r/jovemedinamica • u/Mysticgriever1 • Jun 21 '23
Discussão Antigamente as pessoas conseguiam mais facilmente empregos e mais cedo?
Dizem os mais velhos "eu consegui tudo sozinho, sempre trabalhei desde pequeno e nunca precisei dos meus pais". Porque é que sinto que este tipo de pessoas nasceu numa família privilegiada, com ajudas diferente de muitos que na altura não tinham fácil acesso à educação? A localização também era um fator relevante. Para não falar que antigamente também não existia esta coisa dos currículos parece que era só chegar e com uma cunha entrava-se como "aprendiz sem formação" sem experiência o que muitos hoje chamam de estagiário (que necessariamente tem que ter uma formação) , muitos nem sabem o que é isso. Será este discurso das pessoas mais idosas um discurso típico de burguês que teve a sorte grande de conseguir recursos e ferramentas necessárias que hoje em dia já não temos acesso?
2
u/Mrs-costa Jun 21 '23 edited Jun 21 '23
O meu pai trabalha desde os 9 anos e a minha mãe começou a trabalhar aos 12 anos. Não vieram de famílias privilegiadas, muito pelo contrário. Simplesmente o mundo era diferente, havia uma necessidade grande deste tipo de mão de obra, a tecnologia estava pouco presente e o mercado era menos competitivo. As pessoas não estudavam muito e basicamente a maioria era criada para sair da escola cedo e ir trabalhar para contribuir para a família. A vantagem que muitas pessoas tiveram foi para quem estudou mais ou tiveram conhecimentos tipo "cunhas" conseguiram entrar mais facilmente em certas posições que hoje em dia é mais difícil entrar.
Hoje em dia, vivemos num mundo mais competitivo, mais acelerado, mais exigente e temos o azar de viver num país com muitos problemas a vários níveis. Os mais jovens acabaram por sofrer as consequências. Ao mesmo tempo, também temos muitos mais recursos e ferramentas que as gerações mais velhas não tiveram.