r/jovemedinamica Oct 08 '23

Relato pessoal Ameaça por recusar horas extra

Olá a todos, Trabalho nesta empresa há 2 anos e recentemente a chefe disse (não perguntou) para irmos a Lisboa (sou do Porto) fora de horas (não pagas), para fazer algo completamente fora da nossa função. Normalmente so fazemos horas extra quando necessário e nunca fora da area de residência, sempre com possibilidade de serem compensadas mas nunca pagas. Naturalmente, senti que especialmente desta vez estavam a aproveitar-se de nós e desrespeitarem-nos, uma vez que nem nos deu opção de rejeitar e comuniquei a minha chefe como me senti, a qual gritou comigo a frente da minha equipa. Passado uma semana, numa reunião 1:1, disse que reportou o que eu disse ao RH e muito subtilmente disse me que se não vestisse a camisola da empresa e não pudessem contar sempre comigo, não me renovava o contrato. Logo, vou ter que fazer estas horas, chegando ao Porto às 2 da manhã.

Nesta situação, vale a pena fazer queixa a ACT ou a única solução é sair da empresa?

EDIT: Não tenho isenção de horário, o meu contrato é o normal 8 horas/dia

117 Upvotes

96 comments sorted by

View all comments

116

u/theriverain Oct 08 '23

Nunca deixes de fazer o que está correto. Havendo abuso na relação empregador / empregado, expõe o caso às entidades competentes.

26

u/runaway-girl-98 Oct 08 '23

Li nalguns posts que a ACT não é assim tão competente, é amiguinha de certas empresas e por isso não faz nada, aliás até lhes diz quem fez queixa

20

u/bmcpt Oct 08 '23

As minhas interações com o AcT sempre foram as piores. Ou nao podiam fazer nada ou nao eram da competência deles.

A unica que foi competente foi o tribunal de trabalho

18

u/praetorthesysadmin Oct 09 '23

Não vás nessa, eu já usei a ACT em dois casos graves (assédio moral) e funcionou.

Claro que tens de estar preparada para as consequências e represálias que daí advêm, mas faz o que está certo, como o u/theriverain disse e bem.

Tribunal do trabalho também é uma solução, mas aí vais ter de gastar dinheiro com advogado (que pode compensar se fores despedida de forma ilegal, por exemplo).

2

u/runaway-girl-98 Oct 09 '23

Quais foram as consequências no teu caso?

14

u/praetorthesysadmin Oct 09 '23

Num tive a pessoa em causa a fazer imensa pressão psicológica para que me despedisse, para que ele pudesse fazer as suas trafulhices na empresa, mas teve um azar do caralho pois foi ele quem foi despedido após a visita da ACT (era um chefe narcisista e sociopata mas que no Linkedin parece uma joia de pessoa lol) porque eu tinha provas escritas das suas merdas (as pessoas que acham que são intocáveis são as que mais evidências deixam dos seus atos), testemunhas e o meu caso era demasiado sólido para perder.

E se não tivesse força mental para aguentar entrar ao serviço, por phones durante 8h seguidas e praticamente não falar com ele durante meses após a visita da ACT ao escritório da empresa, não teria ganho esta batalha, tal era a pressão por parte desse chefe que passava o dia inteiro a tentar foder-me por ter sido apanhado e estar lixado porque agora ele é que corria o risco de ser despedido.

Claro que após ele ter saído e a empresa ter sido bem multada, eu saí também, porque a cultura da empresa permitia este tipo de abusos.

Noutro caso era só um filho da puta que gritava, ligava-me fora do horário de trabalho só para me descompor e outras merdas de micro management, que após uma visita da ACT passou a falar fininho, contudo a atitude da empresa mudou radicalmente, mostrando que a cultura tóxica vem de cima. Também sai dessa empresa mas só depois de vários chefes terem ido com o caralho, incluindo o filho da puta do meu chefe, após este caso (e outros que fizeram também queixas, mostrando que é a cultura da empresa que permite estas merdas).

Porque saí? Porque os novos chefes ou chefias vão continuar a merda de cultura tóxica.

Moral da história: se trabalhas numa empresa tóxica e/ou tens um chefe tóxico e esse comportamento é tolerado, o problema vem de cima e não pode ser mudado sem que o top management o mude (ou seja, cultura tóxica da empresa). Por isso ou sais e vais trabalhar para outro local bem melhor, ou ficas e te sujeitas a toda a espécie de merdas e acabas por morrer lentamente dia após dia.

23

u/theriverain Oct 08 '23

Claro que não é, não há interesse que seja. E a desacreditação nas suas competências ainda beneficia mais o sistema "para que reclamar se não serve de nada".

Por isso digo que devemos sempre fazer o que está ao nosso alcance, não fazer nada é compactuar.

4

u/Justanothertuga Oct 09 '23

Verdade. Se trabalhares na Sonae, a ACT é o teu pior inimigo.