r/jovemedinamica • u/Mysticgriever1 • Jun 21 '23
Discussão Antigamente as pessoas conseguiam mais facilmente empregos e mais cedo?
Dizem os mais velhos "eu consegui tudo sozinho, sempre trabalhei desde pequeno e nunca precisei dos meus pais". Porque é que sinto que este tipo de pessoas nasceu numa família privilegiada, com ajudas diferente de muitos que na altura não tinham fácil acesso à educação? A localização também era um fator relevante. Para não falar que antigamente também não existia esta coisa dos currículos parece que era só chegar e com uma cunha entrava-se como "aprendiz sem formação" sem experiência o que muitos hoje chamam de estagiário (que necessariamente tem que ter uma formação) , muitos nem sabem o que é isso. Será este discurso das pessoas mais idosas um discurso típico de burguês que teve a sorte grande de conseguir recursos e ferramentas necessárias que hoje em dia já não temos acesso?
1
u/bandidoamarelo Jun 22 '23
Se te estão a pagar despesas fraudulentas é um problema da tua entidade laboral. E te garanto que não é a norma. Pode ser que todas as empresas onde trabalhaste antes não sejam correctas. Mas recuso-me a acreditar que seja a maioria.
Estou a comparar os mesmos alhos com bugalhos que tu. Dizes-me dos colegas franceses, e eu digo-te que mesmo que te pagassem igual, nunca ias receber igual a eles. Porque o teu país castiga quem possa ter um ordenado competitivo internacionalmente... Tirando se fores estrangeiro de profissão qualificada, aí o teu IRS é taxa única e mais baixo que o teu mesmo que ganhes 5x mais. Mas compara com países mais pobres tipo Bulgária, Roménia, Croácia e vê lá se os mesmos 3000 euros não são taxados a baixo. (Se a minha memória não me falha acho que são.)
Liquidez fiscal é problema do estado. Aqui a questão é, tu recebes bem acima da média e achas que recebes mal. O principal culpado disso é o aumento do nível de vida e os impostos que aumentaram nos últimos anos.
Problema é que a máquina continua sem funcionar. Não funciona bem em grandes sectores do estado. Dizer que o dinheiro foi desviado para banqueiros e comendadores é conversa de café. É o mesmo que dizer que o dinheiro se perde em corrupção. Esses casos não chegam para justificar nem 5% do orçamento estatal. (Sim, este argumento também é de café :) não tenho números que o corroborem).
Adoro o meu país mas sinceramente acho que as coisas podiam ser muito melhores. O estado complica, e acho que é preciso coragem para fazer as reestruturações que são precisas de modo a que o país possa crescer sustentadamente sem precisar de crises mundiais como tem sido nos últimos anos em que beneficiamos com a primavera árabe e agora com a guerra na Ucrânia... As mudanças têm de ser vistas vistas a 20 anos. Para que os teus filhos e os meus possam ter um futuro melhor que o nosso.
Acho esse argumento que te deram um pouco estranho visto que normalmente as empresas pagam 2x mais a consultoras. Ou seja teoréticamente podia ficar-lhes mais barato contratar-te. O que eles querem manter é o poder de despedir. Aliás, eu até acho que essa é a grande razão para elas existirem. Se fosse mais fácil despedir em Portugal, as consultoras tinham muito menos clientes.
Mas esta é a minha percepção não sou recruiter nem sou da área, só me dou é com muitas pessoas que estão dos dois lados da barricada