r/jovemedinamica • u/Less_Remote871 • 4d ago
Desabafo Jovens não querem trabalhar?
Eu tenho 19 anos,terminei o secundário e estou a tirar um Gapyear(ano de pausa). Estou á procura de trabalho á meses e nada,ou querem experiência sabendo que nem me dão oportunidade sequer de ter a minha primeira experiência,mandam me a mil e uma entrevistas e nada. No início só queria part-time agora aceito de tudo o que o desespero não faz ,escrevo isto aqui em lágrimas estou cansada,desmotivada não sei o que fazer! Podia estar a roubar e enganar ou não querer trabalhar sequer mas pelo contrário,quero trabalhar e todos os dias luto contra a vontade de desistir…
165
Upvotes
1
u/Kristey1717 2d ago
Meu caro já escrevi, aí de onde venho, não sou rico, nem político, nem os meus pais. Nem computador tinha quando já era normal todos terem, eu usava o da escola. O meu pai era ausente, os meus pais separaram-se, queres saber mais o que a folha do IRS? E a cor dos boxers?
As oportunidades não são o que parecem? 🤣 Então vamos a um exemplo: Encontrei um miúdo 25 anos, apanhei-o num grupo de um dos softwares que são utilizados na área, porque ele brincava com aquilo para fazer simulações e assim Grande talento manual e natural, boa destreza de mãos.
Convidei-o, numa indústria onde normalmente começas a aprender por baixo no trabalho pesado, e a “ganhar pouco”, ele começou apenas a mexer no computador e a ganhar no mínimo 175/200 euros por dia (houve trabalhos que dava e então ele chegou a ganhar 300euros dia). Mais ou menos 5 dias por semana. (No inverno menos, no verão muito mais que 5). Deixou me na mão muitas vezes. Assumia compromissos e depois falhava.
O trabalho que ele tinha antes era no Jumbo como repositór, trabalhava todos os dias em da semana 4 horas e ganhava muito menos.
Fez me, N merdas, uma gravíssima passado de um ano juntos, onde aceitei vários trabalhos para fazermos em conjunto e ele nunca pegou neles, coisas que quando dei conta já não conseguia arranjar ninguém para poder fazer e dive de ser eu a não dormir mais de 3/4 horas durante um mes para conseguir fazer.
Ele começou nisto a ganhar o que eu referi em cima e a trabalhar 6 horas (às vezes). Sabes como eu comecei? A ganhar 35€ há 6 anos a trás e a trabalhar 16 e 17 horas por dia.
Não me venham com moralismos. A única diferença aqui é a vontade de chegar a algum lado. Cheguei a trabalhar como freelancer para 4 sítios diferentes nessa altura ainda trabalhava em dois projectos da universidade e fiz a minha tese. Hoje porque consigo dou oportunidades diferentes e melhores, pago mais e ensino tudo. Dou acesso a que usem softwares que somado custam 15 mil euros para trabalhar na área (os melhores do mercado).
Conclusão, deixei de o chamar.
E tenho mais exemplos. Malta que no primeiro trabalho da bue… E depois não largam o telemóvel. Não largam o cigarrinho. Mesmo avisados continuam…
Como dizem os brasileiros, geração nutela. Querem tudo dado e arregaçado. Querem emprego e mostrar posts no instagram de onde estão e de coisas bonitas, mas não querem o esforço de ter de as alcançar, de aprender mais, de estudarem em casa, de se esforçarem… vão para os trabalhos estudar quando já sabem das funções e do que têm de fazer previamente e é pedido que se preparem.
Mas o instagram é impecável… só fotos bonitas dos trabalhos “que fazem”…