r/PTOrdenado • u/lascarface • 7h ago
Postura chefia
Boas pessoal,
Gostaria de perceber a vossa opinião sobre uma situação que me apercebi passado cerca de 4 meses depois de ter iniciado funções, supostamente de chefia, numa multinacional alemã.
Comecei funções, supostamente de manager de um serviço/produto, em Janeiro. O que me venderam era que iria iniciar um departamento em Portugal, replicar o que a empresa faz no resto do mundo (principalmente em Espanha, por ser direção ibérica).
Acontece que, passado 1 ou 2 meses, apercebi-me que todos os cargos com as mesmas responsabilidades que eu, tinham direito a carro de empresa. Que a pessoa que esteve 6 meses antes a desempenhar a minha função, também a desenvolver o início do departamento, tinha direito a carro. Eu não tive direito a carro.
Começaram entrevistas há cerca de 2 meses, para uma pessoa para me vir ajudar, para ser a primeira pessoa por quem eu iria ficar responsável. Não tive qualquer intervenção no processo, ninguém me avisou de nada, escolheram inclusivamente a pessoa sem me terem incluído em nenhuma parte do processo de recrutamento. Eu nem tão pouco sabia que estavam sequer em entrevistas, já que ninguém, nem a minha chefia, me informou. Apesar de ter sido eu a pedir uma pessoa para me ajudar.
Falei com a minha chefia (espanhola, em Espanha), sobre tudo isto, e desvalorizou. Em relação ao carro, disse que as coisas estão difíceis em Portugal, e que como o meu contrato não foi negociado dessa forma, nada a fazer. Em relação a excluirem-me do processo e nem sequer me darem conhecimento que estavam a contratar alguém para vir trabalhar sob a minha responsabilidade, disse para não fazer caso disso.
No dia a seguir, enviei email, a dizer que gosto do que faço e da empresa, que tenho respeito e ganhei apreço por ele e com quem trabalho, e que tinha todo o interesse em fazer carreira na empresa, mas que gostaria de encontrar uma solução positiva. Que sobre o carro não se trata sequer de uma questão de comodidade, mas de igualdade para com os meus colegas que desempenham funções do mesmo nível.
Passaram-se 3 dias, sem resposta. Enviei por teams mensagem a questionar se tinha visto o email que tinha enviado 3 dias antes. Respondeu apenas que sim, e que já me tinha dito o que tinha para me dizer. Literalmente, foi esta a resposta. Ou seja, leu e ignorou completamente o meu email, e ainda me deu essa resposta.
Tenho outra proposta em cima da mesa, e amanhã vou meter a carta. Acham que exagerei em alguma coisa? Sendo supostamente manager, não deveria ter os mesmos benefícios que todos os outros e não deveria a minha opinião também ser tomada em consideração sobre quem vem trabalhar para mim/comigo?