r/jovemedinamica Sep 28 '24

Desabafo Bertrand

Paga a todos os seus funcionários o salário minimo e mesmo os chefes de loja só ganham mais 50 euros. Shame on Bertrand.

97 Upvotes

52 comments sorted by

View all comments

35

u/Eugene_Bleak_Slate Sep 28 '24

É simplesmente a cultura empresarial em Portugal; o salário justo para quase todas as funções é o mínimo. E como têm mão-de-obra ilimmitada à disposição, simplesmente não precisam de pagar mais.

-28

u/OViriato Sep 28 '24

Criticável, sim, mas com os impostos como temos não é fácil pedir a qualquer empresa que suporte ordenados muito mais elevados pois a carga associada de impostos para a empresa é bruta.

Talvez devêssemos começar por criticar aí, e depois então as empresas que ainda assim não ajustassem salários

33

u/Eugene_Bleak_Slate Sep 28 '24

Não o quero ofender, mas parece-me muito ingénuo supor que, se os impostos fossem mais baixos, as empresas pagariam melhor. A maioria das empresas paga pouco porque quer e pode, nada mais. Se tivessem de pagar mais, seria o que fariam. Algumas iriam à falência. E depois? Que empresas que dão prejuízo vão à falência é algo saudável, numa sociedade capitalista. O problema é que em Portugal toda a gente pensa de forma corporativa/socialista.

6

u/Alert-Marsupial-1035 Sep 28 '24

Sim se os impostos fossem mais baixos provavelmente não pagariam melhor no entanto a versão atual é uma versão em que o estado ganha sempre e por isso os incentivos são errados. A empresa paga pouco mas o estado não se incomoda muito porque tem sempre uma receita "boa".

O Estado vai buscar receita de múltiplas maneiras (IRS, TSU, IRC, IVA) ou seja existe um caso para se fazer sobre baixar impostos sem pensar se é ingénuo ou não e se as empresas pagariam melhor... simplesmente porque o estado não consegue justificar a carga fiscal com esta economia, rendimentos e serviços...isto se fossemos ter uma conversa séria entre estado e sociedade.

Estamos a pagar muito por pouco! Andamos distraídos a falar do chefe que ganha mt ou da empresa que paga pouco quando deviamos falar mais do que o estado tira...

3

u/Eugene_Bleak_Slate Sep 28 '24

Absolutamente. O Estado oferece serviços muito maus tendo em conta os impostos que cobra. Mas isso não está relacionado com os salários pagos à esmagadora maioria dos trabalhadores.

2

u/cafbox Sep 30 '24

Continuamos a pagar dívida acumulada de investimentos que criaram pouca riqueza e favoreceram só alguns. Continuamos com políticas de favorecer as empresas dos amigos em vez de deixar cair/falir essas empresas que não têm competências para se manter no mercado. Ocupamos o lugar a outras empresas que seriam perfeitamente sustentáveis mas que sem compadrios não se mantêm. É um problema sistêmico e dizer que são mais ou menos impostos é populismo.

2

u/Eugene_Bleak_Slate Sep 30 '24

Concordo completamente.

2

u/cafbox Sep 30 '24

Acabei por não ligar o meu argumento ao teu comentário... Cada vez mais me convenço que os serviços que o Estado oferece hoje em dia são os possíveis devido a essa dívida (justiça, forças de segurança e burocracias no geral) ou apenas motivos ideológicos (pouco investimento na saúde, educação) apesar de até haver investimento em transportes (lá está a favorecer os primos). Ou seja a falta de qualidade dos serviços do estado é algo mais profundo que só o sistema de colectar impostos e isso implica que podemos culpar os próprios eleitores pelas escolhas que se fez até agora, apesar das poucas alternativas.

1

u/inquietmode Júnior com 3 anos de experiência Sep 28 '24

parece-me muito ingénuo supor que, se os impostos fossem mais baixos, as empresas pagariam melhor

sabes como é que podes ter a certeza de que não vão pagar melhor? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

2

u/BestRubyMoon Sep 29 '24

Ainda à tempoa tivemos empresas a ter lucros maiores do que alguma vez tiveram. Nenhuma paga mais que o ordenado minimo, nao importa o dinheiro que façam. Se és adulto e ja tiveste 1 trabalho sabes bem que ninguem paga mais a nao ser que seja obrigado por lei.

1

u/[deleted] Oct 02 '24

Tem é de subir os impostos a empresas que faturam muito e depois a funcionários pagam uma miséria. Aí é subir até falir mas rapidamente. E se começarem a estrabuchar muito começar a penhorar as casas ao dono e etc. Votem em mim que vão ver se isto não muda

1

u/OViriato Sep 28 '24

Não me ofende nada, acho que a troca de opiniões é saudável e, se ofendesse, caber-me-ia a mim lidar com isso.

Talvez seja ingénuo da minha parte, sim, daí ter acrescentado a parte final do meu comentário, pois bem sei que muitos não o fariam.

Os ordenados são pagos em função da produtividade, concorrência e competitividade. Há sectores pouco especializados em que essas questões não se colocam portanto a tendência do mercado será pagar o mínimo possível, mesmo com impostos mais baixos.

Mas há sectores onde lutar por determinados trabalhadores que ofereçam algo mais às empresas lhes traz benefícios em relação ao mercado. Nesse caso os ordenados têm tendência a aumentar para captar esses trabalhadores.

Outros sectores há, em que o custo-benefício da carga fiscal vs os benefícios de captação de melhores trabalhadores simplesmente não compensa. Neste caso intermédio (e também no anterior, em parte) acredito que veríamos aumentos salariais se a carga não fosse tão pesada.

2

u/Eugene_Bleak_Slate Sep 28 '24

Tem razão na sua análise, mas a grande maioria dos salários está enquadrada na primeira categoria que enunciou. Ou seja, aqueles que mais precisam de um aumento de salário são precisamente aqueles que em nada beneficiariam com uma redução de impostos. Eu sou favorável à descida de alguns impostos, mas a ideia de que isso levaria a um aumento generalizado de salários parece-me simplesmente errada. Para isso acontecer, seria necessário; 1.) parar (e, se possível, reverter) a imigração em massa de mão-de-obra barata, e 2.) aumentar agressivamente o salário mínimo. Nenhum partido, do Livre ao Chega, teria coragem de implementar sequer uma destas medidas, pelo que o problema dos salários miseráveis em Portugal se vai manter.

1

u/[deleted] Oct 02 '24

Mas que impostos mais baixos... Estes gajos ganham todos milhões e não querem pagar impostos e também não querem pagar aos funcionários devia ser logo era aumentado os impostos a empresas dessas em 500 por cento até falirem