r/portugal Aug 16 '23

Desabafo / Rant Chefe workaholic sem noção

[Contexto] - Eu (f/27) comecei a trabalhar numa empresa, há mais de 3 meses, com a promessa de contrato e trabalho híbrido. Nada disso aconteceu até agora. - A chefe (f/60s), workaholic, faz noitadas a trabalhar e chega ao escritório às 4/5 da manhã. Quer que todos sejam como ela.

[Rant] Como disse, estou nesta empresa há mais de 3 meses sem contrato, sem fazer descontos, nada. Já perguntei à chefe se podia fazer uns dias a trabalhar em casa, sempre a dizer que não.

No primeiro mês, já passado um tempo, a chefe lembrou-se que poderia aproveitar de uma bolsa de estágio profissional, eu inocente fui aceitar. Até hoje ainda não foi fechado o processo. Hoje perguntei à chefe de quanto tempo seria o estágio, ela não soube responder e foi fumar. Voltando da fumaça, senta-se ao meu lado e começa a falar: "Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário." "Eu ia comecar a dar-te sobrecarga de trabalho, saías mais tarde e ias ter de fazer fins de semana." (Isto só a receber a bolsa do estágio).

O estágio oficialmente seria de design gráfico, sendo a licenciatura que eu tenho. Mas o grande foco da chefe é marketing, algo que eu nunca liguei nem gostei. Desde o início que a avisei que não era o meu forte e ela própria sabe disso. Mas acaba por me dar sempre na cabeça quando não sei alguma coisa ou faço algo errado. Eu não ficaria chateada se fosse um dar na cabeça em que eu aprendesse algo, mas nunca é o caso. (A empresa não é nenhuma agência, é de consultoria SAP. )

Se já o estava antes, agora então é que fiquei mesmo fdd da cabeça com isto. Fiquei de lhe dizer se quero fazer estágio afinal, ou não. Obviamente que depois daquelas e outras palavras fiquei ainda com menos vontade de lá ficar.

Pronto, de momento não consigo pensar em mais nada porque foi muito recente e tenho a mioleira toda baralhada. Estejam à vontade para partilhar histórias e experiências do género.

EDIT: Sim, eu recebo...debaixo da mesa. E o porquê de eu ter ficado lá tanto tempo: preciso mesmo do dinheiro, quase que numa situação de desespero. Vivo bastante longe dos pais, tenho tudo para pagar e logo no sítio mais caro do país. Eventualmente irei ter de voltar para casa, se não conseguir dar a volta a esta situação. Obrigada a todos pelos comentários!

87 Upvotes

126 comments sorted by

View all comments

3

u/[deleted] Aug 17 '23

Não te metas nisso. Estágio é bom quando tens uma boa coordenação por parte da tua escola, a fazer o acompanhamento. A minha tutora de estágio era tal e qual a tua chefe. Até metia aflição. Entrava às 7h saía às 20h ou 21h e raramente folgava.

Na altura aceitei fazer feriados e fins de semana e assinei contrato de estágio de 7h/dia, mas a tutora queria que eu fizesse 9h e que trabalhasse 6 a 7 dias seguidos até folgar, com a desculpa que em Gestão de turismo era mesmo assim. Falei com a coordenação do meu curso e disseram-me que, por lei, as regras de trabalho aplicam-se aos estágios.

Durante o estágio é aplicável o regime do período normal de trabalho, de descansos diário e semanal, de feriados, de faltas e de segurança e saúde no trabalho, aplicável à generalidade dos trabalhadores ao serviço da entidade promotora.

Bati o pé e disse que não fazia mais do que as 7h (7h+ 1 h de almoço) porque era o que estava estipulado em contrato e era o que a lei permitia.

Em suma, se não fosse pela coordenação, eu teria sido mais explorada ainda. Levei raspanete da tutora por ter ido "fazer queixinhas", mas lá acabei o estágio nos meus próprios termos.

Hoje ocupo a posição que foi dela e penso que ela de certeza que era/é muito infeliz e que não deveria querer para casa. O trabalho é muito, mas nada que leve 12h do dia a fazer.