r/portugal • u/fliingh • Aug 16 '23
Desabafo / Rant Chefe workaholic sem noção
[Contexto] - Eu (f/27) comecei a trabalhar numa empresa, há mais de 3 meses, com a promessa de contrato e trabalho híbrido. Nada disso aconteceu até agora. - A chefe (f/60s), workaholic, faz noitadas a trabalhar e chega ao escritório às 4/5 da manhã. Quer que todos sejam como ela.
[Rant] Como disse, estou nesta empresa há mais de 3 meses sem contrato, sem fazer descontos, nada. Já perguntei à chefe se podia fazer uns dias a trabalhar em casa, sempre a dizer que não.
No primeiro mês, já passado um tempo, a chefe lembrou-se que poderia aproveitar de uma bolsa de estágio profissional, eu inocente fui aceitar. Até hoje ainda não foi fechado o processo. Hoje perguntei à chefe de quanto tempo seria o estágio, ela não soube responder e foi fumar. Voltando da fumaça, senta-se ao meu lado e começa a falar: "Tu só vens cá pelo dinheiro e fazer horário." "Eu ia comecar a dar-te sobrecarga de trabalho, saías mais tarde e ias ter de fazer fins de semana." (Isto só a receber a bolsa do estágio).
O estágio oficialmente seria de design gráfico, sendo a licenciatura que eu tenho. Mas o grande foco da chefe é marketing, algo que eu nunca liguei nem gostei. Desde o início que a avisei que não era o meu forte e ela própria sabe disso. Mas acaba por me dar sempre na cabeça quando não sei alguma coisa ou faço algo errado. Eu não ficaria chateada se fosse um dar na cabeça em que eu aprendesse algo, mas nunca é o caso. (A empresa não é nenhuma agência, é de consultoria SAP. )
Se já o estava antes, agora então é que fiquei mesmo fdd da cabeça com isto. Fiquei de lhe dizer se quero fazer estágio afinal, ou não. Obviamente que depois daquelas e outras palavras fiquei ainda com menos vontade de lá ficar.
Pronto, de momento não consigo pensar em mais nada porque foi muito recente e tenho a mioleira toda baralhada. Estejam à vontade para partilhar histórias e experiências do género.
EDIT: Sim, eu recebo...debaixo da mesa. E o porquê de eu ter ficado lá tanto tempo: preciso mesmo do dinheiro, quase que numa situação de desespero. Vivo bastante longe dos pais, tenho tudo para pagar e logo no sítio mais caro do país. Eventualmente irei ter de voltar para casa, se não conseguir dar a volta a esta situação. Obrigada a todos pelos comentários!
4
u/Shadow-D-Driven Aug 17 '23
Antes de mais, se ainda não assinaste nada, NÃO assines rigorosamente NADA, inclusivé a papelada desse estágio da treta.
Depois:
Ponto 1, se já fizeste 3 meses de casa, arranja provas disso, quer sejam emails, folhas de presença, chamadas, papelada, comprovativo de transferência do salário para a tua conta, ou outra coisa qualquer e guarda cópias para que te sirvam de prova. É importante que tenham passado os 3 meses certos.
Ponto 2, não interessa se há descontos ou não. Com as provas vais à ACT e se necessário falar com um advogado também. Se já tens os 3 meses e provas concretas disso, é como se já estivesses empregada com contrato sem termo (efetiva), e portanto tens os mesmos direitos. Ao fazeres queixa, a situação deve ficar regularizada e a patroa deve levar uma bela duma fatura.
Ponto 3, se a patroa depois disso te "despedir" oralmente e te disser para parares de aparecer, vais na mesma todos os dias e se ela não te deixar entrar, chamas a polícia para tomar conta da ocorrência. Só depois podes ir para casa descansada. Fá-lo todos os dias se tiver de ser. Isto até ela te entregar uma folha da SS a informar do despedimento e da justificação (QUE NÃO TEM SITIO PARA A TUA ASSINATURA), e com essa folha voltas direitinha à ACT.
Ponto 4, procura outra coisa, porque apesar de teres a posição salvaguardada, vai ser um ambiente de merda e profundamente desconfortável.
Finalmente, mesmo que encontres outra coisa amanhã, não abdiques da queixa junto da ACT. Se tu não apresentares, amanhã ou depois vai acontecer o mesmo com um rapaz/rapariga mais ingénuo que tu e que não sabe vir cá perguntar, e que vai acabar por sofrer nessas mesmas condições.