r/jovemedinamica 4d ago

Desabafo Jovens não querem trabalhar?

Eu tenho 19 anos,terminei o secundário e estou a tirar um Gapyear(ano de pausa). Estou á procura de trabalho á meses e nada,ou querem experiência sabendo que nem me dão oportunidade sequer de ter a minha primeira experiência,mandam me a mil e uma entrevistas e nada. No início só queria part-time agora aceito de tudo o que o desespero não faz ,escrevo isto aqui em lágrimas estou cansada,desmotivada não sei o que fazer! Podia estar a roubar e enganar ou não querer trabalhar sequer mas pelo contrário,quero trabalhar e todos os dias luto contra a vontade de desistir…

164 Upvotes

166 comments sorted by

View all comments

1

u/TiagoAristoteles 4d ago

Well, para te ser sincero estás numa situação completamente normal. Se tiveres apoio dos papás, procura primeiro ganhar experiência, depois preocupa-te com a parte monetária.

Com isto digo, procura sítios que tu gostavas de trabalhar e oferece o teu tempo e esforço de graça. Por ex: Sou designer e já ofereci trabalhar redes sociais a uma quantidade enorme de eventos locais - Isto além de experiência dá-te nome e networking para começares a ter clientes que pagam.

Isto é apenas uma perspetiva. Boa sorte!

2

u/Less_Remote871 4d ago

Obrigada Tiago, já fiz isso já estagiei na Padaria Portuguesa eu apenas partilhei aqui a minha frustração de não conseguir emprego não contei toda a história!

1

u/julhodez 4d ago

Já postei anteriormente o exemplo da minha filha que também passou por essa frustração. Ou pediam experiência prévia ou propunham full time a recibo verde. Só acabou por conseguir part-time sazonal no Natal e temporário em call center. A nossa economia como é essencialmente de serviços sem valor acrescentado é incapaz de gerar emprego temporário porque não cria emprego qualificado. É por isso que é muito provável tu encontrares alguém a trabalhar no mesmo café , loja roupa ou McDonald's há vários anos e que essa pessoa tb tenha algum tipo de licenciatura.

Na minha qualidade de Pai acredito que todas estas experiências nos ajudam a ver o mundo de outra forma , sobretudo para todos os que cresceram num contexto privilegiado . Não é à toa que o gap year existe nos países mais desenvolvidos e em que os jovens se emancipam mais cedo. Fico surpreendido com tanta negatividade e desconhecimento ( mesmo nos criterios reddit ) demonstrado sobre este tema . Desejo-te sorte e felicidade no teu caminho.