r/jovemedinamica 7d ago

Trabalho presencial não é vida!

Estive um ano em full remote e não me estou a readaptar nada bem ao trabalho presencial. Após uma semana sinto-me mental e fisicamente exausto e não é tanto por estar no escritório, ainda que também, mas é sobretudo pelo percurso casa/trabalho e vice-versa que, para quem não vive exatamente na área, ainda que apenas a 30 km, é um pesadelo.

Quando é que as empresas vão entender que manter trabalhadores mentalmente sãos e confortáveis lhes confere maior produtividade e entusiasmo? No mínimo, um regime híbrido! Metam as desculpas da natureza confidencial do trabalho no cu! O que querem de facto é “microgerir” os funcionários.

289 Upvotes

123 comments sorted by

View all comments

1

u/Kristey1717 4d ago

Sou MUITO SOLIDÁRIO com o argumento das viagens. Perder horas no trânsito é um grande desperdício, detesto deslocações e viagens onde nunca me sinto produtivo.

Contudo… conheço o lado das empresas também.

Tinha uma pessoa a trabalhar comigo… Incrível o trabalho dela. Zelo por tudo o que fazia, entregava as coisas a tempo e horas, pro actividade etc etc.

Começou em teletrabalho, perdeu tudo isso e ainda me arranja constrangimentos do ponto de vista de ter de andar constantemente a chamar a atenção, e andar com cuidado sempre a relembrar os prazos dela e afins.

Conclusão… Vou tentar arranjar uma outra pessoa, substituta porque ela se estragou completamente… a minha empresa é pequena, o tempo perdido a formar outra pessoa, e a explicar tudo de novo, vai atrasar muitos trabalhos que temos…

Por isso respondendo a tua pergunta (não por ti mas por outros casos), as empresas vão entender que o remote é fiável quando as pessoas perceberem que não é por estarem em casa que deixam de ter responsabilidades, em muitos casos não se reflete a mesma produtividade.

1

u/cctkd95 4d ago

em empresas pequenas é muito mais complicado que em empresas grandes, mas sera que vale a pena sacrificar o remoto por umas poucas pessoas? Percebo o teu lado e de qualquer empresa pequena, ai cada recurso vale ouro mas nas grandes empresas não sei se se justifica matar o remote por uns poucos que não são responsaveis, ate pq acho que a grande maioria tem sentido de responsabilidade.

o teu ponto de vista fez-me agora simpatizar um bocado mais com o lado das pequenas empresas, realmente não há maneira fácil de saber se a pessoa ia render em remoto ou não a não ser que começasse logo no remoto, mas percebo que onboardings assim é complicado

1

u/Kristey1717 3d ago edited 3d ago

Acredita é muito complicado, porque a facilidade com Que se cai no facilitismo de não trabalhar ou não render é imensa.

Depois é toda a questão de confiança e perda de tempo em formar para os processos internos, desenvolver novos que se adaptem ao novo funcionário, tirar tempo de produtividade para mostrar as ferramentas que se utilizam e enquadrar que a empresa faz.

Depois vamos a ver e para benefício do trabalhador; não pagar o transporte, não passar 45 minutos na viagem e nem ter despesas de alimentação fora de casa, neste período mais morto do nosso trabalho (o grosso do trabalho é sobre tudo no verão) começamos em teletrabalho… resultado: dias e dias sem trabalhar, não apresenta resultados, uma vez atende-me o telefone no meio da rua, porque eu insisti imenso pois era preciso deixar a tarefa que estava em curso para nos focarmos noutra urgente por pedido de um cliente: “ah hoje nao posso porque combinei aqui umas coisas e não consigo”. Disclaimer: era sexta feira dia de trabalho. E volto a dizer era uma pessoa exemplar e é formada quando chegou e nos primeiros trabalhos que fez connosco.

Em larga escala, a coisa é igual e provavelmente mais difícil de controlar, por isso há empresas a adoptar o método híbrido.

Remote tem vantagens enormes para ambas as partes do ponto de vista económico: Funcionário já falamos delas, viagens, tempo perdido, dinheiro em deslocações, alimentação.

Empregador: escritórios menores, recursos menores, gastos logísticos menores.

Terá desvantagens do pronto de vista social, uma equipa não se conhece tão bem, não vivem coisas tão intensamente e não fazem os coffee brainstorms que tanto ajudam em alguns projectos ou a surgirem novos…

Eu trabalhei em remote mas esta situação foi um grande muro no estômago para mim. Perdi a confiança numa pessoa que me pareceu excelente e … quando fiz o anúncio de que se calhar o remote ia acabar as palavras que ouvi não foram agradáveis.

Por funcionários em empresas pequenas é um custo incrível neste momento. Mas sem eles não cresces, o one man show só funciona até determinado ponto, contudo o comprometimento das pessoas é muito estranho.

Entendo que os salários no nosso país são baixos, mas ninguém por exemplo tem um salário mais baixo que o meu que sou sócio gerente.

1

u/Slamermj_87 3d ago

Em grandes empresas é ainda pior. O pessoal fica acomodado e vai passando entre os pingos da chuva.

É difícil gerir equipas quando não existe a parte presencial, não é impossível mas é mais complicado.