r/portugal Aug 16 '23

Desabafo / Rant Chefe workaholic sem noção

[Contexto] - Eu (f/27) comecei a trabalhar numa empresa, há mais de 3 meses, com a promessa de contrato e trabalho híbrido. Nada disso aconteceu até agora. - A chefe (f/60s), workaholic, faz noitadas a trabalhar e chega ao escritório às 4/5 da manhã. Quer que todos sejam como ela.

[Rant] Como disse, estou nesta empresa há mais de 3 meses sem contrato, sem fazer descontos, nada. Já perguntei à chefe se podia fazer uns dias a trabalhar em casa, sempre a dizer que não.

No primeiro mês, já passado um tempo, a chefe lembrou-se que poderia aproveitar de uma bolsa de estágio profissional, eu inocente fui aceitar. Até hoje ainda não foi fechado o processo. Hoje perguntei à chefe de quanto tempo seria o estágio, ela não soube responder e foi fumar. Voltando da fumaça, senta-se ao meu lado e começa a falar: "Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário." "Eu ia comecar a dar-te sobrecarga de trabalho, saías mais tarde e ias ter de fazer fins de semana." (Isto só a receber a bolsa do estágio).

O estágio oficialmente seria de design gráfico, sendo a licenciatura que eu tenho. Mas o grande foco da chefe é marketing, algo que eu nunca liguei nem gostei. Desde o início que a avisei que não era o meu forte e ela própria sabe disso. Mas acaba por me dar sempre na cabeça quando não sei alguma coisa ou faço algo errado. Eu não ficaria chateada se fosse um dar na cabeça em que eu aprendesse algo, mas nunca é o caso. (A empresa não é nenhuma agência, é de consultoria SAP. )

Se já o estava antes, agora então é que fiquei mesmo fdd da cabeça com isto. Fiquei de lhe dizer se quero fazer estágio afinal, ou não. Obviamente que depois daquelas e outras palavras fiquei ainda com menos vontade de lá ficar.

Pronto, de momento não consigo pensar em mais nada porque foi muito recente e tenho a mioleira toda baralhada. Estejam à vontade para partilhar histórias e experiências do género.

EDIT: Sim, eu recebo...debaixo da mesa. E o porquê de eu ter ficado lá tanto tempo: preciso mesmo do dinheiro, quase que numa situação de desespero. Vivo bastante longe dos pais, tenho tudo para pagar e logo no sítio mais caro do país. Eventualmente irei ter de voltar para casa, se não conseguir dar a volta a esta situação. Obrigada a todos pelos comentários!

84 Upvotes

126 comments sorted by

View all comments

20

u/mjigs Aug 17 '23

Eu estive numa situaçao parecida, apareci para a entrevista e ela quis que eu trabalhasse na hora com tanto desespero, ao menos pagou, tambem nao reparei que no anuncio ela queria alguem para estágio do iefp entao começamos nesse pé, nem tive tempo para me organizar mas como estava mesmo aflita á procura de emprego e foi o primeiro que me apareceu na area, aceitei. O trabalho nao era muito complicado visto que a empresa só tinha maioritariamente 1 cliente com varias lojas, ou seja, tinhamos que fazer as coisas com as coisas pré feitas e as regras deles. Eu tinha de apanhar 1 bus e 2 metros, quase 2h, tinha de abrir uma loja ás 9h e tal que nao recebia clientes, tinha 1h para almoço e saía ás 19h e tal. Nem tinha vida quase. Fiquei quase 1 ano á espera do tal estágio porque estava bem demorado, ela pagavame debaixo da mesa, mas obvio que merecia bem mais pelo o trabalho que fazia, afinal de contas dei um lucro imenso á empresa, nesse caso foi sempre certinha e ainda dava bonus. O problema é que ela conseguia ser maluca mesmo, uma vez queria que eu ficasse na loja até as tantas da noite a trabalhar, outra vez queria que eu fizesse horas em casa só que acabei por adormecer (3h), obvio que me neguei, eu ate gostava de lá estar se nao fosse por ela ser assim, acho que estava na menopausa e os hormonas estavam loucos.

Quando finalmente o estagio estava para ser aceite, começei a pensar duas vezes, até porque tinha de mentir ao iefp, pensei tambem se queria mesmo continuar a aturar aquela merda entao inventei uma desculpa qualquer que ia fazer um curso e bazei.

Nao vale a pena andar a olhar para cima do ombro e aturar este tipo de coisas, saniedade mental acima de tudo.

2

u/NGramatical Aug 17 '23

começei → comecei (c seguido de e ou i não necessita de cedilha) ⚠️