r/jovemedinamica Sep 28 '24

Desabafo Bertrand

Paga a todos os seus funcionários o salário minimo e mesmo os chefes de loja só ganham mais 50 euros. Shame on Bertrand.

97 Upvotes

52 comments sorted by

View all comments

35

u/Eugene_Bleak_Slate Sep 28 '24

É simplesmente a cultura empresarial em Portugal; o salário justo para quase todas as funções é o mínimo. E como têm mão-de-obra ilimmitada à disposição, simplesmente não precisam de pagar mais.

-24

u/OViriato Sep 28 '24

Criticável, sim, mas com os impostos como temos não é fácil pedir a qualquer empresa que suporte ordenados muito mais elevados pois a carga associada de impostos para a empresa é bruta.

Talvez devêssemos começar por criticar aí, e depois então as empresas que ainda assim não ajustassem salários

29

u/Eugene_Bleak_Slate Sep 28 '24

Não o quero ofender, mas parece-me muito ingénuo supor que, se os impostos fossem mais baixos, as empresas pagariam melhor. A maioria das empresas paga pouco porque quer e pode, nada mais. Se tivessem de pagar mais, seria o que fariam. Algumas iriam à falência. E depois? Que empresas que dão prejuízo vão à falência é algo saudável, numa sociedade capitalista. O problema é que em Portugal toda a gente pensa de forma corporativa/socialista.

1

u/inquietmode Júnior com 3 anos de experiência Sep 28 '24

parece-me muito ingénuo supor que, se os impostos fossem mais baixos, as empresas pagariam melhor

sabes como é que podes ter a certeza de que não vão pagar melhor? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

2

u/BestRubyMoon Sep 29 '24

Ainda à tempoa tivemos empresas a ter lucros maiores do que alguma vez tiveram. Nenhuma paga mais que o ordenado minimo, nao importa o dinheiro que façam. Se és adulto e ja tiveste 1 trabalho sabes bem que ninguem paga mais a nao ser que seja obrigado por lei.

1

u/[deleted] Oct 02 '24

Tem é de subir os impostos a empresas que faturam muito e depois a funcionários pagam uma miséria. Aí é subir até falir mas rapidamente. E se começarem a estrabuchar muito começar a penhorar as casas ao dono e etc. Votem em mim que vão ver se isto não muda