r/jovemedinamica Jun 21 '23

Discussão Antigamente as pessoas conseguiam mais facilmente empregos e mais cedo?

Dizem os mais velhos "eu consegui tudo sozinho, sempre trabalhei desde pequeno e nunca precisei dos meus pais". Porque é que sinto que este tipo de pessoas nasceu numa família privilegiada, com ajudas diferente de muitos que na altura não tinham fácil acesso à educação? A localização também era um fator relevante. Para não falar que antigamente também não existia esta coisa dos currículos parece que era só chegar e com uma cunha entrava-se como "aprendiz sem formação" sem experiência o que muitos hoje chamam de estagiário (que necessariamente tem que ter uma formação) , muitos nem sabem o que é isso. Será este discurso das pessoas mais idosas um discurso típico de burguês que teve a sorte grande de conseguir recursos e ferramentas necessárias que hoje em dia já não temos acesso?

79 Upvotes

164 comments sorted by

View all comments

22

u/Manjeric0 Jun 21 '23

Essa treta boomer é algo que a mim me dá sempre vontade de rir. Até aos anos 80/90 uma pessoa, normalmente o pai, conseguia arranjar trabalho, comprar casa e carro e providenciar para uma família de dois filhos com um ordenado. Hoje em dia com dois mal conseguem isso, quanto mais uma pessoa ter capacidade para se sustentar sem andar a contar os tostões e viver de ordenado em ordenado.

2

u/[deleted] Jun 21 '23

[deleted]

10

u/Poueff Jun 21 '23

Os padrões mudaram. Na altura, 12º ano, ser bom com números e saber falar inglês era uma raridade. Então a taxa de alfabetização era o que era. A malta também tendo pouca educação formal via com melhores olhos os cursos profissionais.

Hoje mestrados e cursos do Cambridge de inglês andam aos pontapés. Alguém que ficou anos a estudar para finalizar direito, ficou a vida toda na ambição de exercer advocacia e em princípio sacrificou para isso. Pedir a alguém assim para saltar para canalizador ou pedreiro, por muito respeitáveis e até razoavelmente pagas que sejam as profissões, é quebrar-lhes completamente as expectativas de vida.

2

u/Only_Concentrate_947 Jun 21 '23

Tirando a parte do inglês, concordo. Como na altura a segunda língua "oficial" era francês.

2

u/Only_Concentrate_947 Jun 21 '23

Mesmo.

2

u/Only_Concentrate_947 Jun 21 '23

Os meus são do tempo em que recebiam 50 cêntimos por dia (de sol à sol no campo). Dava para comprar um pão centeio grande.

-2

u/[deleted] Jun 21 '23

Eu fico sempre muito céptico desses comentários do tipo "era uma sardinha a dividir por 7".

A trabalhar de sol a sol no campo precisas de 4000 calorias por dia. Se não consegues comprar no mínimo isso, simplesmente morrias à fome.

4

u/Escafandrista Jun 21 '23

Depende do "antigamente" de que se fala. Nos anos 40 era vulgar dividirem-se sardinhas, nos anos 60 ou 70 nem por isso.

Quanto ás calorias, o pessoal enchia-se de pão, batatas, grão, feijões ou arroz. Não deixa de ser bastante calórico. A pouca carne ou o peixe que se punha na comida servia para dar sabor e não para alimentar.

1

u/[deleted] Jun 21 '23

Mas é isso que eu quero dizer. O pessoal adora fingir que comiam um dedal de arroz e assim passavam o dia. Estavam todos mortos, não é simplesmente possível.

Sim, comer 4000cal em carne é mais saboroso que feijão e couves, mas quem trabalha no campo tem necessariamente que as comer.

3

u/Only_Concentrate_947 Jun 21 '23

O meu pai até chegou a caçar pássaros com uma fisga para poder comer. Ele só comia batatas e a gordura da carne que vendiam, por isso dá bem.

2

u/PsychologicalLion824 Jun 21 '23

é desconheceres a fome que o país passou antes, durante e após a segunda guerra mundial

https://www.sabado.pt/vida/detalhe/raiva-a-fome-e-a-miseria-nos-tempos-de-salazar

https://aph.pt/wp-content/uploads/quotidianos-no-tempo-de-Salazar-texto-de-apoio.pdf

"A ruralidade que possibilitaria a virtude e a

felicidade contrastava com uma realidade violenta de desamparo, de fome, de excesso

de trabalho e de ausência de expectativas. "

1

u/CONSBEATS Jun 22 '23

O rapaz não quer saber da história... É tudo mal contado e mentira, andavam todos a comer javalis ás escondidas..:l 🤦

3

u/PsychologicalLion824 Jun 22 '23

Podes crer. O mais triste é que a informação está à distância de 2 cliques mas, mesmo assim, porquê perder 5 min da vida quando se pode vir para aqui dizer asneiras? 🤷‍♂️

1

u/CONSBEATS Jun 22 '23

Há quem tenha de ganhar batalhas mesmo sem razao nenhuma só para alimentar o EGO, deve ser pra chegar ás 4000 cal diárias que ele tanto fala, enfim....

2

u/CONSBEATS Jun 21 '23

Deixa.me rir , tens vários exemplos ainda HOJE no mundo que vão contra a tua grande lógica 🤦🤦🤦🤦🤦 O pessoal da Coreia come algas que dão á costa. Se passasses sacrifício sabias que aguentavas mais do que imaginas.

0

u/[deleted] Jun 21 '23

O pessoal da Coreia consegue ir contras as leis da termodinamica então 😑

Podes querer aguentar o que quiseres, sem gasolina o carro não anda.

1

u/CONSBEATS Jun 21 '23

Mano, queres mmo ser burro é ? Conheco familias de 8 apenas com mãe na ucrania a matarem UMA galinha por semana pra fazer canja, e nem todos os dias aparece um pedaço dessa galinha na canja. Tu és é tão mimado que n fazes ideia da realidade e da força do ser humano para viver .

1

u/[deleted] Jun 21 '23

Tolinho, o ser humano não vive sem papinha, quer seja galinha quer seja farinha de favinha. Não me venhas com histórias. Sabes onde está o pessoal todo que come 1000 calorias por dia durante anos a fio com trabalhos fisicamente existentes ? Debaixo do chão.

2

u/PsychologicalLion824 Jun 21 '23

o que ele quer dizer, embora não o tenha dito, é que o teu corpo adapta-se e reduz o consumo de calorias. Olha para os judeus nos campos de concentração. Eles comiam abaixo das necessidades calóricas diárias. Olha para os que fazem greve de fome. Isso não é linear.

→ More replies (0)

1

u/Only_Concentrate_947 Jun 21 '23

Não, ficaram "só" atrofiados. A minha mãe ficou com 1,47 m e o meu pai com 1,60 m. Eu cresci bem mais 🧐

1

u/CONSBEATS Jun 21 '23

N me venhas tu com historias mimadinho. A minha avó chegou a comer pão com pão e se eu nasci..sabes que ela n morreu por causa disso. Vai conhecer o mundo rapaz que és muito quadradinho nessa cabeça . ✌🏻☠️

→ More replies (0)

2

u/Waterglassonwood Jun 21 '23

Porque apesar de tudo lá fora continuava a ser melhor?

1

u/BadAdministrative589 Jun 21 '23

Porque em França ou Suiça ganhavam triplo ou 4x ou 5x até.

Conheçi pessoal que trabalhou menos de 20 anos, 8 ou 9 meses por ano na suiça, reformou-se aos 40. Sustentando familia em Portugal, Comprou 2 casas, 3 carros, 3 cursos superiores aos filhos e agora vive de investimentos e reforma churada.

Se tivesse ficado em Portugal provavelmente tinha a mesma familia e posses mas trabalhando os 40 anos e a reforma provavelmente muito menor.

1

u/Trashcinema Jun 21 '23

Completamente delusional este sujeito...grandes salarios nos anos 70 e 80, a malta mais jovem tem zero de ideia o que era inflacao de 25%-30%, e juros de 40%, o que era a pobreza deste pais em que 30% da populacao nem alfabetizada era, em que havia trabalho infantil onde parte do pais nao estava eletrificado...

Enfim esse tempo era tao bom que basicamente essas familias que falas basicamente comiam trabalhavam e dormiam...sem qualquer lazer.

11

u/nkz15 Jun 21 '23

O gajo tá a pensar que Portugal era os EUA nos anos 50

6

u/unicornio_careca Jun 21 '23

Era este comentário que vinha procurar, isto não era os Estados Unidos, as coisas não eram assim tão boas, deram uma certa melhora na década de 90, mas ainda assim existiam bastantes dificuldades...e eu nem sequer sou dessa geração, mas é preciso ter um pouco de noção para não se cair em exageros.

0

u/Waterglassonwood Jun 21 '23 edited Jun 21 '23

Vocês falam como se nós não tivéssemos família dessa geração, que por acaso nos originou a nós, lol. Eu posso afirmar que o clássico caso de um salário ser suficiente para comprar casa e criar 2 crianças aconteceu em minha casa, e olha que a minha família não é nem nunca foi rica.

1

u/unicornio_careca Jun 21 '23

E eu posso-te dizer que em minha casa os meus pais só conseguiram fazer casa no fim da década de 90, até lá vivi os primeiros 9 anos da minha vida num quarto, os meus pais quando casaram no início da década de 80 nem tinham onde morar, tiveram que se virar em quartos com poucas condições, ambos trabalhavam (e o meu pai nem recebia o salário mínimo). Lá porque essa foi a tua realidade, não quer dizer que seja com toda a gente.

1

u/Waterglassonwood Jun 21 '23

Lá porque essa foi a tua realidade, não quer dizer que seja com toda a gente.

Facto. Mas parece ser a realidade de muita gente aqui no sub, e negar essa realidade também não é correto.

Digamos que tivemos uma meia geração boomer, ficas contente?

1

u/unicornio_careca Jun 21 '23

Meu caro, não é questão de ficar feliz ou contente, até porque isto não é nenhuma competição, a verdade é que existem muitas realidades, os portugueses no geral nunca tiveram propriamente uma vida facilitada, tivemos sim uns tempos de melhoria devido aos subsídios da CEE, que deram a falsa sensação de prosperidade. Os meus pais, para quem olha de fora pensa "eh lá...que boa casa ", mas tiveram muito sacrifício para a fazer, nunca tiveram férias que basicamente eram dedicadas para melhorar a casa, raramente iam a restaurantes e por aí fora. Isto não é para desculpar ou deixar de desculpar, andamos em guerrinhas de gerações que em nada ajudam na situação.