r/jovemedinamica Remunerado de acordo com experiência Mar 03 '25

LinkedIn Recrutamento 55+ da Padaria Portuguesa, descriminação por idade?

Post image

O código do trabalho é explicito nesta matéria:

Artigo 24.º Direito à igualdade no acesso a emprego e no trabalho 1 - O trabalhador ou candidato a emprego tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento no que se refere ao acesso ao emprego, à formação e promoção ou carreira profissionais e às condições de trabalho, não podendo ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, identidade de género, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical, devendo o Estado promover a igualdade de acesso a tais direitos. 2 - O direito referido no número anterior respeita, designadamente: a) A critérios de selecção e a condições de contratação, em qualquer sector de actividade e a todos os níveis hierárquicos;

0 Upvotes

43 comments sorted by

View all comments

7

u/OTSeven4ever Mar 03 '25

Trata-se de aproveitar apoios do governo (IEFP) para apoiar o emprego sénior.

Existe o limbo existencial entre os 40 e os 55 anos - demasiado novos para receber apoio, demasiado velhos para a empresas. Convenhamos, com experiência e a receber o salário mínimo?!? Está tudo maluco?

Portanto, em termos de emprego jovem também há muitos apoios, inclusive, uma ajuda para jovens que saíram de casa e não têm fonte de rendimento. Os programas existem, mas não vêm ter com as pessoas. O pessoal tem de se mexer.

Agora, discriminação por idade?!? A sério?!? Sabes o que é ser super qualificado e nem poder colocar o pé na porta porque a idade máxima pretendida são os 30 anos? Ou quererem pessoal com experiência, mas alto que isto dos 40 já há filhos e dores nas cruzes portanto, há que demonstrar que sabem mesmo e que querem mesmo trabalhar, logo dá-se o salário mínimo, à experiência?

As empresas querem é escravos de serviço que comprem a própria comida.