r/jovemedinamica Sep 10 '24

Sério Colega sem direito a trabalhador estudante

Um colega de trabalho vai estudar no ensino superior à noite e apesar de estar matriculado e ter feito a papelada toda certa, o nosso chefe diz que ele não vai ter direito ao estatuto. Ele está a mentir ou pode acontecer?

6 Upvotes

18 comments sorted by

View all comments

4

u/TMmouse Sep 10 '24

Ele tem direito, basta pedir na secretaria do estabelecimento de ensino a declaração e entregar na empresa, agora a empresa é obrigada aceitar e não pode negar, nem tão pouco mostrar-se pouco flexível se não tem o caldo entornado, eu passei por isso e porque na hierarquia há sempre algum Zé armado aos cucus e a coisa não correu bem quando eu me mexi e levei as coisas a alguém que manda mandava mais essa pessoa acabou muito mal pois era só mais um que já fazia o que lhe apetecia e era lei pois depressa descobriu que foi mais que passou pelo lugar onde estava.

Isto não é facil em empresas grandes sobretudo com turnos é sempre uma chatice estudar e trabalhar, o que para escalas quem gosta de andar a rodar estraga logo tudo ter um fixo ou vários, mas a vida é assim tem de contar com estas coisas, por norma gostam é de tentar lixar a malta que estuda mas se a malta for como eu não quer saber faz as coisas e assim que acaba os estudo adeus até sempre.

1

u/a_9x Sep 10 '24

Também acho importante ele lutar por isso e ir aos HR com a papelada só que o nosso chefe é um chico esperto que manda bocas ocasionais e distorce muito a realidade que quando confrontado nega tudo o que diz. Já eu sempre que falo com ele gravo as conversas e já tive de fazer recurso das gravações para provar que ele estava a mentir. A direção não faz nada nestas situações.

1

u/TMmouse Sep 10 '24

Ele só tem que fazer valer os direitos dele, vai ao ACT e arruma com o assunto, porque o que essa gente gosta é que a malta coma e cale, mas não pode ser, conheço muita empresa que hoje com essas atitudes ninguém lá para, o que dá uma bela imagem há empresa pois hoje é facílimo saber os podres todos.