r/jovemedinamica Jul 07 '24

Relato pessoal Antigo patrao louco

O meu antigo patrao, de fabrica de doces e presunto em trancoso (facil de adivinhar qual a empresa)

Que nao pagava horas extra nem banco de horas mas esperava que todos ficassemos basrante mais tempo e havia quem ficava.

Mesmo ficando de vez em quando 10 minutis a mais, acumulei 2 dias de trabalho, e no final nada disso foi contado no final quando me despedi (passavamos com o dedo).

Era uma empresa e chefe tao patetica que até os outros colegas fazia comentarios por sair a hora, quando ninguem era recompensado por ficar a mais.

Como "vais ja embora, assim das despesa a empresa"

"deves achar que tas na praia para saires e ficarmos ca a trabalhar"

E o famoso "estes novos nao gostam de trabalhar".

Apesar de tudo so pensei em me esforçar a 100 por cento a arranjar outro emprego quando, sai as minhas horas como praticamente sempre, nao havia nada urgente parq resolver e o chefe me liga ja estava eu em casa. Nao costumo atender fora de horas de trabalho e tinha telemovel da empresa. E eis que o chefe decide dizer que ao contrario de mim ainda havia la colegas meis exemplares a trabalhar (ja eram 20h30 e eu saia as 18h).

Que se continuasse assim era despedido, que nao queria pessoas assim.

Claro que havia red flags desde o inicio mas tinha ignorado.

98 Upvotes

63 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

18

u/mamp_93 Jul 07 '24

é normal mas não pode ser normal. numa empresa com 50 trabalhadores, se todos derem 10 min extra à empresa, é o equivalente a outro trabalhador full time! para ti são só 10 minutos, mas para alguém que está no desemprego e para o patrão é menos um salário.

-11

u/quetzalpt Jul 07 '24

Esses 10 minutos passas a trabalhar ou a preparar para entrar / sair? E aqueles minutos extra na casa de banho? E aquelas conversas com os colegas para queimar tempo? E aquela caixa de parafusos atirara ao chão só para terem uma pausa. Pois é, quanto menos fizerem melhor, certo? Agora pensem nesta perspectiva : se não existisse dinheiro, continuavam a existir necessidades básicas, e outras não básicas porque o ser humano quer sempre mais, e isso vem do trabalho de alguém. O problema, além o estado da economia, é que a malta nova não sabe o que é o trabalho, não aprecia o que faz, e nem tem amor próprio e coragem para batalhar por uma vida melhor, preferem vir ao reddit chorar que trabalham muito, mas depois vai-se a ver e é o que é. Gerações muito fracas. Se ganham pouco, falem com o patrão, se ele não ceder, mudem de emprego, etc, façam alguma coisa que não seja chorar.

11

u/mamp_93 Jul 07 '24

a malta nova não sabe o que é o trabalho

só podias ser esta pessoa 🤣 os patrões devem adorar-te, não faço ideia porquê lol

de tudo o que mencionas, alguns são direitos e estão previstos na lei (casa de banho) e outros são irregularidade que DEVEM ser apontados e corrigidos. se quem trabalha "queima tempo", tem de ser chamado à atenção e corrigir. naturalmente não é só uma questão de exigir direitos, mas também de garantir deveres.

sobre os 10 minutos em especifico, isso é risco do patrão, não meu, a menos que esse tempo entre para o banco de horas ou algum outro tipo de compensação. O trabalhador já tem o risco de viajar para o trabalho - ou não, quando em teletrabalho - e que não é directamente recompensado por isso.

acho devias começar a perceber o tipo de persona que é alvo de chacota aqui e as razões por detrás disso, para não correres o risco de veres posts que acabam por atacar a tua forma de pensar.

abraço!

-7

u/quetzalpt Jul 07 '24

Não tive nenhum patrão que gostasse de mim, só do meu trabalho, porque sempre bati o pé sobre condições de trabalho e remuneração, mas nunca por 20 minutos. Não tenho também problema com a opinião alheia, podem dizer o que quiserem e dar downvotes, é o máximo que conseguem fazer e só o fazem por estarem protegidos atrás do ecrã.

5

u/mamp_93 Jul 07 '24

porque sempre bati o pé sobre condições de trabalho e remuneração, mas nunca por 20 minutos

e se forem 20 minutos todos os dias durante 2 anos? é que se for uma vez ninguem no seu perfeito juízo vai criar confusão, agora o que disseste não é uma vez, é literalmente sempre. mas pronto, leva a bicicleta e os patrões vão continuar "a gostar de ti pelo teu trabalho", não pelas tuas borlas.

0

u/quetzalpt Jul 07 '24

não sou empregado