r/jovemedinamica • u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico • Dec 28 '21
Sério Para relembrar a verdadeira grande substituição que se tem ocultado do olhar público: a substituição de trabalhadores com direitos por "consultores" precários. Este ano foi em força enquanto nos distraiamos com a pandemia e as guerras do 5G.
https://amp.expresso.pt/opiniao/2021-07-09-Despedir-trabalhadores-em-empresas-com-lucros-o-novo-normal--8af61c20
32
Upvotes
1
u/Puzzleheaded_Fan_554 Dec 29 '21
Depende do que tu consideras legítimo e razoável… eu tento fugir desses termos subjetivos nestas discussões.
Indo por pontos: 1) eu não vejo de todo a precariedade coloniza coisa má. Eu pago ótimos salários mas acho que o compromisso que Portugal te exige que assumas para empregares um gajo é um exagero completamente nocivo á inovação e ao empreenderíamos ( sempre que contrato um gajo eu já faço contas a quanto é que me pode custar eventualmente despedi-lo )
2) o facto de ter ou não lucros não é de todo relevante para aqui. A empresa tem perfeita legitimidade de procurar mais lucros como os trabalhadores a tem de procurar melhores rendimentos. Eu não mantenho nenhum funcionário seja ele consultor, empregado ou sócio se ele não acrescentar mais valor do que aquele que me custa e do que outros conseguem arranjar.
3) o facto de existirem tantas consultoras de Merda como as que fora referidas em algum posts tem haver com a imensa legislação que impede contratos de trabalho mais flexíveis, isso leva a que se criem oportunidades para estás empresas abutres explorarem ( a razão e simples: e muito difícil despedir um funcionário full time mas é muito fácil cessar um contrato com uma empresa de prestação de serviços - e está por sua vez pode usar o fim desse contrato como motivo para despedir o trabalhador pois a sua posição já não existe , se tiveres um mercado mais liberal não existe grande espaço para estás empresas pois elas apenas exploram as diferenças legais entre contratar um empregado e celebrar um contrato de prestação de serviços )