Com a Switch 2 e o seu preço anunciado, voltamos a ver uma corrente de hate em relação ao seu preço elevado. Isto não é novo, o mesmo aconteceu com a PlayStation 5 Pro e vai continuar a acontecer com a PlayStation 6. O mesmo se aplica aos jogos.
Não sou rico nem vou entrar em discussões do que é supostamente caro ou barato (porque há 1000 razões para os aumentos de preços) - Mas eu tenho uma opinião própria em relação a isto e realmente nunca vejo ninguém a fazer observações parecidas.
A minha opinião é: "O problema não é que as consolas sejam mais caras. Apenas não cumprem o que é espectável para o preço".
Isto para mim, é a razão principal. Vivemos num mundo onde nunca houve tantas opções de gaming, e as consolas estão a ficar para trás. Por exemplo, o facto da PS5 Pro não vir com leitor de jogos físicos ou a Switch 2 não ter um display OLED são para mim factores eliminatórios. Para mim é "roubar" o consumidor, acho inaceitável e muito abaixo das espectativas. Por outras palavras: se a consola fosse mesmo atractiva o preço não seria um problema.
Se virmos por outro outro lado:
Ninguém dá muito hate ao preço do PC Gaming, porque este tipo de hardware têm surpreendido e dá uma experiência única ao consumidor. A PS5 normal é uma solução aceitável do ponto de vista de custo/benefício. Steam Deck idem. As handhelds chinesas não são grande pistola, mas dão uma experiência interessante a um preço reduzido. Acessórios gaming 3rd party (8bitdo e outros) metem no mercado soluções muito interessantes. São só alguns exemplos.
Resumindo: as consolas, com as suas limitações, as suas tecnologias exclusivas (como o chat da Nintendo), as suas features desnecessárias e a pressão pelo digital gaming overpriced estão num mau caminho. Só se estão a apresentar produtos que não cumprem o que é esperado pelo consumidor. E tudo isto só contribui para mais pirataria e um futuro negro para esta indústria.