r/jovemedinamica • u/runaway-girl-98 • Oct 08 '23
Relato pessoal Ameaça por recusar horas extra
Olá a todos, Trabalho nesta empresa há 2 anos e recentemente a chefe disse (não perguntou) para irmos a Lisboa (sou do Porto) fora de horas (não pagas), para fazer algo completamente fora da nossa função. Normalmente so fazemos horas extra quando necessário e nunca fora da area de residência, sempre com possibilidade de serem compensadas mas nunca pagas. Naturalmente, senti que especialmente desta vez estavam a aproveitar-se de nós e desrespeitarem-nos, uma vez que nem nos deu opção de rejeitar e comuniquei a minha chefe como me senti, a qual gritou comigo a frente da minha equipa. Passado uma semana, numa reunião 1:1, disse que reportou o que eu disse ao RH e muito subtilmente disse me que se não vestisse a camisola da empresa e não pudessem contar sempre comigo, não me renovava o contrato. Logo, vou ter que fazer estas horas, chegando ao Porto às 2 da manhã.
Nesta situação, vale a pena fazer queixa a ACT ou a única solução é sair da empresa?
EDIT: Não tenho isenção de horário, o meu contrato é o normal 8 horas/dia
8
u/santosk20 Oct 08 '23 edited Oct 08 '23
Faz queixa na ACT, o que eles querem que tu faças é ilegal e exploração completa. Se querem que te desloques a Lisboa tens de ser compensada, tem de ser a empresa a pagar tudo e tens de aceitar visto que é fora das tuas competências. O problema é não seres efectiva, a ameaça de não te renovarem contrato é chantagem mas no final se não te apresentarem renovação perdes o posto de trabalho. Começa a ver alternativas, ambiente e camisola dessa equipa não vale a pena vestir.
Edit: guarda emails, atas de reuniões, pessoas que podem servir de testemunhas, picagens, aponta tudo que te possas lembrar etc etc. Quanta mais prova e conteúdo na queixa mais "fácil" se torna o processo. A ACT infelizmente não tem recursos ilimitados e se a queixa for só de "boca", a ACT poderá não dar seguimento por falta de provas/documentos. No final do dia, se não houver documentos assinados a besta da tua entidade patronal diz que pediu voluntários e que tu te ofereceste e que com a queixa estás a agir de má fé.