r/jovemedinamica Sep 24 '21

Sério Esgotamento Jovem

Malta perciso de desabafar estou a entrar em burnout e a ficar sem esperança.

Como começar tirei o meu curso, extremamente exigente já estava toda lixada no ultimo ano mas la fiz um esforço final e apesar das tentativas dos profs me baixarem a media consegui acabar o mestrado com média de 16. Tive uns tempos em casa a tentar recompor a cabeça e entretanto meteu-se a pandemia que me lixou completamente os planos de arranjar trabalho. Finalmente quase 9 meses dps de acabar o curso arranjei trabalho, estando a trabalhar para o estado a recibos verdes (e antes que me critiquem dá mais ao fim do mes que as restantes propostas que eram estagio IEFP).

Estou cansada consegui pedir uma semana de ferias a muito favor, sinto que o trabalho cai todo para cima de mim e da minha colega (tb a recibos) a malta é simpatica e nao tenho grandes queixas a nivel pessoal dos colegas no geral.

Mas tou completamente desmotivada, nao vejo futuro, o meu contracto acaba entretanto e nao sei se vai ser renovado (pk basicamente os efectivos quase tao a meses de se reformar), não tenho vontade de fazer nada o trabalho é uma seca, tenho dias que aboro onpc e n consigo faezer nada. E vejo outras propostas e tudo o que encontro sao estagios IEFP ou seja mais 9 meses sem férias, provavelmente num ritmo mais acelerado que agora e continuar a ganhar mal.

Malta estudei 5 anos andei a rastejar na merda, so quero ter um emprego digno onde tenha os mesmos direitos das pessoas normais, 22 dias de ferias e subsidios de natal e ferias é pedir assim tanto?

Revolta-me ver toda a gente preocupada com os trabalhadores da Groundforce e da Galp e nao vejo ninguem preocupado com as condições precarias de milhares de jovens onde até o proprio estado propaga a precariedade.

Este pais nao tem futuro, nao o vejo, não me mandem emigrar, que já estou farta de ouvir esse falso sonho.

Como vocês conseguem qual é a vossa motivação? Só quero algo estável e se der para sair de grandes cidades (poupar na renda) melhor. Não quero passar o resto da vida a trabalhar sem ter direito a porra nenhuma. Malta jovem que não sejam de IT como aguentam esta merda sem fim a vista? Qual é a vossa experiência?

25 Upvotes

40 comments sorted by

View all comments

0

u/tveiga91 Sep 25 '21

Eu, por exemplo, poupei cerca de 60%~70% do meu ordenado, todos os meses durante 2 anos e investi esse dinheiro. Investi em mim, na minha literatura financeira, psicológica, espiritual, filosófica, nos meus conhecimentos financeiros e com isso consegui ter lucros nesses investimentos, que felizmente não é necessário declarar em Portugal por enquanto.

Com esses lucros, despedi-me do meu trabalho em Julho, (ao final de 5 anos a trabalhar feito estúpido sem perspectiva de evolução dentro de uma empresa onde o trabalho honesto não contava para nada.) e hoje estou no Brasil, de onde te mando este comentário, a viver com a minha namorada. Ainda me resta dinheiro e está a ser reinvestido num projecto que me tem dado bons lucros até agora.

Devo confessar que decidi correr um risco enorme e muito sério. Não estou cá definitivamente, pois não tenho visto de emigrante, só de turista e terei de voltar em Dezembro, larguei o emprego, sem perspectivas de emprego futuro, era só eu, a minha cabeça e os meus lucros e todos os projectos que tinha para ele. Ainda por cima vim para o outro lado do mundo, logo isto é toda uma nova experiência. Acredita que se me dissessem há 5 anos atrás que isto iria acontecer.... xD eu teria dito que a pessoa é maluca.

Não estou ainda onde quero estar, mas mesmo que dê errado, não me importarei de voltar para onde eu trabalhava e fazer grinding mais 2 ou 3 anos para voltar a esta vida.

Não quero com isto te deitar abaixo, apenas quero te mostrar que ás vezes, se olharmos para a direção correta, e colocarmos um plano em prática, as coisas podem resultar se assim o quisermos. Talvez também eu queira te dar uma esperança de que se eu consegui, tu também consegues e se tiraste um mestrado, então tens muito mais capacidades para mais do que pensas. Se calhar não estás é a empregar na boa coisa.

Aconselho-te a ler... Muito, mas muito, mas mesmo muito sobre finanças: "Pai rico, pai pobre". "O homem mais rico da babilónia", "Pense e fique Rico".

Aconselho-te também todos os livros de Jordan B. Peterson que tenho lido e tenho assistido as suas lectures que têm sido um verdadeiro abre olhos sobre como a sociedade funciona e como te inseres nela. Acredito que isso te deixará muito melhor e com esperança no futuro. O conteúdo dele no youtube é todo em inglês. Se entenderes, aconselho-te muito as lectures dele de 2017, mas prepara-te que é estilo universidade de novo e são aulas de 2h30. Ainda assim é conteúdo denso e bastante interessante. Experimenta.

Medita, ajuda bastante nesses momentos, posso te aconselhar também algumas práticas budistas.

Faz este teste também:

https://openpsychometrics.org/tests/IPIP-BFFM/

Vai-te ajudar bastante a entenderes-te enquanto pessoa. Não que eu esteja a dizer que tu não saibas, mas sempre nos escapa algo, e também é algo interessante pois revela coisas que não estás a espera e é o mais fiável teste psicológico que podes fazer baseado em 40 anos de estudos e experiencias.

Acho que com isto tudo já terás uma boa base para começares a construir um futuro melhor para ti e a veres que nem tudo é mau. Aguenta-te ai e se precisares de alguma coisa, apita.

PS: Tenho o 9º ano.

5

u/[deleted] Sep 26 '21

foda-se lolei forte com tanto cliche

0

u/tveiga91 Sep 26 '21

E onde está o clichê? Podes elaborar?