r/jovemedinamica Oct 08 '23

Relato pessoal Ameaça por recusar horas extra

Olá a todos, Trabalho nesta empresa há 2 anos e recentemente a chefe disse (não perguntou) para irmos a Lisboa (sou do Porto) fora de horas (não pagas), para fazer algo completamente fora da nossa função. Normalmente so fazemos horas extra quando necessário e nunca fora da area de residência, sempre com possibilidade de serem compensadas mas nunca pagas. Naturalmente, senti que especialmente desta vez estavam a aproveitar-se de nós e desrespeitarem-nos, uma vez que nem nos deu opção de rejeitar e comuniquei a minha chefe como me senti, a qual gritou comigo a frente da minha equipa. Passado uma semana, numa reunião 1:1, disse que reportou o que eu disse ao RH e muito subtilmente disse me que se não vestisse a camisola da empresa e não pudessem contar sempre comigo, não me renovava o contrato. Logo, vou ter que fazer estas horas, chegando ao Porto às 2 da manhã.

Nesta situação, vale a pena fazer queixa a ACT ou a única solução é sair da empresa?

EDIT: Não tenho isenção de horário, o meu contrato é o normal 8 horas/dia

116 Upvotes

96 comments sorted by

View all comments

26

u/lsboy23 Oct 08 '23 edited Oct 08 '23

É triste que nas empresas portuguesas vestir a camisola é trabalhar de borla. Não é boa empresa para estar. E sim podes aproveitar para fazer queixa ACT/ tribunal do trabalho. Com sorte ainda tens alguma indemnização por trabalho feito não renomerado . Primeiro pela questão das horas extras. 2o Por assédio. Nenhum patrão meu me gritou alguma vez. Mas para fazeres queixa convém teres provas mails ou algo escrito . Senão não vai a lado nenhum…

2

u/Darkvraell Oct 10 '23

Depende das empresas, ja tive numa que tinha um ambiente super porreiro e tornei me amigo dos diretores, e fiz horas extra e nao recebi, mas também saí mais cedo algumas vezes, isso depende de muita coisa. Eu nao me importo de fazer horas extra se for pedido como deve ser e tiver um bom ambiente de trabalho e saber que a empresa precisa muito dessas horas, claro não é para abusar, se me forem pedir horas extra de graça todos os dias, obviamente que nao. Mas tenho alguma flexibilidade se a empresa pagar bem e tiver um bom ambiente de trabalho assim como bons chefes. Muitas empresas não percebem que as vezes não é so o pagar, mas manter um bom ambiente, preocuparem se com os trabalhadores que sao pessoas e não maquinas