r/jovemedinamica Remunerado de acordo com experiência Apr 19 '24

LinkedIn Recrutadores a chorar no LinkedIn

211 Upvotes

136 comments sorted by

View all comments

10

u/Traditional_Leek8366 Apr 19 '24

Isto é um pau de dois bicos e sem dúvida que há culpas de parte a parte. No último ano andei super activo em procura de trabalho e com vários processos e entrevistas durante os meses, posso-vos dizer que encontrei um pouco de tudo:

  • recrutadores que te abordam no Linkedin com uma oferta X, mas que depois simplesmente não te respondem mais (normalmente são mensagens standard);

  • entrevistas que fui que foram meros proforma, pois não tinham vagas abertas e entravam em contacto "quando houvesse alguma vaga";

  • pessoal que chega tarde às entrevistas (cheguei a estar 15min em frente ao ecran à espera);

  • promessas de dar uma resposta em prazo X e dão ghost;

  • fazer várias fases de entrevista e "a vaga ficou temporariamente pendente" - ghost a partir daí;

  • responder ao valor que pretendo numa entrevista (aprendi a falar sempre em intervalo salarial e não num valor absoluto), dizerem que sim senhor está ajustado, depois receber uma proposta consideravelmente abaixo;

  • há bem pouco tempo tive um processo no qual passei 4 fases, algumas delas técnicas, passei e fui ter uma conversa com a VP de um determinado departamento, conversa de 15min básica e nada técnica... e pelos vistos achou que eu não servia :)

Por outro lado felizmente também me cruzei com excelentes profissionais, tive entrevistas super enriquecedoras e nas quais me foi dado um feedback construtivo, ainda que muitas vezes a resposta fosse um não. A estes dou o meu valor porque realmente assim é que deveria ser.

É certo também que o reverso também acontece e sei de casos em que foram os próprios candidatos a falhar de formas ridiculas, desde não comparecer a entrevistas e a dar o dito por não dito. Também é verdade que muitas vezes os RH não têm assim tanto peso na decisão quanto isso e acabam por ser tramados por factores de pessoas acima deles.

4

u/Dezponto4 Apr 19 '24

Não tenho nenhum problema em que os RH sejam tramados por superiores. O meu problema é a falta de consideração. Um simples e-mail a dizer "Desculpe, mas infelizmente não é o candidato que procuramos." é suficiente. Embora sinceramente ache que mesmo em grupos mais informais isto tende a acontecer, o pessoal tem medo de dizer que não. Quantas vezes um gajo está a marcar alguma coisa com os amigos e ouve respostas de que não dá jeito ou têm coisas marcadas em vez de simplesmente dizerem que não lhes apetece (que é um motivo perfeitamente válido). Eu acho que o pessoal leva este tipo de mentalidades para o trabalho e depois não é capaz de dizer não aos candidatos. Mesmo aos patrões dizem que têm de ir buscar os putos à escola Para não fazer horas extra em vez de simplesmente recusar.

3

u/Traditional_Leek8366 Apr 19 '24

Entendo que o fluxo de trabalho seja grande e seja praticamente impossível dar feedback personalizado a todos os candidatos. Acho normal que numa fase mais inicial do processo se envie um email mais standard e informativo, para a pessoa pelo menos saber que o processo fica por ali.

Em fases mais avançadas do processo e quando o candidato já teve realmente muito tempo investido e já teve oportunidade de mostrar mais e falar com mais pessoas, acho muito triste não haver esse cuidado. Eu próprio já passei por isso e receber um email tipo ou pior, não dizerem nada é muito mau porque psicologicamente há sempre um acreditar que alguém te pode ainda ligar, enviar mail.. enfim.

2

u/Dezponto4 Apr 19 '24

Recebi esta semana um e-mail a dizer que a minha candidatura não teve sucesso (candidatei-me dia 2 de fevereiro e nem entrevista tive), por isso vai na volta e ainda te ligam a dizer que precisam de ti.