r/jovemedinamica • u/Which-Rate2782 • 7d ago
Trabalho presencial não é vida!
Estive um ano em full remote e não me estou a readaptar nada bem ao trabalho presencial. Após uma semana sinto-me mental e fisicamente exausto e não é tanto por estar no escritório, ainda que também, mas é sobretudo pelo percurso casa/trabalho e vice-versa que, para quem não vive exatamente na área, ainda que apenas a 30 km, é um pesadelo.
Quando é que as empresas vão entender que manter trabalhadores mentalmente sãos e confortáveis lhes confere maior produtividade e entusiasmo? No mínimo, um regime híbrido! Metam as desculpas da natureza confidencial do trabalho no cu! O que querem de facto é “microgerir” os funcionários.
291
Upvotes
4
u/DarthRheys 7d ago
Se o teletrabalho se tornasse norma haveria muitos chefes e sub-chefes que iriam para o desemprego por extinção de trabalho. A gestão retrógrada da maioria das empresas portuguesas assim o dita.
Até podes gerir uma equipa remotamente mas na cabeça dos chefes e do patronato é preciso "ver" que o trabalho está a ser feito. De outra forma como é que iria incutir autoridade e poder sobre os subordinados?
Trabalhei remotamente durante poucos meses na altura da gripe disfarçada e foram os melhores meses de trabalho que tive e que consegui ter melhor desempenho. Só o facto de não ter de lidar com o meu chefe direto todos os dias aumentou a minha qualidade de vida. E notaram bem quando tive de voltar. Andei semi-deprimido durante duas semanas.
Trabalhar remotamente é muito mais eficiente e economicamente viável por diversas razões, a começar pelo consumo de combustivel e desgaste da viatura. Trabalhas melhor, trabalhas mais, porque perdes a noção do tempo e acabas por dar mais uma hora, as duas horas de viagem são alocadas para outras coisas e muito mais. Eu ainda acho incompreensível como é que o patronato insiste em denegrir o trabakho remoto.
No final vamos assistir ao seguinte cenário: trabalho remoto, ferramentas de IA essenciais para a execução desse trabalho, cargos intermédios de chefia desaparecem e a responsabilidade de mostrar resultados será inteiramente do trabalhador. Este será o futuro e só assim conseguirão produzir e lucrar mais.