema: há uma carrada de gajos que querem vir para cá viver e trabalhar pelo mínimo possível, sem chatear e ainda fazer horas extra, sábados e domingos desde que tenham um tecto para viver. Assim é muito fácil ser empresário/gestor.

1

u/HomemRude Dec 04 '21

Quando tens um governo que te permite receber dinheiro mensalmente sem trabalhares, que é o que muitos fazem, acaba por destabilizar o mercado, criando a falsa sensação de que os patrões estão a oferecer muito pouco, e que o salário não é justo, por isso não conseguem ninguém. O salário seria justo se o governo não sustentasse quem não quer trabalhar, mas como sustenta, estas empresas acabam por se envolver em práticas de exploração de imigrantes. A actuação do governo pode parecer muito boa a quem está de cu sentado a receber, mas o resultado é apenas a substituição da nossa força laboral por imigrantes.

8

u/wheresdaweeed Dec 03 '21

Mandar vir um contentor de um país de 3º mundo, só falta isto

9

u/[deleted] Dec 03 '21

..... acho que já fazem isso. mas é para redes de escravo sexual.

é quase igual.

5

u/tveiga91 Dec 03 '21 edited Dec 05 '21

Porque achas que a merda das empresas francesas começaram a abrir negócio em Portugal? Porque nos pagam 400 mocas a menos que o salário mínimo de lá e nós trabalhamos mais.

Mas mais uma vez não adianta reclamar se o povo português nem se consegue organizar para uma manifestação. Para ver jogo no estádio, estão todos lá batidinhos, mas para manifestações? Há sempre uma merda de uma desculpa.

2

u/Key_Ad_3930 Dec 04 '21

Não conheço ninguém a ir para fora por menos de 4 dígitos

31

u/jjjohhn Dec 03 '21

Encontrei este vídeo pelo LinkedIn. Nuno Pinto Magalhães (Central de Cervejas) diz que o problema na restauração pode ser resolvido com imigração organizada, e da o exemplo de recrutar pessoal dos PALOP.

Até certo ponto tem razão no que diz porque de facto é preciso mais pessoal, mas ele insiste que o problema não está nos salários, até porque muitos na restauração ganham acima do salário mínimo.

Achei curioso isto vindo dele, porque trabalhei na empresa de distribuição da Sagres, e o problema maior que eles tinham era de facto os salários. A retenção de motoristas era horrível, e o que eles mais se queixavam era dos salários, e ter de fazer horas extra para ganhar mais. Muitos saíram precisamente pela exaustão, e o facto de quererem ganhar algo digno para o tipo de trabalho que tinham. Aliás, eu como trabalhador qualificado na empresa, tive de emigrar porque não havia qualquer tipo de evolução de carreira que me fosse apresentada, para não falar do salário.

O que acham deste tipo de comentários vindos de higher ups nestas empresas?

36

u/Kezhaya Dec 03 '21

Acho que deviam trabalhar uns mesitos nas condições que dão aos empregados, para ganharem noção.

7

u/Khaos_Gorvin Dec 03 '21

Era despedido no mesmo dia. A maior parte dos donos de grandes empresas nunca levantaram nada mais pesado que um pisa papéis. Mal acabam que estudar (comprar o diploma) nem têm de se preocupar em procurar trabalho que vâo para a empresa de familia ou de amigos de familia, com cargos de gerência e a ganhar em um mês o que o gajo que trabalha lá faz 20 anos ainda nem metade disso ganhou.

9

u/[deleted] Dec 03 '21

Até certo ponto tem razão no que diz porque de facto é preciso mais pessoal, mas ele insiste que o problema não está nos salários, até porque muitos na restauração ganham acima do salário mínimo.

Isto é suposto parecer um privilégio?

5

u/jjjohhn Dec 03 '21

🤷🏻‍♂️

3

u/Key_Ad_3930 Dec 04 '21

problema não está nos salários, até porque muitos na restauração ganham acima do salário mínimo.

Ganham mais que o ordenado mínimo porque também trabalham 10/11 horas por dia, o que importa é quanto ganhas à hora!

A restauração tem péssimas condições de trabalho e não te permitem ter uma vida para além da do restaurante. O setor da Restauração na minha opinião devia pagar 1000€ de ordenado mínimo, porque são profissões de desgaste rápido, tenho um familiar que gasta rios de dinheiro por causa das tendinites ( os pulsos fodem-se no transporte de louça, panelas e eles tem de pegar na louça de uma determinada maneira, tipo cenas de etiqueta). Já para não falar dos problemas venosos de ficar em pé o dia todo.

2

u/jjjohhn Dec 04 '21

Exactamente. Zero de noção.

3

u/dirtimos Dec 03 '21

O que acho dos comentários destes tipos? Que não querem saber das condições que oferecem aos trabalhadores, e que a preocupação deles é só manter a empresa a lucrar, seja a custo for.

São estas pessoas os responsáveis pelos salários de muitos portugueses, e que pagam o mínimo possível.

2

u/Key_Ad_3930 Dec 04 '21

e da o exemplo de recrutar pessoal dos PALOP.

Neocolonialismo no seu melhor, olha no que se lembraram logo... São os mesmos que se queixam que Portugal está cheio de estrangeiros e que não nascem portugueses.

2

u/jjjohhn Dec 04 '21

Dinossauros a serem dinossauros…

29

u/wormtool Dec 03 '21

Tudo menos pagar decentemente.

18

u/SurePal_ Dec 03 '21

Cabrões, fazem de tudo em busca do lucro. Não importa os conflitos que isso pode gerar a longo termo numa sociedade. O que me interessa é pagar 500€ e se não estás bem podes ir embora.

7

u/AndyR001 Dec 03 '21

Wow ainda bem que foi preciso ir a um grande industrial para perceber que o problema se resolve importando escravos. Fdx que génio do caralho!

Sô doutor, e pra falta de médicos? "contratam-se curandeiros espirituais, o professor boba, por exemplo, resolve tudo por telefone."

3

u/luiscorujo Dec 03 '21

O que eu acho do comentário do tipo: o que tenho em mente envolve um baraço, alcatrão e penas... Para um requinte dos tempos ideologicamente áureos, era terminar com uma celebração conjunta no Campo Pequeno.

-18

u/diogozz Dec 03 '21

A culpa não é tanto dos empresários como é do Estado e da carga fiscal excessiva, devia ser suposto o Governo ajudar os Portugueses não dificultar-lhes a vida

19

u/maravinPT Dec 03 '21

Não percebo bem o teu ponto. O salário minimo não paga IRS, pelo menos que eu saiba. A TSU em Portugal é, sendo benevolente, alinhada com a média europeia. O IRC também me parece alinhado com a média, apesar de neste imposto não ter mta experiência. Mas tenho alguma experiência como cliente da restauração e mesmo em 2021 ainda aparecem algu ns casos onde parece que me fazem um frete por meter o NIF na fatura. Não quero dizer com isto q participam, mas...

De que imposto estás a falar em concreto? Do IVA? Não me parece que se enquadre mto neste caso.

1

u/Eugene_Bleak_Slate Dec 03 '21

Enquanto votante da IL e pessoa com fortes tendências liberais em relação à política económica, devo dizer que acho o teu comentário completamente disparatado. Oferta e procura, meu caro.