r/jovemedinamica • u/Choice_Quarter_1305 • 18d ago
O LinkedIn é uma grande treta
Tenho andado à procura de um emprego/ trabalho nas várias plataformas existentes ( NET empregos, indeed, etc) mas noto que o LinkedIn é mais uma daquelas que só está ali para vender subscriçães como a jobleads, fazem sempre grande alarido da visualização do perfil mas na realidade é que tudo exprimido é uma grande mão cheia de nada, posso ter tido até agora uma má experiência, mas não consigo ver nada dali. Alguém já teve experiências diferentes para melhor? A subscrição vale a pena?
30
u/RDRC 18d ago
Os últimos dois empregos que tive foram através do LinkedIn e também já tive algumas entrevistas por causa dele.
Ele funciona, nas não como o indeed ou net empregos, em que pesquisas "contabilidade no Porto" e aparecem as oportunidades todas. O LinkedIn também tem isso, mas na minha perspectiva, quase ninguém utiliza.
O truque do LinkedIn são as conexões. Crias o teu perfil, fazes dele o teu currículo online (quanto mais detalhado melhor) e conectas-te a pessoas que trabalham nas empresas que tens interesse. Eventualmente vais dar de caras com alguém que trabalha nos rh dessa empresa, ou até mesmo com o diretor do departamento que te interessa. Assim que chegares até eles, mandas uma mensagem com uma apresentação tua e perguntas se estariam interessados numa reunião.
Pode até acontecer de serem eles a ver o teu perfil nas pesquisas que fazem e entrarem eles em contacto contigo a perguntar se não estarias interessado numa entrevista.
Até agora tem funcionado bem para mim. Espero que tenhas sorte.
2
1
u/gambo-money 17d ago
É exatamente isto. Ao longo da minha carreira profissional já passei por várias empresas e nunca enviei nenhum CV. Foi justamente através destas conexões do Linkedin que me abordaram sempre por mensagem.
30
13
u/PapaEslavas 18d ago
Eu tenho Pro. Fui contratado via LinkedIn. Sou abordado por recrutadores com posições regularmente, mesmo não estando "Open to Work". Mas isto depende muito do teu CV.
6
u/Squizix_ 18d ago
Recentemente tive dois recrutadores a entrar em contacto sobre possíveis projetos. Depois de dar resposta nunca mais respondem de novo. Isso é algo que te seja familiar ou simplesmente tive imenso azar?
5
u/PapaEslavas 18d ago
Eu costumo ser contactado para projetos concretos dentro da minha área de nicho.
Mas é um facto que existe muito recrutador que simplesmente contacta pessoas e pede dados/cvs para cumprir os seus objetivos.
2
u/Squizix_ 18d ago
Pois, eu assumi que fosse esse o caso..
Não deixo de responder porque nunca se sabe, mas não deixa de ser frustrante.
Obrigado pela feedback
6
u/YakPersonal9246 18d ago
Todas as vezes que mudei de emprego foi gracas ao linkedin, mas eu sou da area de TI
4
u/Soft_Jackfruit_3240 18d ago
Na minha experiência o LinkedIn é perfeito para seres contactado.....por burlões
3
u/8BitFlatus 17d ago
Ja tive uma excelente proposta que veio pelo Linkedin… so nao aceitei em detrimento de outra ainda melhor para mim.
Acho que o problema é que neste momento o mercado está um pouco parado.
3
u/Particular-Tone2111 17d ago
O linkedin é uma treta para o mercado de trabalho português, é mais isso. De qualquer forma não vale a versão paga, nem de perto nem de longe
3
u/Any_Aside1478 17d ago edited 17d ago
Já fui contactado algumas vezes com propostas de trabalho, tanto em Portugal como no estrangeiro. Tenho-te a dizer que empresas de fora têm mais transparência, pergunto sempre sobre salários e outras questões apenas por curiosidade, pois não tenho interesse em voltar a emigrar. Quando vem um tuga e faço perguntas dizem todos a mesma merda, primeiro envia o cv depois marcamos entrevista e respondemos, então respondo que foram eles que me contactaram primeiro e sem transparência nem vale apena. E sim concordo que o Linkedin é mais uma rede social em que as pessoas escrevem um texto bonito sobre o mundo do trabalho pra ganhar likes…
2
u/ovelhaloira Estagiário 17d ago
É verdade. Eu já fui recrutada duas vezes via LinkedIn mas admito que aquilo é uma treta. Tive muitas entrevistas "fantasma".
Convém no entanto ter um bom perfil, e atualizado.
2
u/Weak_Palpitation_931 17d ago
Fui contratado através de uma vaga no LinkedIn. Sou por vezes abordado no LinkedIn. Sei que em UK e Holanda valorizam muito o LinkedIn. Mas sei ver também que há demasiado exibicionismo e hipocrisia por lá.
2
u/TheWisestOfThemAll 17d ago
Engenheiro Civil As 2 últimas mudanças de trabalho foram através do LinkedIn, sou contactado regularmente, e as minhas pesquisas de vagas são apenas através do LinkedIn. A plataforma funciona super bem (para mim) e permite-me chegar a recrutadores diretamente e apresentar-me, saber mais sobre as vagas, o que normalmente despoleta interesse deles na minha candidatura. Boa sorte!
1
2
2
u/AdesivoDuplo 17d ago
Encaro o LinkedIn como um CV on line. Sigo as empresas com as quais gostaria de trabalhar.
Tenho cuidado com aquilo que posto/ faço like pq ultimamente aquilo tem virado rede social, com tudo um pouco, menos profissional.
Tens a bandeirola "Open to work"? Tanto ouvi RH desaconselhar em colocar como o oposto. O argumento contra é que mostra desespero e na altura de contratar, é mais difícil negociar salário.
2
u/NewControl2097 18d ago
Depende da area... para IT é bastante bom ainda. E o LinkedIn Learning tb é fixe
1
u/Redhaired_Pixie 18d ago
Eu fui abordada pela minha empresa atual no LinkedIn.
Não tinha perfil premium nem nada do género.
Mas diria que convém ires atualizando o teu perfil. Melhoraste uma skill? Publica. Começaste a ter um projecto sob tua alçada exclusiva ou tens um papel de POC? Publica.
É sempre bom destacar o que vai acontecendo de bom na tua carreira e que possa ser interessante para eventuais próximos empregadores.
1
u/Dimstatyon 17d ago
Tenho a mesma opinião que tu. Apesar de alguns comentários sugerirem que se pode ser contratado por lá, não acontece com todos. É uma ferramenta útil sem dúvida mas não passa disso
1
u/Secret_Advantage_362 17d ago
O problema é que a malta não quer trabalhar, a malta quer trabalhar naquela area especifica por aquele determinado valor. Tenho imensa malta a minha volta a procura de gente sem sucesso. Empreguem se numa merda qualquer e apartir daí arranjam algo na vossa area. que evidentemente leva termpo por ser especializada
1
u/oblivion2g 17d ago
Tenho Linkedin, fui contactado muitas vezes e arranjei emprego novo por aí. Desde que investi tempo em melhorar o perfil e ter um bom CV, começou a chover.
1
1
1
u/not-alone-at-home 17d ago
Da minha experiência e do que vejo no meu círculo, funciona bem na versão gratuita.
1
u/Pretty_girl97 17d ago
Eu recebo várias proposta pelo LinkedIn e quase todas as vezes que me candidatei a alguma proposta tive sempre feedback. No início também achava uma treta mas depois fui melhorando o meu perfil e tentando fazer muitas conexões e se calhar isso é que fez com que desse certo. Até hoje mesmo com emprego recebo propostas por lá
1
u/Flashy-Concentrate78 17d ago
Verdade, uma mão cheia de nada! Nunca arranjei trabalho através do linkedin, serviu para nada até hoje.
1
u/PeterStepsRabbit 16d ago
Acho que depende muito das tuas funções.
Se andares a varrer ruas, o LinkedIn provavelmente não te vai ajudar muito.
No meu caso, fui contactado pelo LinkedIn e hoje estou fora de Portugal graças ao mesmo.
29
u/Krakanakis 18d ago
A subscriçao nao vale a pena, já tive várias vezes com o trial e é inutil para candidatos, de resto é bom o suficiente para candidaturas de trabalho.