r/jovemedinamica • u/Mysticgriever1 • Jun 21 '23
Discussão Antigamente as pessoas conseguiam mais facilmente empregos e mais cedo?
Dizem os mais velhos "eu consegui tudo sozinho, sempre trabalhei desde pequeno e nunca precisei dos meus pais". Porque é que sinto que este tipo de pessoas nasceu numa família privilegiada, com ajudas diferente de muitos que na altura não tinham fácil acesso à educação? A localização também era um fator relevante. Para não falar que antigamente também não existia esta coisa dos currículos parece que era só chegar e com uma cunha entrava-se como "aprendiz sem formação" sem experiência o que muitos hoje chamam de estagiário (que necessariamente tem que ter uma formação) , muitos nem sabem o que é isso. Será este discurso das pessoas mais idosas um discurso típico de burguês que teve a sorte grande de conseguir recursos e ferramentas necessárias que hoje em dia já não temos acesso?
4
u/VladTepesDraculea Jovem Dinâmico Jun 21 '23
Eu entrei no mercado de trabalho quando se chorava a cantos que não haviam engenheiros informáticos suficiente e pagavam 1000 paus de entrada. Também se chora que não há médicos suficientes na maior parte do país a pagar 1000 paus de entrada. A grande diferença é que os empregadores decidiram que pagar mais de 1000 paus a um trabalhador era caro e criaram estruturas para fugir a leis laborais.
O meu pai nunca esteve em regime de outsource, eu levei 4 anos a arranjar um trabalho que não fosse outsource. Criaram-se essas estruturas de
chupistasconsultices e afins para manter salários baixos e criar uma certa precaridade. E vez isso mesmo nos médicos, vais a um hospital privado por exemplo, e tens que andar a ver médico e médico se tem acordo com o teu seguro. Porquê? Porque eles não lá como empregados do hospital que tem acordos com seguros, mas como independentes ou outsourcedOutra grande diferença é que o meu pai a começar a trabalhar sindicalizava-se logo e a maior parte dos colegas estavam sindicalizados. Sindicatos caíram imenso em popularidade por causa de décadas de campanhas difamatórias.
O governo e a legislação também deu umas guinadas à direita. No tempo dele, o meu pai era contratado e para o despedirem ou tinham de ter uma justa causa comprovada ou fazer um acordo decente com ele. Agora porque sou trabalhador especializado numa "área complexa" tenho meio ano de precaridade logo à cabeça em que posso ser posto na rua sem qualquer razão de um dia para o outro. Tens também estágios do IEFP a subsidiarem precaridade e salários baixos, e 1001 empresas a se aproveitarem para explorarem pessoal.
Não percebi, onde queres chegar? Eu nunca conseguiria pagar um T4 na Bobadela em 10 anos nos dias de hoje.