r/jovemedinamica • u/Mysticgriever1 • Jun 21 '23
Discussão Antigamente as pessoas conseguiam mais facilmente empregos e mais cedo?
Dizem os mais velhos "eu consegui tudo sozinho, sempre trabalhei desde pequeno e nunca precisei dos meus pais". Porque é que sinto que este tipo de pessoas nasceu numa família privilegiada, com ajudas diferente de muitos que na altura não tinham fácil acesso à educação? A localização também era um fator relevante. Para não falar que antigamente também não existia esta coisa dos currículos parece que era só chegar e com uma cunha entrava-se como "aprendiz sem formação" sem experiência o que muitos hoje chamam de estagiário (que necessariamente tem que ter uma formação) , muitos nem sabem o que é isso. Será este discurso das pessoas mais idosas um discurso típico de burguês que teve a sorte grande de conseguir recursos e ferramentas necessárias que hoje em dia já não temos acesso?
1
u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico Jun 21 '23
Menos que isto em bruto. O normal na indústria é fugir ao fisco como o diabo da cruz. 1200 líquidos pode ser o normal, este anos depois, que é um aumento ainda assim ridículo.
Vivemos num país de pobreza, o que os outros ganham não diz muito. Continua a ser significativamente menos que gerações anteriores, ajustado a inflação, ridiculamente baixos face ao custo de vida e muito abaixo que colegas europeus. Trabalhei numa empresa com colegas franceses que entraram a ganhar mais de 3k e numa cidade em que o custo de vida era semelhante e mais baixo até nalguns aspectos (electricidade, água, internet) que Lisboa. Empresas como essa vêm para cá pagar menos porque têm essa possibilidade. As nossas consultoras têm cláusulas de não contratação e a própria empresa tinha regras internas que proibiam contratar portugueses de cá para lá. Isto é tudo um sistema que mantém salários artificialmente baixos.
Os nossos impostos não estão fora da média europeia, estão é escalonados para as misérias de salário. Mas paguem a mim cá em bruto o que pagavam a esses meus colegas franceses por exemplo, que mesmo com os escalões tugas não me queixo.
Mais uma vez, não, não pagam, fogem ao fisco como o diabo da cruz. Se uma empresa paga parte significativa do salário por baixo da mesa em ajudas de custo e afins, não se pode queixar de impostos.