r/jovemedinamica • u/GingerSoulsMatter • 4d ago
Sério Dificuldade em encontrar um novo emprego
Olá pessoal,
Tenho andado à procura de trabalho há meses, mas está a ser mais difícil do que esperava. Tenho uma licenciatura em Línguas e falo fluentemente inglês e espanhol. Durante o curso, fiz um estágio curricular de dois meses num hotel como rececionista. Depois, trabalhei num supermercado durante um ano e agora estou num restaurante de fast food até conseguir algo melhor. Mas a verdade é que não está nada fácil.
Já enviei candidaturas para várias áreas, incluindo multinacionais, call centers, museus, assistente de loja, postos de turismo e agências de viagens, mas sem sucesso. Refiz o meu CV várias vezes nos últimos meses e até já tentei oportunidades remotas no estrangeiro. Também já fui a algumas entrevistas, mas nunca sou selecionado.
Até tentei fazer networking no LinkedIn, conectar-me com recrutadores e enviar mensagens, mas o resultado é sempre o mesmo – não dá em nada. É uma situação bastante frustrante e deprimente, porque quero melhorar e encontrar algo mais alinhado com as minhas competências, mas parece que nada resulta.
Se alguém tiver alguma dica para melhorar a abordagem ou tornar a candidatura mais forte, agradeço qualquer conselho!
1
u/canihazdabook 3d ago
Como alguém já disse antes, foca-te no que gostavas de fazer e pensa que skills adicionais poderias ter. Existem várias formações por aí que podem "adoçar" o currículo, mas fazer por fazer só cria ruído.
O que fiz na minha altura quando queria entrar no mercado além de passar o net-empregos a pente foi procurar oportunidades no GIP da minha zona. Já fizeste algum estágio-emprego também?
Depois podes analisar o que correu mal nas entrevistas e o que podes melhorar na próxima tentativa, encarar cada uma com uma experiência de aprendizagem. Eu lia imensos artigos de RH e cheguei a ir a algumas palestras.
Também acho que quanto menos skills pedirem, mais exigentes são, não sei se é por terem uma quantidade absurda de oferta, mas é real. Por isso tenta ver algo que seja um pouco mais "nicho" por assim dizer. O ideal mesmo era pensares no que gostarias de fazer, ver o que costuma ser pedido nessas vagas e ver se faria sentido para ti alguma formação adicional.
Entrando na área que queres começas a ter os fantásticos "anos de experiência na área" e daí para a frente torna-se mais fácil.