r/jovemedinamica Oct 08 '23

Relato pessoal Ameaça por recusar horas extra

Olá a todos, Trabalho nesta empresa há 2 anos e recentemente a chefe disse (não perguntou) para irmos a Lisboa (sou do Porto) fora de horas (não pagas), para fazer algo completamente fora da nossa função. Normalmente so fazemos horas extra quando necessário e nunca fora da area de residência, sempre com possibilidade de serem compensadas mas nunca pagas. Naturalmente, senti que especialmente desta vez estavam a aproveitar-se de nós e desrespeitarem-nos, uma vez que nem nos deu opção de rejeitar e comuniquei a minha chefe como me senti, a qual gritou comigo a frente da minha equipa. Passado uma semana, numa reunião 1:1, disse que reportou o que eu disse ao RH e muito subtilmente disse me que se não vestisse a camisola da empresa e não pudessem contar sempre comigo, não me renovava o contrato. Logo, vou ter que fazer estas horas, chegando ao Porto às 2 da manhã.

Nesta situação, vale a pena fazer queixa a ACT ou a única solução é sair da empresa?

EDIT: Não tenho isenção de horário, o meu contrato é o normal 8 horas/dia

115 Upvotes

96 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

-3

u/Postiga_41 Oct 09 '23

Não é de todo verdade o que refere, e olhe que estou super bem informado sobre isso ;) à muita gente a comer essa " lenga lenga " e por medo ficam ;)

6

u/[deleted] Oct 09 '23

[deleted]

1

u/runaway-girl-98 Oct 09 '23

Esse trabalho não remunerado também não pode exceder 2 horas por dia (posso estar enganada) e neste caso não acho mesmo justificado uma vez que nem vamos fazer algo dentro da nossa função

2

u/bureauofnormalcy Oct 09 '23

Quanto à questão de não ser a tua função, a empresa até pode dar a volta com uma ordem de mobilidade funcional.

Estás totalmente correta quanto ao limite diário das 2 horas. Mas estou a assumir que não estás sujeita a regimes especiais de organização do tempo de trabalho (como isenção de horário de trabalho).