r/jovemedinamica 4d ago

Sério Dificuldade em encontrar um novo emprego

Olá pessoal,

Tenho andado à procura de trabalho há meses, mas está a ser mais difícil do que esperava. Tenho uma licenciatura em Línguas e falo fluentemente inglês e espanhol. Durante o curso, fiz um estágio curricular de dois meses num hotel como rececionista. Depois, trabalhei num supermercado durante um ano e agora estou num restaurante de fast food até conseguir algo melhor. Mas a verdade é que não está nada fácil.

Já enviei candidaturas para várias áreas, incluindo multinacionais, call centers, museus, assistente de loja, postos de turismo e agências de viagens, mas sem sucesso. Refiz o meu CV várias vezes nos últimos meses e até já tentei oportunidades remotas no estrangeiro. Também já fui a algumas entrevistas, mas nunca sou selecionado.

Até tentei fazer networking no LinkedIn, conectar-me com recrutadores e enviar mensagens, mas o resultado é sempre o mesmo – não dá em nada. É uma situação bastante frustrante e deprimente, porque quero melhorar e encontrar algo mais alinhado com as minhas competências, mas parece que nada resulta.

Se alguém tiver alguma dica para melhorar a abordagem ou tornar a candidatura mais forte, agradeço qualquer conselho!

22 Upvotes

10 comments sorted by

View all comments

7

u/flental-doss Jovem integrado em empresa líder e inovadora 4d ago

Sem ser línguas, quais são as tuas hard skills? Sugiro aprenderes hard skills usadas na área em que tu queres mesmo trabalhar. O mercado é competitivo, em cima disso há montes de posições em aberto que efetivamente não estão em aberto, posts automáticos, posições cujo recrutamento é cancelado à toa, e apenas falar espanhol não te vai destacar, a não ser que esteja agregado a outras hard skills em demanda.

2

u/GingerSoulsMatter 4d ago

Sei trabalhar com Microsoft Office, a aplicação de software hoteleiro que usava no estágio, e também um pouco de edição de vídeo em programas como VideoPad e Sony Vegas.

Também já pensei em fazer um bootcamp de programação para tentar mudar de área.

4

u/flental-doss Jovem integrado em empresa líder e inovadora 4d ago

Esses bootcamps não te tornam necessariamente competitiv@ no mercado, até porque o que não falta por aí é pessoal formado em 6 meses que no fim, sabe executar umas coisitas, mas não suficiente para executar projetos complexos o que te dá opções reduzidas e/ou não o salário que esperas por ser uma posição básica. Se quiseres só começar, força, claro, é isso que interessa e vais aprofundando com o tempo!

Aconselho-te a pensar bem no que queres fazer, e explorar a sério o que precisas para ser bem sucedid@.

Por exemplo, saber editar vídeos no Sony Vegas (?) Ou videopad não diz muito quando toda a tua competição usa software muito mais complexo e completo. Precisarias no mínimo dos standards da indústria.. diria que muito monopolizada pela Adobe.

Microsoft Office > vago. O que fazes? Abres um ficheiro e escreves numas células/ corpo? A área que tu queres precisa? Se sim, procura especializar-te em Excel, VBA, Access (...)