r/jovemedinamica 18d ago

Desabafo Serei eu a besta?

Comecei um emprego novo o mês passado, numa área onde tenho mais de 7 anos de experiência. O trabalho é super tranquilo, mas como em qualquer outro trabalho, o difícil não é o trabalho em si, mas sim aprender a trabalhar da maneira que as pessoas querem. Porque aqui se faz assim, e não assado, e mesmo quando sabes que tens uma maneira três vezes mais rápida e até menos trabalhosa de fazer as coisas e tentas mostrar alguma iniciativa em fazer melhor, és visto como Satanás que subiu à terra.

Pois bem, a minha história tem a ver com isso mesmo.

Fomos incumbidos de alimentar um Excel com dois meses e meio de registos, para tentar criar uma maneira mais uniforme de fazer as coisas entre todos os departamentos. Os meus colegas, com cerca de 5mil registos por fazer, estavam a imprimir as folhas e adicionar os novos registos UM A UM!

Tudo bem, a informação vem toda desformatada e cheia de incongruências, mas fds... A coisa mais elaborada que conseguiram fazer naquele Excel foi mudar a cor das células.

Eu apanhei o meu chefe e disse-lhe que tenho experiência em Excel e que não me importava de criar um Excel com algumas funções e alguma formatação condicional. Uns filtros, umas listas para ser mais fácil selecionar opções, umas check boxes... Merdas simples. Até podia fazer macros, mas a empresa não as autoriza no 365.

Fiquei então encarregue daquilo e como tal, tirei o Excel do sistema e comecei a criar o meu e a alimentá-lo.

O que fui fazer... Agora para os meus colegas sou arrogante. Quero fazer tudo à minha maneira, já fui avisado muitas vezes que não é assim que a empresa funciona, metem defeitos em tudo o que está no Excel, mesmo que eu diga que não fui eu que inventei, mas que segui as guidelines que a chefia me deu. Dizem que já quero mandar e estão sempre a ver quando meto a pata na poça em alguma situação para me puxar para baixo.

Serei eu a besta? Eu sei que só estou lá há um mês, mas não conseguia ficar parado e ver pilhas de registos a amontoar só porque pessoas da minha idade imprimem folhas só para depois as passar a limpo para o computador. Quando acabasse-mos de passar aquilo tudo, teríamos duas vezes mais para fazer.

Sei também que, se a chefia queria algo melhor, também o poderia ter feito, e ninguém me obrigou a me chegar à frente, mas será isso assim tão mau?

Edit: algum português

97 Upvotes

86 comments sorted by

109

u/KhaosSama Remunerado de acordo com experiência 18d ago

Vou defender o diabo (chefes e etc) mas há muitos trabalhadores nas empresas que são autênticos NPC, querem fazer sempre tudo como sempre fizeram sem qualquer vontade de desenvolvimento ou inovação para facilitar o trabalho e aumentar a eficiência

E ainda por cima são invejosos resistentes à mudança que se sentem ameaçados quando aparece um tipo (ou uma tipa, que eu não sou machista ahah) que faz coisas diferentes

Grande props OP, por mais colegas "bestas" de excel como tu 🤝

9

u/silverlinettv 18d ago

Concordo, a minha situação é semelhante á do op mas no retalho, passei de uma empresa que seguia as regras todas ao detalhe para uma em que os funcionários fazem o que querem e bem lhes apetece, estou constantemente a chamar a atenção que não sou eu que me vou lixar com o HCCP ou outra entidade qualquer, desde então tenho mau feitio, sou um mau colega etc. Não filhos estamos a ser pagos para trabalhar 8 e como deve de ser não é andar a passear os cascos 6h e o resto da gente que se fod*

3

u/Humble-Cat-1075 17d ago

Foste para a função pública? Haha

2

u/silverlinettv 17d ago

Quem me dera, infelizmente gosto do retalho não sei muito bem como então por cá continuo só numa empresa menos exigente 😅

1

u/ThrowRa173892 16d ago

Eu só crio inovação em duas situações, se for para meu proveito próprio, ou se alguém que eu queira for reparar. Caso contrário é desperdício de tempo

1

u/Zealousideal_Shine72 16d ago

Eu diria que a maioria sao npc pq nem o trabalho para o qual estudaram e foram contratados sabem fazer...

38

u/Psyb07 18d ago

Aprendeste uma lição, eles tb sabiam o que estavam a fazer e tu estragaste o esquema. 

16

u/RDRC 18d ago

Ok, mais ou menos. Percebo o que estás a dizer, mas por outro lado tínhamos departamentos inteiros à espera do nosso trabalho.

Não acredito que tenha sido uma situação de "e pá vamos engonhar senão vem mais trabalho", porque nem é isso. Eles voltaram para o seu trabalho, que diga-se não é nada de outro mundo e eu é que fiquei com mais trabalho em cima, por iniciativa. Quanto muito, livrei-os de trabalho que não era nosso por defeito, porque isto é considerado um extra, para lá das nossas funções, mas que tem de ser feito, para facilitar mais tarde.

26

u/JoelFreitas1983 18d ago

Por outro lado, cuidado com a produtividade pode ser o teu pior inimigo, quando deres por ela estas com tudo e mais alguma coisa.

15

u/Tia_Mariana 18d ago

Infelizmente, os teu colegas devem estar a pensar "olha-me este, a querer trabalhar melhor que nós mal chegou, e a por em causa a nossa posição despreocupada de fazer pouco em muito tempo, a mostrar que dá para ser mais eficiente à chefia, que nós já tínhamos convencido de que não dava mesmo, as coisas são assim lentinhas".

3

u/NoPossibility4178 17d ago

Percebo a tua posição OP e eu a entrar para uma posição nova fazia o mesmo, excel é básico dos básicos, não sou nenhum macaco para andar a copiar coisas 1 a 1, é automatizar e quero meter os pés em cima da secretária durante o próximo ano a desfrutar do meu trabalho bem feito (enquanto espero que os chefes não se lembrem de mais nada), enfim.

Mas como os outros estão a dizer, estás a mexer no trabalho da equipa de uma forma com grande impacto. Se há meia empresa à tua espera e tu ainda estás ai a trabalhar, isto é o ok da empresa que isto não é problema teu, é dela, e ela está a funcionar bem assim e não tem grande interesse em resolver, senão já tinha ido.

O meu trabalho agora é exatamente pegar em equipas como a tua e automatizar tudo o que vocês estão a fazer, e acredita que estou numa empresa que não faz layoffs há 20 anos, genuinamente querem que tu deixes fazer trabalho que não vale nada para fazeres coisas mais produtivas, mas a resistência que as pessoas têm a tudo isto é de outro nível, elas no fundo percebem o objetivo mas é mesmo o medo de mudar de tarefas e não saber fazer a nova ou de "isto é a única coisa que sempre fiz aqui, e se não tiver mais tarefas depois?" que faz o meu trabalho demorar muito mais.

1

u/RDRC 17d ago

Percebo o que dizes, mas como disse noutro comentário, este departamento é minimamente recente (cerca de um ano) e todas as pessoas que estão nele foram ativos contratados e não vieram de ouros departamentos (o que justificava o que dizes).

Como o departamento é novo, a semana passada apareceu a necessidade de criar um sistema que tirasse informação de outros departamentos para este, e então há agora um aglomerado dê informação por tratar. Mas nem faz parte das nossas funções. É algo que nos vai apenas facilitar o trabalho no futuro.

Só que estavam a receber a informação, a passar para um Excel nosso (a passar informação e curar mesma manualmente) e assim ia ficar o sistema. Iriamos estar sempre a correr atrás do prejuízo durante meses, e ia prejudicar aquele que é realmente o nosso trabalho.

Eu vi que conseguia automatizadar aquilo de maneira a me chatear apenas uma vez e despachar o assunto para sempre, para todos, e lancei a proposta à chefia, que me deram liberdade para executar, mas o pessoal que está lá desde que o departamento foi criado achou aquilo uma falta de respeito, porque a maneira deles era perfeitamente suficiente e que estava a ser arrogante e já estava a querer passar por cima de toda a gente e mandar no departamento.

3

u/Ok-Benefit5748 17d ago

Só ter lido, " imprimem e passam a limpo para uma nova folha de excel" , deu me calafrios!

Conselho de amigo: Automatiza o máximo que conseguires do teu lado, e não dês cavaco a ninguem ( desde que esteja dentro das tuas funções e sem tarefas repetitivas). E depois, quando tiveres 4H de trabalho automatizado , fazes como os outros. " Não dá para mais chefe" . Não causas tumultos, tens a tua parte feita, e ainda te integras rápido com esses Neandertais que tens como colegas. 🤣

24

u/Sufficient_Market226 18d ago

Aparentemente eles estavam a fazer render o trabalho e tu acabaste por fazer com que de repente ele começasse a ser feito mais rápido

Não tarde alguém chega à conclusão que não é preciso tanta gente no departamento e alguém vai ser transferido para outro sítio, etc etc

Estás a ver a miríade de problemas que a tua solução pode ter criado para eles 🤷🏻‍♂️

4

u/Little-Watercress997 18d ago

A questão passa muito por aí, aumentou a produtividade sem levar mais dinheiro para casa. Ou seja aumentou a taxa de exploração dele e dos colegas. O inferno são os outros.

2

u/Interesting_Middle84 17d ago

Não percebi isso da taxa de exploração, se bem que nunca a ouvi antes tambem.

Se assumir o que penso, que é que toda a gente e mais explorada, duvido, porque n é uma coisa constante e trabalhosa que é um add on ao trabalho que ja tem. Isto é uma tabela automatizada de entries , custa a fazer, mas depois é .... bem, automatico.

Honestamente, se fosse pra por linha após linha uma de cada vez ia trabalhar para o supermercado, aí pelo olhava pro cu de quem se ia embora e avaliava criticamente.

1

u/Little-Watercress997 12d ago

A taxa de exploração é a relação entre o teu salário e a tua produtividade. Se o fulano aumentar a produtividade automatizando tarefas e isso não se traduz num aumento do seu salário então ele está a tornar-se num agente da sua própria exploração. A taxa de exploração não é uma medida teórica, ela afeta o teu poder de compra através do encarecimento do teu custo de vida. Porque o valor do teu trabalho diminui em relação ao custo dos restantes bens e serviços.

10

u/Independent017 18d ago

Não és a besta! Tens brio profissional e se puderes fazer as coisas em metade do tempo, melhor. Aconteceu-me o mesmo há alguns anos quando a minha colega esteve de baixa e ela tinha, literalmente, 2 pilhas de papel no armário, que sempre que era necessário saber se algum assunto estava tratado, ela ia "lamber" aquele papel todo até encontrar o mail original, e os 20 seguintes com as respostas agrafadas!! Aquilo não dava para mim! Criei um excel com filtros, formatação condicional, tudo coisas simples, e sempre que era preciso saber o estado do pedido, em 30 segundos tinhas a resposta! Quando ela veio, 9 meses depois, só disse, não vou usar o ficheiro! Mais de 10 anos depois, ainda o usa!

Tens de assumir que as pessoas têm aversão à mudança, e só quando lidam com as vantagens é que percebem.

Parabéns por tentares melhorar o trabalho e sobretudo por acescentares valor à empresa. Não ligues aos comentários que no final do mês levas o mesmo para casa, porque a longo prazo isso muda.

13

u/nuno20090 18d ago

As bestas são esses middle managers e managers que acham que sabem muito, e depois não percebem quando estão a ser engrupidos ou quando há maneiras obviamente melhor de fazer as coisas. O mal de muita empresa em PT é esse. A competição entre colegas, existe também porque provavelmente o ambiente criado por esses managers, não é o melhor.

Continua a fazer o que achas melhor. No longo prazo, isso é bom para ti e para quem te dá emprego.

3

u/OkSupport5990 18d ago

Pelo que percebi da história não são managers, são o povo m

5

u/nuno20090 18d ago

Pois, eu sei. Mas são managers que acham normal fazer tratamento de dados imprimindo folhas e voltando a digitalizar.

Isso é ser um manager de merda. Não sou daqueles que diz que para saber mandar, é preciso saber fazer, mas é necessário a alguém que esteja a chefiar pessoas, estar actualizado, saber o minimo sobre as tarefas, a melhor forma de as fazer, etc.

Os trabalhadores, também poderiam tentar mudar as coisas, mas como se viu pela recepção, isso não é incentivado e estavam apenas a jogar o jogo com as cartas que têm.

2

u/OkSupport5990 18d ago

Parece me é que é uma empresa com empregados extremamente mal qualificados, pelo menos na parte da informática. E ainda por cima péssimos trabalhadores também. Mas provavelmente recebem pouco mais que o salário mínimo, e é assim a vida. A verdade é que a solução óbvia é despedir os sabotadores todos, mas boa sorte com isso.

1

u/Suzume_Chikahisa 17d ago

Eh, pá. Eu olhei para isto e e fiquei logo de olhos atravessados a pensar que é que a supervisão do OP andava a pensar.

Automatizar uma tarefa desta é do mais básico que há. Não aumenta o nível de trabalho da equipa, mesmo que o aumento de produtividade não seja recompensado.

6

u/Kaivo 18d ago

Por aqui está precisamente ao contrário. Nós queremos mudar, eu sei como mudar e melhorar, os meus colegas apoiam e concordam mas tenho chefes e superiores que não querem porque sempre se fez assim e funciona então não mexe

11

u/unicornio_careca 18d ago

Uma coisa que aprendi ao longo dos anos foi, nunca sobressair demasiado no trabalho (positiva ou negativamente), porque na primeira oportunidade, vão fazer de tudo para que saias.

3

u/NoPossibility4178 17d ago

Isso depende muito, é preciso avaliar bem a situação, quando comecei a trabalhar dei o litro durante muito tempo, sem pensar muito no que estava a fazer para o resto da equipa (fora do "estou a mostrar que consigo ajudar"), e fui bastante recompensado por isso, à medida que viram que eu estar a 120% era "normal", o reconhecimento abrandou, mas também abrandei eu e continua tudo ok, todos contentes.

Mas tive sorte que não entrei numa equipa que só queria andar a ver e toda a gente lá se incentivava a crescer constantemente, mas olhando para trás acho que enquanto ajudei a poupar trabalho para os que lá estavam, com o tempo o trabalho cresceu muito mais do que era inicial (apesar que a equipa depois também começou a crescer em números).

1

u/demonya99 16d ago

Que conselho mais ridículo.

1

u/unicornio_careca 16d ago

Ainda bem que as opiniões são como os peidos.

1

u/demonya99 16d ago

Viva a mediocridade!

/s

1

u/unicornio_careca 16d ago

Igualmente, bem haja...não se engasgue está bem?

1

u/demonya99 16d ago

Não escrevas tanto. Ainda alguém repara.

1

u/EsquerdistaCaviar 13d ago

O pensamento português, simplesmente perfeito, parabéns funcionário do mês!

6

u/ovelhaloira Estagiário 17d ago

Não, não és a besta, mas alguns pontos a ter em conta...

  • cuidado com a forma como és visto na empresa. Talvez isso fosse uma coisa a fazer quando já estivesses mais sólido na empresa e visses que há vontade de melhorar processos;

  • talvez a equipa "goste" de demorar tempo a fazer essas tarefas porque assim pode dizer ao chefe que como estão tão ocupados a fazer X, não podem ocupar-se com outras tarefas;

  • talvez sejas uma pessoa mais dada a inovação e a empresa seja mais retrógrada;

  • se queres simplificar processos, o ideal é simplificares os teus (de preferência de forma subtil);

  • talvez os teus colegas sejam sobretudo idiotas...

Quem sabe.

11

u/Imjusthonest2024 18d ago

O facto de haver gajos a trabalhar em folhas de Excel há anos e que nem uma simples formatação condicional sabem fazer deve dizer-te tudo acerca da competência média do pessoal que te rodeia. Essa "arrogância" de que te acusam é mais insegurança da parte deles.

5

u/annleemar 18d ago

Mostra-lhes o Power Query, e das duas uma:

1) rendem-se

2) estragas-lhes o esquema de como queimar tempo a fazer nada que acrescente valor

5

u/crazyG_8 18d ago

Vou dar-te o meu exemplo. A associação para quem trabalho adquiriu um programa caríssimo para ser usado de norte a sul pelas diversas associadas. Problema: estas pequenas chamemos-lhes "delegações" (que não o são) são autonomas e cada uma tem a sua forma de trabalhar. Aquele programa não é de todo adequado ao que se faz, aos orçamentos e à gestão de contas e caixa que se trata. Até agora era tudo feito em Excel e funcionava para o gasto a custo zero. Para a faturação usamos um programa certificado do mais simples que há. Agora temos um programa caríssimo (são eles que pagam por isso...) complicado de trabalhar (está preparado para empresas e não somos empresa) e não serve nem para a direcção preparar os orçamentos ou apresentar contas.

1

u/EsquerdistaCaviar 13d ago

A minha opinião é esta... Trabalhar em Excel não é solução quando se fala em grande escala e em informação centralizada

Provavelmente a escolha dessa solução ou foi mal feita, ou até faz mas é complicado

4

u/Willing_Industry6571 18d ago

Livra-te de falares em OCR para reconhecimento de texto ou em ChatGPT/CoPilot. Fazem-te uma espera lá fora. 🤣

5

u/Humble-Cat-1075 17d ago

Não e sim. Se é verdade que estás a fazer o correto, tens que primeiro avaliar o "ecossistema". Se vires que a relva está grande na jaula dos leões, não vais logo a correr cortá-la, certo? Primeiro tens que ver como são as suas rotinas, conquistá-los de alguma forma, e só então ir introduzindo as mudanças que consideras corretas, e quando te autorizarem. Força aí. Ah e é *acabássemos.

3

u/Which_Ad_3917 18d ago

Faz assim. Cria a planilha com as formatações todas e as regras e depois imprima-a para que eles insiram as informações na antiga.

3

u/Sure_Power_6965 18d ago

Nah, os teus colegas e chefes é que são burros mesmo. Os managers porque não estão a liderar como deve ser e estão a deixar passivamente os teus colegas fazerem bosta. E os teus colegas porque estão a fazer uma grande borrada. Eu mal sei mexer em Excel, mas já trabalhei em várias empresas onde tenho que usar e sempre que não sei procuro saber quais os comandos ou passos que tenho que fazer. E se for necessário, peço ajuda a alguém e depois anoto para me lembrar futuramente.

3

u/Feisty-Problem1343 18d ago

Posso te dizer q é e uma besta sim!! Mas no bom sentido, que em 1 mês já tá a melhorar a empresa e a facultar o trabalho dos colegas!

3

u/RFGC 17d ago

Sim...és tu a besta. /s

Por isso agora é hora de fazeres as malas e mudares-te para um trabalho onde tenhas uma equipa que fique contente por aprender coisas novas e melhores ao invés de estares com velhos do restelo, onde não só não vais aprender nada como não te vais desenvolver enquanto pessoa.

3

u/Whyfakepockets 17d ago

O trabalho não é para se fazer, é para se ir fazendo.

2

u/em05156 17d ago

O que estás a perguntar aqui, já perguntaste ao teu chefe (ou a quem autorizou a implementação dessa melhoria)? Não seriam eles capazes de ajudar a gerir essa situação?

2

u/RDRC 17d ago

Honestamente não. Eu dei a ideia e recebi o parecer positivo para a realizar. Tenho tambem trocado uns emails com quem está encarregue de verificar se aquele Excel cumpre os requisitos básicos que eles querem (porque diferentes departamentos precisam de diferente coisas) e tenho tido bons feedbacks dessa parte. Sobre tudo o resto não tenho dito nada. Queria finalizar o trabalho primeiro e apresentá-lo, para depois poder lidar com as outras pessoas da melhor maneira.

2

u/em05156 17d ago

Eu sugeria abordar o assunto com o superior hierárquico e pedir ajuda a controlar essa situação.

Uns mais que outros, mas todos temos resistência à mudança. Os teus colegas poderão ter um motivo que desconheces e, por esse motivo estão a reagir tão mal à tua proposta de melhoria. Idealmente deveriam te dizer qual o motivo, mas se eles não são capazes de o fazer de forma construtiva , talvez o teu chefe te ajude a compreender.

1

u/RDRC 17d ago

Obrigado pelo feedback, vou ver o que posso fazer.

2

u/[deleted] 17d ago

[deleted]

2

u/RDRC 17d ago

Situação de merda, realmente.

No meu caso não acredito que seja isso. Aquele departamento é uma coisa minimamente recente (daí estarmos a receber informação de outros lados) e os meia colegas são mais antigos que eu, mas não mais do que um ano. O que entrou primeiro para o departamento pensa que foi ele que criou aquilo, então é esse que me está a dar estes amuos todos. Mas não o vejo como favorito da empresa, nem tão pouco mais ou menos.

3

u/[deleted] 17d ago

[deleted]

3

u/RDRC 17d ago

Infelizmente também já passei por semelhante e também compreendo quem diz "ordenado mínimo, trabalho mínimo".

No entanto eu tento sempre, ao início. Não consigo deixar de o fazer, porque eu tenho gosto no meu trabalho e acredito que uma pessoa se vê na qualidade do seu trabalho.

Ou isso, ou procuro um sítio melhor, quando tenho possibilidades para tal, porque não gosto de estar num sitio que não me dê gosto em lá estar e onde não seja bem vindo.

1

u/Suzume_Chikahisa 16d ago

Tall poppy syndrome no países anglófonos e os Holandeses também têm uma cena do tipo.

Há coisa que são universais, ou quase.

3

u/Edexote 18d ago

Fizeste um bom trabalho OP. Os cães ladram e a caravana passa. Manda-os foder baixinho e continua.

1

u/WholeFar2035 18d ago

OS choques tecnologicos vão continuar a acontecer sempre, ás pessoas mais antigas

1

u/suchKappa 17d ago

De maneira alguma! Se for de vosso interesse, procure como fazer processamento de dados em python, deixa tua vida de planilhas muito mais simples, e seus colegas de trabalho com ainda mais raiva!

1

u/raispartaosnomes 17d ago

Se as pessoas soubessem como facilita o trabalho um excel bem feito... Eu, que só sei fazer somas e pouquíssimas fórmulas criei uma folha básica de excel no meu trabalho que nos permite manter tudo organizado. Podia ser muito melhor se tivesse um craque do excel como tu. As pessoas não gostam de mudanças, nem que seja para melhor. Como poderias dar a volta a isso? Tenta fazer o joguinho de ires ter com alguns colegas e perguntar o que acham que podias mudar na formatação do ficheiro para facilitar a vida de todos, talvez adaptar a ideia que te derem nem que tenhas que lhes dar o crédito disso... É tão difícil trabalhar com pessoas assim ...

2

u/RDRC 17d ago

Eu nem sou grande craque, acredita. E se tiveres predisposto, também consegues.

Principalmente agora com Chat GTP e afins. Dizes o que pretendes e ele arranja uma meia dúzia de soluções e diz-te como as pode por em prática. Aprendi imenso nestes últimos dias assim e tenho me divertido bastante com isto.

1

u/osint_pt 17d ago

Mudanças é sempre lixado. Para mim, sair de 15 anos onde utilizei sempre Sage como software de gestão. Mudei para uma empresa onde utiliza primavera e excel.

O excel é uma ferramenta dinâmica, mas um pouco segura e estável. Isto porque podemos ter uma borrada e ser ardua a maneira de resolver.

Para mim excel serve muito bem como complemento não prioritário. Ou redundante.

O software de gestão bem aprimorado é muito mais seguro e rastriavel.

Já que o excel é a base para estes softwares. Muito mais quando temos por base serviços de faturação, autos de medição, dados pessoais....

Usar excel a nivel profissional é fixe. Mas assustador quando falamos em milhares de registos.

Quanto ao assunto. Mudar metodos é bom, mas quando feito de forma gradual de forma a não lixar a fluidez de um comboio em andamento.

Já tive a experiência infeliz em duas empresas, dos fantásticos TIs foderem 1 mês de faturação com a brincadeira de colocar novidades a funcionar.

1

u/RDRC 17d ago

No meu caso são registos da arquivo e pesquisa. Não tem fórmulas matemáticas, nem grande complexidade de estruturas. Se assim o fosse, isso iria para lá daquilo que eu sei fazer. Nem me aventurava, sequer.

Ainda assim, a tua opinião é bastante válida e eu tenho como objetivo deixar aquilo o mais future proof possível.

1

u/dkdc80 17d ago

Vai para chefe deles e faz-lhes a vida negra

1

u/A_tua_ma3 Desempregado 17d ago

Na, tu foste é parvo em tomar a iniciativa.

1

u/Blodeuwedd19 17d ago

OP, não és a besta, és o empregado produtivo no meio dos colegas que não gostam de fazer muito. Felizmente tens a liderança do teu lado, o que já é um bom passo.

No fim, o sucesso da empresa é o que define se tens ordenado no final do mês, se o teu chefe te dá ouvidos, tu consegues contribuir para isso. Estares há um mês faz com que não estejas formatado e consigas trazer um vigor novo ao trabalho.

Agora... Cuidado com o reverso da moeda. Fica atento a se és devidamente compensado pela tua iniciativa e se o teu valor é reconhecido. Empresas com muita gente "encostada" são, muitas vezes, empresas que não reconhecem o valor das pessoas. Se for o caso, os teus colegas podiam ser como tu quando entraram e entretanto chegaram à conclusão que mais vale fazerem os mínimos olímpicos porque são compensados da mesma forma que se estiverem a fazer um excelente trabalho. Se com o tempo vires que é isto, não faças como eles, foge mas é da empresa, porque não te serve para o teu próprio crescimento.

1

u/bluefield7836 17d ago

Já me aconteceu algo semelhante. Automatizei processos que demoravam dias e passaram a demorar 5 minutos... Os colegas ficaram chateados e punham defeitos em tudo e quiseram voltar a fazer tudo à mão. Percebi que gostavam de ter as suas rotinas e não ter de pensar enquanto trabalhavam. Ao alterar o processo ia ter de obrigá-los a desempenhar outras tarefas novas nas 7:55 horas que lhes restavam.

1

u/Ok-Eye-8318 16d ago

A resistência á mudança mostra o quão envelhecida é a equipa. A dificuldade em querer ver a melhoria e a nova aprendizagem bloqueia cegamente a malta. Ainda por cima és novo na equipa. Uii eheh. Por norma começa assim mas por experiência própria, tens apenas de prestar contas á gestão. Desde que sejas correcto e justo e tenhas validade no que fazes, o resto é ruído ambiente que se vai dissipando. Mas, cuidado também com as palmadinhas nas costas. Sempre atento :)

1

u/Irgaas 16d ago

A rapaziada do “isto não é para se fazer, é para sentir fazendo”…

Foste desestabilizar a “harmonia” deles…

2

u/Little-Watercress997 18d ago

Vais ganhar mais ao fim do mês? Para quê que estás a meter em chatices como assalariado?

7

u/noheartnosoul 18d ago

Prefiro mil vezes ter mais trabalho inicialmente que me vai facilitar a vida daí para a frente, do que passar dias a inserir valores à pata no Excel e andar sempre atrás do prejuízo. Esse tipo de trabalho atrofia os neurónios e desmoraliza uma pessoa que tenha dois dedos de testa.

Já mudei vários ficheiros semelhantes pelas empresas por onde passei, seja para facilidade de inserção de dados, recolha de info de outras sources, até apenas fazer check se está tudo bem inserido nos sítios certos.

3

u/RDRC 17d ago

Partilho muito essa ideia e foi exatamente por isso que o fiz.

Se não o fizesse, iríamos estar meses para inserir uma data de dados e quando chegasse-mos ao fim, o provável seria ter de começar tudo outra vez, porque o trabalho dos outros lados iria amontoar, para ser tratado também. Iríamos ter pressão desnecessária sobre nós e nem iríamos conseguir fazer aquele que realmente é o nosso trabalho, para além deste frete, como deve ser.

Com isto, estou a passar uma semana mais apertado, mas sei que, no final desta semana não só vou ter os dados trabalhados como vou deixas online um ficheiro pronto a ser usado por qualquer um que faça sentido, colaborativamenre, que vai deixar logo a informação formatada e pronta a guardar.

Tenho recebido alguns elogios da parte da chefia, mas para dizer a verdade faço-o porque se não o fizesse iria perder o gosto de ir trabalhar, só de saber que ia ter uma montanha de papel que não faz sentido nenhum a ninguém à minha frente todos os dias.

4

u/Agreeable_Plenty4031 18d ago

Porque há quem tenha brio profissional e queira entregar o melhor que pode fazer e outros porque querem ser promovidos, e outros pelos dois motivos.

2

u/Psyb07 17d ago

Promocoes em portugal, tás aqui tás a tirar o trabalho ao Ricardo Araujo Pereira 

1

u/Agreeable_Plenty4031 17d ago

Em 3 dos meus 4 trabalhos fui promovido em Portugal, se calhar não é um problema de Portugal.

0

u/Psyb07 17d ago

És o 1%.

2

u/The_null_device 18d ago

Essa é a mentalidade que impede o aumento de produtividade das empresas portuguesas.

2

u/Psyb07 17d ago

O que impede o aumentonda produtividade das empresas são os salarios minimos durante os 30 anos que trabalhas para a Empresa, salarios minimos e palmadinhas nas costas nao melhoram a vida de ninguem.

1

u/The_null_device 17d ago

As duas coisas não são mutuamente exclusivas. E as duas são cancros que impedem a melhoria do nosso tecido empresarial.

1

u/JoelFreitas1983 18d ago

Nada disso, mostratas-te uma forma mais fácil de fazer e como tal exposes-te as fraquezas deles oq ue naturalmente cria desconforto.

1

u/Emotional-Audience85 18d ago

O difícil não é fazer o que as pessoas querem, é falar com as pessoas, comunicar, fazê-las ver, diplomaticamente, que existem alternativas que podem tornar a vida delas mais fácil.

E acima de tudo ter um espírito aberto, sê recetivo às opiniões dos outros. Não assumas que tens razão, defende o teu argumento veementemente até à morte, mas sempre aberto para a possibilidade de estares errado.

0

u/Cm007x7 18d ago

É uma situação bem merdosa mesmo, mas é bem simples de resolver, qualquer um que vir a reclamar e por defeitos você diz pra ir apontar tudo isso pra chefia e explicar o porque esse método arcairco é melhor para todos.. logo se calam

-2

u/Which-Rate2782 18d ago edited 18d ago

Fazes como as chefias e colegas seniores mandam. De outra forma, estás a pedir para não te renovarem. Com tanta experiência ainda não aprendeste algo tão básico?

6

u/Agreeable_Plenty4031 18d ago

Colegas não mandam, quanto muito podem sugerir, ordens são dadas por chefes diretos não por colegas só porque estão a mais tempo. Segundo o OP foi o chefe quem aprovou a sua ideia e disse para seguir dessa forma. Se os seniores não gostam, comam e calam. Ou trabalhem para chegar a chefes e aí sim decidirem eles como querem que seja feito.

2

u/Which-Rate2782 18d ago

Quando pedirem feedback aos seniores sobre a continuidade da pessoa na empresa e este for negativo e o resultado ser o olho da rua não se admirem.

6

u/Agreeable_Plenty4031 18d ago

Os sítios onde passei com chefias decentes não precisavam de feedback de colegas pois o chefe sabia o que cada um de nós fazia ou não

1

u/ShiroYamane 17d ago

És um dos NPCs