r/jovemedinamica Jovem Dinâmico May 14 '22

Discussão [Meta] Politização deste sub é uma via rápida para a descredibilização do mesmo.

Neste momento 5 dos posts do front deste sub são crossposts directos de um sub associado a um partido político. Os últimos dois têm o logo desse partido estampado.

Isto é uma grande ajuda a todos aqueles que querem reduzir as queixas legítimas neste sub a "esquerdalhices", márxismos, comunismos, etc. É um prato dado de bandeja do melhor serviço de prata.

Gostaria de propor a este sub, sobretudo à moderação, u/Idontknowhuuut considerar adicionar como regra restringir propaganda quer política, quer de outra origem.

67 Upvotes

48 comments sorted by

u/Idontknowhuuut Jovem Dinâmico May 14 '22 edited May 14 '22

Concordo, em linhas gerais, com o que aqui foi dito. Fui rever os posts em questão porque pensei que me tinha escapado alguma coisa.

Confesso que nunca pensei em restringir a questão política aqui no sub, porque os tópicos são demasiado próximos um do outro (ou melhor, não existem um sem o outro) e porque sempre quis incentivar uma plataforma de liberdade de expressão, mas estou a ver que está a começar a ser um problema com pelo menos um utilizador identificado.

Alguns dos posts têm mérito dentro do âmbito e propósito do sub como este:

https://www.reddit.com/r/jovemedinamica/comments/uo56r1/a_precariedade_n%C3%A3o_%C3%A9_um_mal_absoluto_admite_pedro/

E outros que se enquadram melhor na propaganda política (embora sejam citações de notícias), como este:

https://www.reddit.com/r/jovemedinamica/comments/up3jfu/ant%C3%B3nio_saraiva_presidente_da_confedera%C3%A7%C3%A3o/

Dito isto, vou acrescentar uma regra a proibir propaganda política e já removi os mais problemáticos.

Crossposts vão continuar a ser permitidos, mesmo que sejam do /r/avante ou de outro espectro político qualquer.

Continuarei a monitorizar a atividade e se for preciso afinarei as regras.

Obrigado por chamarem à atenção para este tipo de atividade e por ajudarem a manter o sub com a qualidade que precisa e merece.

→ More replies (18)

12

u/hgg May 14 '22

Concordo. Fontes de partidos inquinam à partida qualquer discussão, não só neste sub.

16

u/undefined84 May 14 '22

É banir o u/punhosocialista

5

u/punhosocialista May 14 '22

Só posto o que é relevante e está dentro das políticas de conteúdo do sub, nomeadamente "partilhar ofertas de emprego ridículas ou caricatas, histórias de emprego, notícias sobre o emprego em Portugal ou no mundo, patrões sem noção, colegas sem consideração, etc". Os crossposts não são proibidos e não fui notificado nenhuma vez pela moderação em relação a isso. Além disso, as únicas que têm o "logo desse partido estampado" são posts razoáveis: um dos posts é uma resposta de um ministro do governo a uma pergunta desse partido, e o segundo é uma peça que evidencia o absurdo de uma frase proferida por um patrão sem noção (que Portugal "paga cada vez melhor") resumindo de forma clara como esta frase é mentira. Fiz crosspost mesmo tendo o logo do Partido pois não há nenhuma regra contra isso, e não fui notificado nenhuma vez pela moderação.

Quem decide as políticas de conteúdo é naturalmente a moderação, mas dizer que um sub para denunciar patrões e política associada não pode ser "politizado" não faz sentido, partidarizado talvez, mas as regras atuais não impedem a postagem de conteúdo relevante de qualquer tipo, seja de que partido for, desde que esteja dentro da política de conteúdo do sub.

7

u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico May 14 '22

Mas espero que compreendas que, se enquadrando ou não, chegaste ao ponto de o usar para promoção política. Os interesses partidários estão a sobrepor-se ao objectivo deste movimento, em seu detrimento.

3

u/[deleted] May 14 '22

Exacto. O país onde queremos direitos laborais mas sem sermos representados por nenhuma força política. Queres explicar como isto é possível?

Ou queres também transformar este sub num local ou o pessoal vêm reclamar dos patrões e mandar umas postas de pescada como no r/antitrampo ali dos nossos amigos brasileiros?

6

u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico May 14 '22 edited May 15 '22

Ser representado por forças políticas ≠ representar um partido político. É perfeitamente possível defendermos uma ideia, essa ideia ser defendida por partidos políticos e não andarmos com o logotipo de um desses partidos estampados na camisola.

Se a UGT e a SGTP não andasse com a bandeira do PCP atrás se calhar tinham mais credibilidade aos olhos da população em vez de serem vistas como uma ferramenta de um partido.

Lá porque o PCP defende o que eu defendo num determinado ponto não faz de mim querer militar pelo PCP.

7

u/Felix_Dzerjinsky May 15 '22

A UGT com a bandeira do PCP? Ri-me.

0

u/communistresistant Jun 10 '22

Em primeiro lugar, não sei como pretendes desenhar a linha que separa o político do apolítico. O conteúdo deste sub já é inerentemente político. Expõe e reflecte o combate ideológico e a oposição de interesses entre trabalhadores e patrões.

Lá porque o PCP defende o que eu defendo num determinado ponto não faz de mim querer militar pelo PCP.

Ninguém disse isso. Mas às vezes há coisas que se enquadram perfeitamente neste sub, e nem tem de ser só do PCP. Já me aconteceu tantas vezes ver um post e pensar "olha por acaso aquele gajo ontem no parlamento falou precisamente disto".

Eu sei que não é o objectivo do sub, mas expor estas situações sem fazer nada que as mude não serve para muito mais do que entreter e indignar.

edit: só uma correção: é CGTP, não SGTP. E a CGTP não carrega bandeira nenhuma do PCP. Simplesmente, pela natureza do partido e da confederação sindical, os objectivos e reivindicações de ambos convergem muito.

1

u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico Jun 10 '22 edited Jun 10 '22

Em primeiro lugar, não sei como pretendes desenhar a linha que separa o político do apolítico.

Substitui 'político' por 'partidário'. Não é dificil de perceber o que estou a dizer e já escrevi aqui. A linha é muito fácil de separar: não andar a por logotipos partidários nos postes, não redirecionar tráfico para páginas partidárias e não fazer deste sub um meio de propaganda partidária.

edit: só uma correção: é CGTP, não SGTP. E a CGTP não carrega bandeira nenhuma do PCP. Simplesmente, pela natureza do partido e da confederação sindical, os objectivos e reivindicações de ambos convergem muito.

E no entanto CGTP tornou-se sinônimo de PCP. Aparece um, está lá o outro atrás. As pessoas durante muitos anos e ainda agora não levam os sindicatos e a necessidade sindical a sério neste país por estar intrisecamente associado ao PCP em particular, apesar de ser uma ideia defendida transversalmente, desde noutras vertentes de esquerda a inclusivo no liberalismo clássico. Em vez de estarmos a maximizar o apoio sindical estamos a reduzir pelo apoio de um partido específico.

0

u/[deleted] May 14 '22

Esquece. Estás no meio de uma população ignorante. Que espera que partidos da direita lutem e defendam medidas em prol do trabalho.

0

u/SurePal_ May 14 '22

Dei block a essa personagem desde que li a primeira vez o seu nome.

16

u/dcmso Jovem Dinâmico May 14 '22

Verdade. Os mods devem intervir nisso.

8

u/officialgato May 14 '22

Não sei como acham possível que a discussão de melhorias laborais não seja politizada.

12

u/AngieMaciel May 14 '22

Ó não, a malta está a descobrir que os direitos dos trabalhadores são maioritariamente defendidos e trazidos à discussão por partidos de esquerda. O drama…

8

u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico May 14 '22 edited May 23 '22

*Oh

Este sub não foi trazido às discussão por nenhum partido. Que esteja na natureza de partidos de esquerda defender direitos laborais não é novidade nenhuma. Acusação, que já não é nova a este sub é = comunismo ou socialismo e por isso = mau. É estúpido mas pega ao pessoal que engoliu toda a narrativa neo-liberal. Que já agora, se tivessem lido pais do liberalismo clássico, veriam que defender direitos laborais e mesmo sindicalização não é uma ideia exclusivamente de esquerda

Agora se andarmos com bandeirinhas de um partido comunista atrás é não só alimentar essas bocas como validá-las. Ou é desenhar uma barreira de entrada imaginária a pessoas comunistas, quando na realidade não somos todos da mesma linha ideológica sequer. É dar um tiro no pé que beneficia o PCP, beneficia a narrativa neo-liberal e dá um tiro no pé do trabalhador.

2

u/[deleted] May 14 '22

É mais "os ignorantes"

1

u/SurePal_ May 15 '22

Ó não, após tantos anos de esquerda no poder e os trabalhadores continuam piores que nunca. O drama................

11

u/Felix_Dzerjinsky May 14 '22

Ya é melhor tirar a politica dos direitos dos trabalhadores, não tem ligação nenhuma 😉🤑

6

u/[deleted] May 14 '22

Isto. Oa comentários e posição do moderador demonstra bem a ignorância política e histórica do país.

2

u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico May 14 '22

E fazer disto um assunto partidário, melhor mono-partidário e restringir esta ideia ou a pessoas desse partido e dar força a pessoas contra esse partido, parece bastante saudável para o trabalhador /s

5

u/[deleted] May 14 '22 edited Oct 29 '23

[removed] — view removed comment

3

u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico May 14 '22

Portanto bora promover o PCP? Fazer disto uma questão partidária, deixar de fora o resto do espectro que defende o trabalhador? Fazer associar a luta pelos direitos laborais um sinónimo de comunismo? Para ajudar quem? O trabalhador ou o PCP?

5

u/[deleted] May 14 '22

Nem mais. São ignorantes!

3

u/Darkhoof May 14 '22

Quando tens um sub a falar de direitos dos trabalhadores é inerentemente um tópico politizado.

3

u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico May 14 '22

Não é inerentemente um tópico partidário e o se tornar é um erro crasso.

0

u/Psyb07 May 14 '22

este r/ está pejado de comunas todos butthurt é tipo quase meio partido inteiro! Uma meia dúzia deles!

2

u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico May 14 '22

Obrigado, acabaste de provar o meu argumento.