r/jovemedinamica 18d ago

Desabafo Serei eu a besta?

Comecei um emprego novo o mês passado, numa área onde tenho mais de 7 anos de experiência. O trabalho é super tranquilo, mas como em qualquer outro trabalho, o difícil não é o trabalho em si, mas sim aprender a trabalhar da maneira que as pessoas querem. Porque aqui se faz assim, e não assado, e mesmo quando sabes que tens uma maneira três vezes mais rápida e até menos trabalhosa de fazer as coisas e tentas mostrar alguma iniciativa em fazer melhor, és visto como Satanás que subiu à terra.

Pois bem, a minha história tem a ver com isso mesmo.

Fomos incumbidos de alimentar um Excel com dois meses e meio de registos, para tentar criar uma maneira mais uniforme de fazer as coisas entre todos os departamentos. Os meus colegas, com cerca de 5mil registos por fazer, estavam a imprimir as folhas e adicionar os novos registos UM A UM!

Tudo bem, a informação vem toda desformatada e cheia de incongruências, mas fds... A coisa mais elaborada que conseguiram fazer naquele Excel foi mudar a cor das células.

Eu apanhei o meu chefe e disse-lhe que tenho experiência em Excel e que não me importava de criar um Excel com algumas funções e alguma formatação condicional. Uns filtros, umas listas para ser mais fácil selecionar opções, umas check boxes... Merdas simples. Até podia fazer macros, mas a empresa não as autoriza no 365.

Fiquei então encarregue daquilo e como tal, tirei o Excel do sistema e comecei a criar o meu e a alimentá-lo.

O que fui fazer... Agora para os meus colegas sou arrogante. Quero fazer tudo à minha maneira, já fui avisado muitas vezes que não é assim que a empresa funciona, metem defeitos em tudo o que está no Excel, mesmo que eu diga que não fui eu que inventei, mas que segui as guidelines que a chefia me deu. Dizem que já quero mandar e estão sempre a ver quando meto a pata na poça em alguma situação para me puxar para baixo.

Serei eu a besta? Eu sei que só estou lá há um mês, mas não conseguia ficar parado e ver pilhas de registos a amontoar só porque pessoas da minha idade imprimem folhas só para depois as passar a limpo para o computador. Quando acabasse-mos de passar aquilo tudo, teríamos duas vezes mais para fazer.

Sei também que, se a chefia queria algo melhor, também o poderia ter feito, e ninguém me obrigou a me chegar à frente, mas será isso assim tão mau?

Edit: algum português

97 Upvotes

86 comments sorted by

View all comments

1

u/osint_pt 18d ago

Mudanças é sempre lixado. Para mim, sair de 15 anos onde utilizei sempre Sage como software de gestão. Mudei para uma empresa onde utiliza primavera e excel.

O excel é uma ferramenta dinâmica, mas um pouco segura e estável. Isto porque podemos ter uma borrada e ser ardua a maneira de resolver.

Para mim excel serve muito bem como complemento não prioritário. Ou redundante.

O software de gestão bem aprimorado é muito mais seguro e rastriavel.

Já que o excel é a base para estes softwares. Muito mais quando temos por base serviços de faturação, autos de medição, dados pessoais....

Usar excel a nivel profissional é fixe. Mas assustador quando falamos em milhares de registos.

Quanto ao assunto. Mudar metodos é bom, mas quando feito de forma gradual de forma a não lixar a fluidez de um comboio em andamento.

Já tive a experiência infeliz em duas empresas, dos fantásticos TIs foderem 1 mês de faturação com a brincadeira de colocar novidades a funcionar.

1

u/RDRC 18d ago

No meu caso são registos da arquivo e pesquisa. Não tem fórmulas matemáticas, nem grande complexidade de estruturas. Se assim o fosse, isso iria para lá daquilo que eu sei fazer. Nem me aventurava, sequer.

Ainda assim, a tua opinião é bastante válida e eu tenho como objetivo deixar aquilo o mais future proof possível.