r/jovemedinamica Mar 26 '24

Relato pessoal Entrevistas frustrantes (rant)

Quero deixar um reparo ao tipo de perguntas que fazem apriori e durante as entrevistas, sobre sexo, raça, deficiências, saúde/doenças, local de habitação, quanto ganhas, etc. Há 1001 motivos para as empresas as colocarem e são quase todos predatórios e discriminatórios.

Além disso, o tipo de questões que são colocadas durante as entrevistas são muitas vezes pessoais. Muitas das questões disfarçadas para traçar o nosso perfil psicológico/psicossociologia são super invasivas e intromissivas. "Quais foram os momentos mais importantes ou mais desafiantes na tua vida até agora? Como é que é um dia na tua vida? O que valorizas mais? etc" - basicamente o tipo de merdas que nem tu falas com a tua mãe secalhar, mas falas com um potencial empregador porque aparentemente é importante eles saberem se cagas de manhã ao depois de almoço. Tendo em conta que a conversa acaba por ser unilateral, uma vez que a outra pessoa só está ali para te julgar, acaba por ser uma experiência miserável e desconfortável para quem tenta dar respostas genuínas. Nunca fui a tribunal, mas assumo que a experiências dos réus seja parecida.

Por fim, mesmo depois deste processo, basta dares um "ick" à pessoa que te está a recrutar julgar por uma merda que nem sequer está relacionada com o trabalho, que o resto da tua entrevista(s), as tuas skills valem 0. Pelos vistos há tanta malta nesta situação que eles se podem dar ao luxo de procurar por "unicórnios".

70 Upvotes

41 comments sorted by

View all comments

0

u/Unhappy-Athlete-3920 Mar 26 '24

É importante para um empregador saber se cagas antes ou depois de almoço... se cagares antes, a probabilidade de cagares durante o trabalho é elevada e com isso trás diminuição de produtividade. Se depois... irás cagar durante o tempo de intervalo e o que fazes com o teu tempo livre é problema teu.

Agora a sério. Muitos dos recrutadores tem as mãos atadas para encontrar o candidato perfeito, na verdade estas perguntas podem encontrar um candidato que é um bom ser humano a quem preferem dar emprego, do que um bom técnico que intoxica o lugar de trabalho. Também é certo que nem todas as perguntas fazem sentido, que existe um aproveitamento para saber mais do que devem. Mas a verdade é que se não gostar das perguntas, também não vou gostar da empresa. Mais vale ser direto e pedir para explicar o contexto da pergunta. Ou levantar e ir embora.

3

u/[deleted] Mar 26 '24

encontrar um candidato que é um bom ser humano a quem preferem dar emprego

este tipo de pergunts nao têm vlor nenhum pra o que tu falas.

Fcilmente percebes isso usando pergunts em contexto de trabalho. Por exemplo, "como geres conflitos com colegas?" se o utro responder de forma "os outros que se desamerdem" entao ja percebes o nivel de toxicidade do entrevistdo.

0

u/Unhappy-Athlete-3920 Mar 26 '24

Por isso escrevi... nem todas as perguntas fazem sentido. Concordo contigo

3

u/[deleted] Mar 26 '24

nenhuma faz sentido. nenhuma.