r/jovemedinamica 18d ago

O LinkedIn é uma grande treta

Tenho andado à procura de um emprego/ trabalho nas várias plataformas existentes ( NET empregos, indeed, etc) mas noto que o LinkedIn é mais uma daquelas que só está ali para vender subscriçães como a jobleads, fazem sempre grande alarido da visualização do perfil mas na realidade é que tudo exprimido é uma grande mão cheia de nada, posso ter tido até agora uma má experiência, mas não consigo ver nada dali. Alguém já teve experiências diferentes para melhor? A subscrição vale a pena?

41 Upvotes

34 comments sorted by

29

u/Krakanakis 18d ago

A subscriçao nao vale a pena, já tive várias vezes com o trial e é inutil para candidatos, de resto é bom o suficiente para candidaturas de trabalho.

30

u/RDRC 18d ago

Os últimos dois empregos que tive foram através do LinkedIn e também já tive algumas entrevistas por causa dele.

Ele funciona, nas não como o indeed ou net empregos, em que pesquisas "contabilidade no Porto" e aparecem as oportunidades todas. O LinkedIn também tem isso, mas na minha perspectiva, quase ninguém utiliza.

O truque do LinkedIn são as conexões. Crias o teu perfil, fazes dele o teu currículo online (quanto mais detalhado melhor) e conectas-te a pessoas que trabalham nas empresas que tens interesse. Eventualmente vais dar de caras com alguém que trabalha nos rh dessa empresa, ou até mesmo com o diretor do departamento que te interessa. Assim que chegares até eles, mandas uma mensagem com uma apresentação tua e perguntas se estariam interessados numa reunião.

Pode até acontecer de serem eles a ver o teu perfil nas pesquisas que fazem e entrarem eles em contacto contigo a perguntar se não estarias interessado numa entrevista.

Até agora tem funcionado bem para mim. Espero que tenhas sorte.

2

u/Choice_Quarter_1305 18d ago

Muito obrigado pelas dicas

1

u/gambo-money 17d ago

É exatamente isto. Ao longo da minha carreira profissional já passei por várias empresas e nunca enviei nenhum CV. Foi justamente através destas conexões do Linkedin que me abordaram sempre por mensagem.

30

u/CryptographerLost634 18d ago

Eu fui contratado via LinkedIn

13

u/PapaEslavas 18d ago

Eu tenho Pro. Fui contratado via LinkedIn. Sou abordado por recrutadores com posições regularmente, mesmo não estando "Open to Work". Mas isto depende muito do teu CV.

6

u/Squizix_ 18d ago

Recentemente tive dois recrutadores a entrar em contacto sobre possíveis projetos. Depois de dar resposta nunca mais respondem de novo. Isso é algo que te seja familiar ou simplesmente tive imenso azar?

5

u/PapaEslavas 18d ago

Eu costumo ser contactado para projetos concretos dentro da minha área de nicho.

Mas é um facto que existe muito recrutador que simplesmente contacta pessoas e pede dados/cvs para cumprir os seus objetivos.

2

u/Squizix_ 18d ago

Pois, eu assumi que fosse esse o caso..

Não deixo de responder porque nunca se sabe, mas não deixa de ser frustrante.

Obrigado pela feedback

6

u/YakPersonal9246 18d ago

Todas as vezes que mudei de emprego foi gracas ao linkedin, mas eu sou da area de TI

4

u/Soft_Jackfruit_3240 18d ago

Na minha experiência o LinkedIn é perfeito para seres contactado.....por burlões

3

u/8BitFlatus 17d ago

Ja tive uma excelente proposta que veio pelo Linkedin… so nao aceitei em detrimento de outra ainda melhor para mim.

Acho que o problema é que neste momento o mercado está um pouco parado.

3

u/Particular-Tone2111 17d ago

O linkedin é uma treta para o mercado de trabalho português, é mais isso. De qualquer forma não vale a versão paga, nem de perto nem de longe

3

u/Any_Aside1478 17d ago edited 17d ago

Já fui contactado algumas vezes com propostas de trabalho, tanto em Portugal como no estrangeiro. Tenho-te a dizer que empresas de fora têm mais transparência, pergunto sempre sobre salários e outras questões apenas por curiosidade, pois não tenho interesse em voltar a emigrar. Quando vem um tuga e faço perguntas dizem todos a mesma merda, primeiro envia o cv depois marcamos entrevista e respondemos, então respondo que foram eles que me contactaram primeiro e sem transparência nem vale apena. E sim concordo que o Linkedin é mais uma rede social em que as pessoas escrevem um texto bonito sobre o mundo do trabalho pra ganhar likes…

2

u/ovelhaloira Estagiário 17d ago

É verdade. Eu já fui recrutada duas vezes via LinkedIn mas admito que aquilo é uma treta. Tive muitas entrevistas "fantasma".

Convém no entanto ter um bom perfil, e atualizado.

2

u/Weak_Palpitation_931 17d ago

Fui contratado através de uma vaga no LinkedIn. Sou por vezes abordado no LinkedIn. Sei que em UK e Holanda valorizam muito o LinkedIn. Mas sei ver também que há demasiado exibicionismo e hipocrisia por lá.

2

u/TheWisestOfThemAll 17d ago

Engenheiro Civil As 2 últimas mudanças de trabalho foram através do LinkedIn, sou contactado regularmente, e as minhas pesquisas de vagas são apenas através do LinkedIn. A plataforma funciona super bem (para mim) e permite-me chegar a recrutadores diretamente e apresentar-me, saber mais sobre as vagas, o que normalmente despoleta interesse deles na minha candidatura. Boa sorte!

1

u/No_Dare5313 17d ago

Achas que compensa subscrever premium caro colega?

2

u/SnooCapers5098 17d ago

Vocês são contactados?!

2

u/AdesivoDuplo 17d ago

Encaro o LinkedIn como um CV on line. Sigo as empresas com as quais gostaria de trabalhar.

Tenho cuidado com aquilo que posto/ faço like pq ultimamente aquilo tem virado rede social, com tudo um pouco, menos profissional.

Tens a bandeirola "Open to work"? Tanto ouvi RH desaconselhar em colocar como o oposto. O argumento contra é que mostra desespero e na altura de contratar, é mais difícil negociar salário.

2

u/NewControl2097 18d ago

Depende da area... para IT é bastante bom ainda. E o LinkedIn Learning tb é fixe

1

u/Redhaired_Pixie 18d ago

Eu fui abordada pela minha empresa atual no LinkedIn.

Não tinha perfil premium nem nada do género.

Mas diria que convém ires atualizando o teu perfil. Melhoraste uma skill? Publica. Começaste a ter um projecto sob tua alçada exclusiva ou tens um papel de POC? Publica.

É sempre bom destacar o que vai acontecendo de bom na tua carreira e que possa ser interessante para eventuais próximos empregadores.

1

u/xupetas 17d ago

Fui contratado via LinkedIn múltiplas vezes. Sou abordado por recrutadores com posições regularmente, mesmo não estando "Open to Work". Se estás com problemas em ter pedidos sugiro que vejas o teu CV.

Edit: sou de IT

1

u/Dimstatyon 17d ago

Tenho a mesma opinião que tu. Apesar de alguns comentários sugerirem que se pode ser contratado por lá, não acontece com todos. É uma ferramenta útil sem dúvida mas não passa disso

1

u/RFGC 17d ago

A Subscrição vale a pena para empresas e departamentos de recursos humanos. Já experimentei o trial, e do ponto de vista do candidato não acho que valha muito a pena, a menos que queiras estar sempre em formação.

1

u/Secret_Advantage_362 17d ago

O problema é que a malta não quer trabalhar, a malta quer trabalhar naquela area especifica por aquele determinado valor. Tenho imensa malta a minha volta a procura de gente sem sucesso. Empreguem se numa merda qualquer e apartir daí arranjam algo na vossa area. que evidentemente leva termpo por ser especializada

1

u/oblivion2g 17d ago

Tenho Linkedin, fui contactado muitas vezes e arranjei emprego novo por aí. Desde que investi tempo em melhorar o perfil e ter um bom CV, começou a chover.

1

u/Tri_2002 16d ago

Pois, veio o Inverno.

2

u/oblivion2g 16d ago

Roflmao

1

u/not-alone-at-home 17d ago

Da minha experiência e do que vejo no meu círculo, funciona bem na versão gratuita.

1

u/Pretty_girl97 17d ago

Eu recebo várias proposta pelo LinkedIn e quase todas as vezes que me candidatei a alguma proposta tive sempre feedback. No início também achava uma treta mas depois fui melhorando o meu perfil e tentando fazer muitas conexões e se calhar isso é que fez com que desse certo. Até hoje mesmo com emprego recebo propostas por lá

1

u/Flashy-Concentrate78 17d ago

Verdade, uma mão cheia de nada! Nunca arranjei trabalho através do linkedin, serviu para nada até hoje.

1

u/PeterStepsRabbit 16d ago

Acho que depende muito das tuas funções.

Se andares a varrer ruas, o LinkedIn provavelmente não te vai ajudar muito.

No meu caso, fui contactado pelo LinkedIn e hoje estou fora de Portugal graças ao mesmo.