r/jovemedinamica 28d ago

Notícia Encerramento do comércio aos domingos, será?

Post image

"A Comissão Representativa que avançou com a Iniciativa Legislativa de Cidadãos" Pelo Encerramento do Comércio aos domingos e feriados e até às 22h" foi ouvida na Assembleia da República por todos os partidos com representação parlamentar. "

Espero que tenha avanços, mas não vejo muitas notícias sobre, por isso compartilho aqui neste sub.

76 Upvotes

134 comments sorted by

View all comments

14

u/curiosity_user 28d ago

Eu trabalhei partime aos fins de semana e não ganhava mais por isso. E só trabalhava ao fim de semana porque precisava e não havia outro horário. Era horrível. Domingo é dia de descanso para toda a gente de forma a que toda a gente tenha esse dia em comum e possa estar junta. 

2

u/Perception_Past 27d ago

Se a medida estivesse em vigor não tinhas tido trabalho.

2

u/curiosity_user 27d ago

Por essa lógica mais vale estar tudo aberto 24h que é para haver muuuuito trabalho! Que p*ta de mentalidade! O trabalho serve para suprimir necessidades não serve para suportar a exploração laboral! Se há menos trabalho trabalha-se menos horas e distribui-se o trabalho que há por todos! É a isso que se chama uma sociedade evoluída. Não é aquela selva dos EUA onde todos trabalham 2 ou 3 empregos para conseguirem ter casa e comida na mesa.

1

u/Perception_Past 24d ago

E esse trabalho serviu para suprimir a necessidade das pessoas de fazer compras ao domingo, e a tua necessidade de ter um ordenado.

1

u/curiosity_user 24d ago

As pessoas não têm necessidade de fazer compras ao Domingo, assim como não têm necessidade de terem uma quantidade de tralha de plástico em casa. Só têm porque a nossa vida é tão miserável que precisamos de comprar tralha nova para sentirmos um pouco de satisfação na vida. Já ouviste falar em necessidades criadas? Ou falsas necessidades? Se não, vai ler.

1

u/gaivota_sem_asa 19d ago edited 7d ago

provide flag squash spark money unwritten caption sense fly melodic

This post was mass deleted and anonymized with Redact

0

u/NobelioNobel 27d ago

Comes tudo o que te metem à frente sem investigar. Achas mesmo que os americanos são todos uns desgraçados que precisam de 3 empregos? A propaganda de esquerda resultou em cheio contigo. Só falta dizeres que morrem todos à porta dos hospitais.

Os americanos trabalham, em média, 34,39 horas por semana. Os portugueses trabalham, em média, 38 horas semanais, acima da média europeia, que são 36 horas.

3

u/what_a_tuga 27d ago

" Os portugueses trabalham, em média, 38 horas semanais"
Declaradas. Há muitas horas extras invisíveis.

Porque é necessário fechar a caixa/loja, para terminar com a meta do dia, porque o patrão ainda não saiu, porque surgiu um problema à última hora, etc

Enquanto muitos países europeus, chegas às 17h30, já está toda a gente a arrumar tudo para sair às 18h em ponto

1

u/NobelioNobel 26d ago

Sem dúvida alguma. Se pelos números oficiais já estamos piores do que a média, pelos números reais nem quero imaginar.

2

u/curiosity_user 27d ago

Sabes o que é uma média? Se tu comeres 2 frangos e eu não comer nenhum a média é 1 frango por pessoa. Para uns trabalharem 35h outros trabalham 16h. Tu só defendes esse modelo porque achas que pertences à classe dos que trabalham 35h, têm uma casa decente e conseguem pagar um seguro de saúde minimamente bom. Os EUA são um país com uma desigualdade gritante. É sem abrigos e droga por todo o lado. Uma pessoa de classe média facilmente passa a viver no carro por ter um azar qualquer na vida. É o cúmulo do capitalismo e estamos todos a seguir o mesmo caminho deles como se pode observar.

-1

u/NobelioNobel 26d ago

É óbvio que tens muita gente com dificuldades. Estás a falar de um país que recebe muitos milhões de imigrantes todos os anos, muitos deles ilegais. Achas que essas pessoas vão ter uma vida igual à de um americano? Eventualmente, se trabalharem, um dia poderão vir a ter, mas isso leva o seu tempo e até lá vão sofrer bastante.

O americano médio que tem um trabalho normal, vive muitíssimo melhor do que o português médio. Esse é o ponto.

Podes vir com as tuas teorias, mas o que é certo é que as desigualdades existem em todo o lado, e quanto mais pobre o país, pior. Se calhar estou na média portuguesa, mas já estive bem abaixo. Já tive 3 trabalhos em simultâneo e trabalhei 80h por semana. Sabes onde isso me levou? A lado nenhum. Apenas paguei muito mais impostos. Na América a história teria sido diferente. Lá, poderia ter dado um grande salto na vida. Eis a diferença.

Quem defende o modelo português é sempre alguém que pensa que as coisas aparecem feitas sem ninguém trabalhar.

2

u/curiosity_user 26d ago

A mão de obra barata faz parte do sistema capitalista, sem ela não era possível acumular tanta riqueza. O trabalho serve para suprir necessidades reais. Este sistema está destinado a falhar, os recursos são limitados. Os países com melhor qualidade de vida são aqueles onde a desigualdade é menor, onde há um estado social forte, serviços públicos de qualidade que servem todos por igual, não é essa selva que vivem os americanos. Os EUA são o único país desenvolvido sem licença de parentalidade. Uma vergonha.

3

u/Soft_Jackfruit_3240 26d ago

Os EUA são o único país desenvolvido sem licença de parentalidade. Uma vergonha.

Isso sem.mencionar o serviço nacional de saúde inexistente, onde diabéticos como eu morrem se não arranjarem 800$ por mês para as insulinas

0

u/Perception_Past 24d ago

Há insulina barata no wallmart.

1

u/Soft_Jackfruit_3240 24d ago

Insulina barata não é a melhor, está uns 10 anos atrás das insulinas atuais o que faz diferença no controlo da diabetes, o que se reflete na qualidade de vida e evitar complicações como a cegueira. Mas sim claro, que são fodam os diabéticos para uns milionários poderem ser bilionários.

0

u/Perception_Past 19d ago

Se queres o melhor disponivel no mercado devias estar disposto a pagar preços de mercado. Esperar que sejam os outros a pagar por ti, como se os outros tivessem culpa de seres diabético é que é uma atitude de merda.

→ More replies (0)

1

u/Perception_Past 24d ago

E no entanto tens gente a ir lá de propósito para dar à luz. Agora pensa.

1

u/curiosity_user 24d ago

Que gente? Milionários? Ahaha!

Que lógica do caraças! Os ricos têm acesso a serviços de excelência por isso é um óptimo país! Ahaha!

1

u/Soft_Jackfruit_3240 26d ago

Loool mais um lambe botas do Trump, devias ter vergonha de viver aqui na Europa

1

u/NobelioNobel 26d ago

E argumentos para me contrariar, tens?

1

u/Soft_Jackfruit_3240 26d ago

Queres um argumento, então cá vai um 100% verídico. Sou diabético tipo 1 insulino dependente desde os 6 anos (tenho 32 anos). Há 5 anos atrás conheci outro diabético num encontro em Barcelona, ele vive nos estados unidos e tem que pagar uma quantia exorbitante mensal (acima dos 800€) pela sua insulina, por uma medicação essencial sem a qual ele morre. Eu desde os meus 6 anos já paguei....deixa cá fazer as contas.... Há sim.... Exatamente 0,0€ em insulina, isto resulta numa boa qualidade de vida. Não digo que os estados unidos não tenham vantagens, mas dizer que são melhores que a Europa e que os problemas reportados são propaganda socialista é ridículo.

1

u/NobelioNobel 26d ago

Não consegues ver onde está o problema? Abre os horizontes. Compara o salário dele ao teu, e vê a carga fiscal que ambos pagam. Na Europa pagamos muito mais impostos, com Portugal a ser um dos piores países nesse quesito. Portanto, quer queiras, quer não, já pagaste muito dinheiro pela tua insulina. Sabes o que pagaste também? Subsídios para quem não quer trabalhar, baixas fraudulentas, salários de funcionários públicos que não fazem parte absolutamente nada, entre outros. Portanto, eu prefiro o modelo dos EUA. Cada um paga pelas suas despesas. Existem seguros para cobrir total ou parcialmente as tuas despesas médicas. Além disso, os EUA são responsáveis por grande parte da solidariedade no mundo. Quem não tem posses, não morre à porta do hospital como te tentam fazer crer.

A questão é muito simples: na Europa pagas demasiados impostos com o pretexto do estado social, o problema é que isso cria um estado muito grande e altamente ineficiente, levando a gastos exagerados. A solução é sempre cobrar mais impostos. Lamento, mas não concordo.

1

u/Soft_Jackfruit_3240 26d ago

Eu pago muito para aquilo que recebo, disso não há dúvida, mas a minha opinião em relação a isso não te vai agradar, por mim aumentava as taxas dos que mais têm. O estado é ineficiente e a solução passa por uma melhor gestão e não por cortes financeiros na minha opinião.

Além disso, os EUA são responsáveis por grande parte da solidariedade no mundo

Eram. Recentemente cortaram com isso, vamos ver como se vão safar com os cortes recentes ao estado. Se estiveres certo haverá prosperidade económica, se não verás como cortar com financiamento a sectores do estado tem repercussão na economia.

0

u/NobelioNobel 25d ago

Estuda a curva de laffer e verás que aumentar impostos desmesuradamente aos ricos não funciona. E é contra producente. Tirar o dinheiro de pessoas que, regra geral, têm negócios, para o entregar ao estado, é pedir para ninguém mais investir neste país, agravando os problemas dos mais pobres.

Dentro de portas, continuará a haver muita solidariedade nos EUA, não tenho a mínima dúvida. E sabes porquê? Porque lhes sobra dinheiro no final do mês, e toda a gente gosta de ajudar... Desde que não nos falte nada a nós. Coisa que na Europa, e mais especificamente em Portugal, está cada vez mais difícil.

1

u/Soft_Jackfruit_3240 25d ago

Todas as notícias que se ouvem dos estados unidos é de desigualdade e um custo de vida elevadíssimo para os trabalhadores. Estas notícias vêm de medidas que estão sob controlo privado, ou seja, não tem vantagem nenhuma em divulgar "propaganda socialista" uma vez que são controladas por grandes conglomerados. No entanto, é suposto eu acreditar que o típico americano está a viver o "sonho americano". Basta ver o custo das rendas e dos ordenados, isso é informação que está disponível facilmente online, ou ver o número de pessoas em situação de sem abrigo nas cidades americanas

→ More replies (0)

1

u/leafintheair5794 26d ago

Vivi 28 anos nos EUA. Em todas as empresas que trabalhei, eram entre 50 a 60 horas por semana. E como eu era mensalista, não havia pagamento de hora suplementar.

1

u/gaivota_sem_asa 19d ago edited 7d ago

narrow ad hoc frame label retire makeshift license rhythm marvelous money

This post was mass deleted and anonymized with Redact

1

u/Perception_Past 15d ago

E depois? Ignoraste completamente o que eu te disse. Se fosse obrigatório o encerramento ao domingo não tinhas trabalho. Preferias?