r/jovemedinamica Remunerado de acordo com experiência May 29 '24

LinkedIn Managers chateados no LinkedIn sobre a proposta da semana de 4 dias

193 Upvotes

157 comments sorted by

View all comments

119

u/cuica77 May 29 '24

O conceito de produtividade escapa a esta gente. Isso e a falta de óculos para ver a evolução da mesma...

28

u/SmilingIsNotEnough May 29 '24

Obrigado! Temos que falar disso mais vezes a ver se começa a entrar na cabeça das pessoas que o conceito de produtividade que é usado para estas coisas é absolutamente inútil e inclusive prejudicial. Até podíamos trabalhar 24h durante 7 dias por semana que a "produtividade" de que esta gente fala não iria atingir os valores que outros países têm, mas isso não os impede de tentar usar esse argumento para ver se enganam algum cromo.

1

u/GnomeOnALeash May 29 '24

Como é que falar do conceito de produtividade é prejudicial?

12

u/SmilingIsNotEnough May 29 '24

Acho que me entendeste ao contrário (ou se calhar expliquei-me mal). Acho muito bem falarmos disso e esclarecermos bem o assunto para toda a gente entender, independentemente da sua educação. Porque atirar com o argumento "produtividade" como se toda a gente entendesse e andar a apontar dedos como se tu ou eu tivéssemos culpa disso parece-me bastante prejudicial. Alguém que não perceba o que é o conceito interpreta como se fosse outra coisa (como se estivessem a chamá-los de preguiçosos ou maus trabalhadores ou sabe-se lá mais o quê) e até podem sentir-se culpados disso apesar de se esforçarem todos os dias no trabalho.

6

u/GnomeOnALeash May 29 '24

Mas isso é outra questão. Tu falaste em produtividade e deste o exemplo de trabalhar 24/7 e não chegarmos aos calcanhares de outros países mais "produtivos". Daí eu ter feito a pergunta que fiz.

Na minha opinião, o que é preciso fazer é falar deste tema de forma aberta, calma, informada e estar disposto a ouvir o uma opinião diferente de mente aberta. É preciso também olhar para o tema, entender os meios para ver se o fim é realmente alcançável ou não. E em caso em afirmativo, em que moldes e a que custo. Pois está aqui a acusar o empregado de não quer trabalhar ou o patrão de não querer pagar, não traz nada de bom.

Eu por exemplo sou da opinião que a semana de 4 dias seria o ideal, e acho que em alguns casos seria possível num curto espaço de tempo. Acho também, que se de repente cortássemos 20% da carga horária de médicos, funcionários públicos, pessoal da construção e outras áreas, os serviços iam piorar baste, assim como os preços iriam subir e muito.

A produtividade pode e deve ser discutida. Incentivos e ferramentas podem e devem ser dados às empresas e entidades do estatais para que essa produtividade aumente. Caso contrário não vale a pena dizer às pessoas que vão ter uma vida melhor por trabalhar menos um dia mas ao final do mês vão ter menor poder de compra porque está tudo mais caro.

2

u/SmilingIsNotEnough May 29 '24

Sim, não discordo de ti, atenção! Provavelmente expliquei-me mal. Apenas acho bastante prejudicial este pessoal que vai para as notícias ou para as redes sociais fazer um choro sobre a produtividade e a dar a subentender a quem não percebe o conceito que o trabalhador tuga é um mau trabalhador. Falar do assunto abertamente e de forma transparente é que é o correcto! Falar de forma a que os nossos pais e avós entendam também em vez de começar a disparar com o típico "os portugueses são pouco produtivos e ainda querem trabalhar menos" (que depois sabemos que vai acabar ligado a um argumento qualquer sobre os salários). Até acho que está a ser mal usado nisso aí e às vezes pergunto-me se este pessoal sabe de facto qual é o conceito de produtividade (como é usado em economia) ou se está a dizer um disparate que ouviu noutro lado qualquer.

Falemos disto! Com todos, aliás! Explique-se tudo para que todos possam participar e até contra-argumentar com quem se mete a apontar dedos. A população em geral deve ser informada para que possam entender as notícias.

2

u/Bakirelived May 30 '24

A produtividade está relacionada com o valor da venda, enquanto a venda for para um mercado pobre (Portugal), a produtividade nunca aumenta significativamente. Cá só aumenta se for tudo mais caro, e eu acho que esse é o caminho.