r/portugal Aug 16 '23

Desabafo / Rant Chefe workaholic sem noção

[Contexto] - Eu (f/27) comecei a trabalhar numa empresa, há mais de 3 meses, com a promessa de contrato e trabalho híbrido. Nada disso aconteceu até agora. - A chefe (f/60s), workaholic, faz noitadas a trabalhar e chega ao escritório às 4/5 da manhã. Quer que todos sejam como ela.

[Rant] Como disse, estou nesta empresa há mais de 3 meses sem contrato, sem fazer descontos, nada. Já perguntei à chefe se podia fazer uns dias a trabalhar em casa, sempre a dizer que não.

No primeiro mês, já passado um tempo, a chefe lembrou-se que poderia aproveitar de uma bolsa de estágio profissional, eu inocente fui aceitar. Até hoje ainda não foi fechado o processo. Hoje perguntei à chefe de quanto tempo seria o estágio, ela não soube responder e foi fumar. Voltando da fumaça, senta-se ao meu lado e começa a falar: "Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário." "Eu ia comecar a dar-te sobrecarga de trabalho, saías mais tarde e ias ter de fazer fins de semana." (Isto só a receber a bolsa do estágio).

O estágio oficialmente seria de design gráfico, sendo a licenciatura que eu tenho. Mas o grande foco da chefe é marketing, algo que eu nunca liguei nem gostei. Desde o início que a avisei que não era o meu forte e ela própria sabe disso. Mas acaba por me dar sempre na cabeça quando não sei alguma coisa ou faço algo errado. Eu não ficaria chateada se fosse um dar na cabeça em que eu aprendesse algo, mas nunca é o caso. (A empresa não é nenhuma agência, é de consultoria SAP. )

Se já o estava antes, agora então é que fiquei mesmo fdd da cabeça com isto. Fiquei de lhe dizer se quero fazer estágio afinal, ou não. Obviamente que depois daquelas e outras palavras fiquei ainda com menos vontade de lá ficar.

Pronto, de momento não consigo pensar em mais nada porque foi muito recente e tenho a mioleira toda baralhada. Estejam à vontade para partilhar histórias e experiências do género.

EDIT: Sim, eu recebo...debaixo da mesa. E o porquê de eu ter ficado lá tanto tempo: preciso mesmo do dinheiro, quase que numa situação de desespero. Vivo bastante longe dos pais, tenho tudo para pagar e logo no sítio mais caro do país. Eventualmente irei ter de voltar para casa, se não conseguir dar a volta a esta situação. Obrigada a todos pelos comentários!

87 Upvotes

126 comments sorted by

View all comments

18

u/GoncaloTR Aug 17 '23

O desespero é tão grande ao ponto de perder o espírito crítico?

Não sei que trabalhos são estes sem contratos prévios.

E aproveito esta oportunidade que o empregado esconder as condições do contrato e o salário dos outros só ajuda o patrão. Lutar contra isso é que é lutar contra a má cultura do trabalho, jamais será um sindicato filiado ao pzp a fazê-lo pelo empregado.

8

u/Pau-de-cavalo- Aug 17 '23

Já alguma vez estiveste com a despensa e frigorífico vazios, 15€ na conta e nenhuma perspectiva de entrar mais algum? Parece-me que não…

9

u/mortalaxe Aug 17 '23

Nao querendo julgar ninguém, mas acho que tb continuar num trabalho em que exploram a tua pobre situação não é prespectiva de melhorar a tua situação. Provavelmente é melhor ir trabalhar po Mac ou pa caixa de um super mercado e ir procurando algo melhor.

3

u/Pau-de-cavalo- Aug 17 '23

Mac e supermercados não contratam pessoas com qualificações, a não ser que não tenham hipótese. Fazer turnos e fins de semana também não funcionam para todos. Eu passei por uma situação dessas no início da minha carreira, com um emprego numa empresa péssima que sugava-me a vida e pagava muito mau, vindo justamente dum emprego desses que dizes, que se faz enquanto se procura outra coisa. Não podia pedir demissão (tinha de comer e pagar contas), estive lá quase 3 anos, sendo os dois últimos à procura de outro trabalho. Não desejo a ninguém.

3

u/Limpy_lip Aug 17 '23

se não tiver no currículo não sabem. E além disso se fores sincero e abrires um pouco o jogo duvido que não te dêem uma vaga pois verdade seja dita, a maioria dos que lá estão duram pouco.

Fora isso há muitas empresas de trabalho temporário à procura de profissionais. Pode não ser os trabalhos mais sexys e por vezes ser preciso ir para um estaleiro mas se a pessoa mostra boa vontade e quer o dinheiro eventualmente aparecem oportunidades.

claro que estou a embelezar a questão mas este tipo de situações acontece demasiadas vezes para ser só a pessoas com a corda ao pescoço no que toca a sustentabilidade.

1

u/Pau-de-cavalo- Aug 17 '23

Estás a embelezar e estás a desconsiderar a componente psicológica, que tem tanto ou mais peso. O medo de não conseguir e ficar a arder pode pesar mais do que o desgaste do chulanço. “Antes um diabo conhecido que um anjo desconhecido”, não era assim?

1

u/Limpy_lip Aug 17 '23

sim, mas se querem algum tipo de mudança nem que seja residual é preciso lutar pela mesma. É dificil mas tem de ser.