r/jovemedinamica • u/Less_Remote871 • 4d ago
Desabafo Jovens não querem trabalhar?
Eu tenho 19 anos,terminei o secundário e estou a tirar um Gapyear(ano de pausa). Estou á procura de trabalho á meses e nada,ou querem experiência sabendo que nem me dão oportunidade sequer de ter a minha primeira experiência,mandam me a mil e uma entrevistas e nada. No início só queria part-time agora aceito de tudo o que o desespero não faz ,escrevo isto aqui em lágrimas estou cansada,desmotivada não sei o que fazer! Podia estar a roubar e enganar ou não querer trabalhar sequer mas pelo contrário,quero trabalhar e todos os dias luto contra a vontade de desistir…
163
Upvotes
2
u/Infinite-Sorbet7236 11h ago edited 11h ago
Minha cara, eu sei bem o que estás a vivenciar. Pelo que, me solidarizo. Quando iniciei no mercado de trabalho, fui desconsiderada até dizer chega. Submetem-nos a cada coisa quando somos inexperientes.
Inicialmente, tive imensa dificuldade para me empregar. As exigências são inúmeras. Carta de condução, a idade pretendida para ocupar o cargo exigido, domínio de determinado idioma, viver perto do local de trabalho, ter viatura própria, experiência mínima 1/2 anos...etc. Só nos colocam entraves! E quando me empreguei, a estabilidade que me "conferiram" era nula.
Se uma pessoa não se adaptasse num tempo recorde, era logo dispensada. Eles não se preocupavam minimamente. Porque sabem que há quem queira concorrer. Cheguei a ser demitida com apenas dois dias de serviço. Isto denota a falta de coordenação dos profissionais (que nem deviam ser designados como tal), o descrédito. Muitas vezes, não há empatia, flexibilidade para com uma pessoa que está a começar. Mas isso não me demoveu. Continuei a persistir e direcionei-me para uma área que é do meu interesse. E a partir daí, as coisas mudaram significativamente. Deram-me muitas oportunidades e eu comecei a trilhar o meu caminho. Tu irás receber o apoio de alguém que vai olhar para ti e reconhecer o teu potencial. Tal como aconteceu comigo.
Vai correr tudo bem. Interpreta esta situação como uma fase de fortalecimento/crescimento. Sim? É passageiro. Acredita em mim. Faz parte da jornada. A cada turbulência, há uma lição a ser aprendida.