r/jovemedinamica 28d ago

Notícia Encerramento do comércio aos domingos, será?

Post image

"A Comissão Representativa que avançou com a Iniciativa Legislativa de Cidadãos" Pelo Encerramento do Comércio aos domingos e feriados e até às 22h" foi ouvida na Assembleia da República por todos os partidos com representação parlamentar. "

Espero que tenha avanços, mas não vejo muitas notícias sobre, por isso compartilho aqui neste sub.

77 Upvotes

134 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

5

u/Stella_f7 28d ago

Entendo seu argumento com isto contribuir ainda mais ao monopólio. Mas o que fazer com as pessoas que perdem a vida nestes trabalhos?

Já trabalhei em comércio e restauração, as folgas rotativas e horas extras não são feitas como a lei manda.

Proibir a abertura aos domingos é algo mais fácil de se fiscalizar.

8

u/dmonmachinist 28d ago

Tens que contar com o que vai prejudicar o mercado de trabalho. Não vai ter um aumento de pessoas a trabalhar nestes comércios durante semana e vais ter despensas de pessoal.

Vais matar os part times jovens de fim de semana,

Vais criar desigualdade porque vais passar a ter "algum" comércio fechado e outro não.

Vais tirar uma fatia grande de salário a alguns trabalhadores (sim ainda existem empresas que cumprem a lei e pagam a dobrar o ao domingo).

No papel é tudo muito bonito mas na realidade não é bem assim. Em vez de se estar a eliminar o domingo, devia se discutir antes as 35 horas semanais que assim talvez conseguisse absorver alguns empregos que iriam desaparecer com encerramento ao Domingo.

5

u/Stella_f7 28d ago

É um bom ponto...

A carga horária de 35 horas penso ser mais interessante, sem contar que seria abrangente a todos os setores da economia, não só ao comércio.

4

u/dmonmachinist 28d ago

Neste momento as 35 horas semanais deveriam ser as lutas dos sindicatos, travas o desfasamento em relação ao maior empregador português que é o estado. Nem sempre haverá equidade no mercado laboral, mas ao olhar para os sindicatos a travarem só lutas contra o grande capital, que hoje em dia conseguem cumprir mais as leis do trabalho que outras empresas de menor dimensão,acho que é mais política este tipo de intervenção que social.