Engraçado, eu "acabei" de passar pelo contrário, pediram-me para dar opções de agendamento de uma entrevista esta semana e depois de as dar não recebi mais qualquer resposta, nem depois de fazer follow up.
Tenho tantas histórias "engraçadas" que me custa sempre engolir esta treta das pessoas não quererem trabalhar. Especialmente se vêm chorar dizer que entre 120 convocados "só" apareceram 30. Ok, e em 30 pessoas não conseguiram uma única que fosse boa para o trabalho? Quem me dera a mim ter 30 empresas por onde escolher.
O que não falta por aí são histórias de recrutadores a dar ghost nos candidatos. Bem sei porque passei por isso várias vezes, é uma falta de profissionalismo enorme.
Bem sei, mas confesso que esta específica de me darem ghost depois de me convidarem para uma entrevista foi a minha primeira! Depois percebi que também é comum.
É uma falta de respeito enorme e diria que este caso em específico (e outros que possam ser semelhantes) até já beira um pouco a má educação. Esquecem-se que há seres humanos do outro lado.
Mas o que se passa é que esta banana pensa que enche 100 vagas com 120 candidatos.
Isto mostra que ela dá a si mesma uma margem de 20% que é escandalosamente baixa.
Quisesse eu contratar 100 pessoas teria que ter em mão pelo menos 150 candidatos e isto é ser-se extremamente positivo.
Se não consegue encher as vagas é porque também não soube gerir as expectativas da empresa.
Quando um chefe de equipa quer contratar e me diz que o salário é X mas.eu sei que o mercado paga 1.2x mais tenho que informar de imediato que teremos que aumentar a nossa oferta (quer salário ou outros benefícios...) e se a decisão for não então informar que vai demorar até que se consiga preencher as vagas.
Desde que estejam já estabelecidas as espectativas à partida e se vir que a estratégia utilizada não funciona, então depois quando voltarmos à parte de estratégia podemos dizer que o recrutamento falhou os objetivos precisamente porque a oferta é fraca.
Tive uma pessoa a oferecer-me para um cargo de senioridade média e já a meio do escalão da hierarquia da empresa um salário fantástico de 1150€ brutos.
E eu pensei que estava a gozar ao que me confirmou que não.
Educadamente recusei a oferta e disse que não iriam conseguir contratar ninguém por este salário nem sequer se eles o duplicarem ou triplicarem.
E ela disse que sim, que entende e que já explicaram ao cliente (a empresa que queria preencher a vaga) e o cliente disse que não, pois este era o valor que queria gastar.
Resultado andaram 5 meses a tentar contratar e depois desapareceu I anúncio. Voltou outra vez e não está nada mudado.
Na minha empresa (grande multinacional) é super comum os candidatos ficarem pendurados porque o recrutador saiu da empresa, e ninguém pegou nos processos de recrutamento que lhe estavam atribuídos.
E isto numa área onde as empresas se queixam que "é difícil encontrar candidatos qualificados".
Pois comigo, o mais absurdo que se passou, foi passarem o horário de entrevista inteiro numa chamada à minha frente e quando desliga olha para mim sem fazer perguntas nenhumas e dizem que têm gente mais qualificadas e que não teriam tempo de me dar formação.
Quando passei lá uns dias depois estavam a dar formação a outras duas pessoas 🤡
Ou seja, fizeram alguém perder tempo... E como sempre, trataram as pessoas como tudo menos um ser humano. Que falta de respeito. É triste que histórias deste género sejam tão mas tão comuns.
Já desisti de uma oferta de trabalho depois de fazer follow-up duas vezes com a entidade, que me convidou a dar opções de agendamento de entrevista, tal como tu. Ao fim de 2 meses a dar ghost pedi para desistir da oferta. Fui bloqueado pela empresa na hora.
2 meses? Porra! Eu penso que vou ficar pelo follow up que fiz, não me parece sinceramente que vá fazer grande diferença voltar a tentar. Especialmente se era para ser esta semana.
Até agora, nunca me tinha passado pela cabeça que isso sequer acontecesse (falo especificamente do ghost após convite para entrevista). Não custava nada dizer "já não é possível fazer entrevista por motivo X", seja lá ele qual for, mesmo que seja "mau" para nós. Deixarem as pessoas no vácuo depois de lhes dar alguma esperança, pelo menos de um pequeno avanço no processo de recrutamento, é de uma falta de carácter enorme.
Infelizmente, honestidade, empresas e Portugal nao são palavras que normalmente combinem. Nunca na minha carreira profissional tive gente séria a níveis minimos... alias, estou desempregado ha um ano devido a ter colaborado com uma empresa vigarista.
Mais, vivemos num país em que os recrutadores pensam que o mundo gira a sua volta, e que ao oferecerem um emprego, estão a fazer um favor a quem procura, quando devia ser exatamente o contrário a acontecer. Tens muito empresário egocêntrico em Portugal.
Sim, neste país é difícil encontrar empresas sérias. Também não posso dizer que tenha encontrado uma empresa decente até hoje. Há sempre alguma coisa "off".
Também estou desempregada, embora há menos tempo. Boa sorte!
119
u/Natural-Foundation87 Apr 19 '24
Engraçado, eu "acabei" de passar pelo contrário, pediram-me para dar opções de agendamento de uma entrevista esta semana e depois de as dar não recebi mais qualquer resposta, nem depois de fazer follow up.
Tenho tantas histórias "engraçadas" que me custa sempre engolir esta treta das pessoas não quererem trabalhar. Especialmente se vêm chorar dizer que entre 120 convocados "só" apareceram 30. Ok, e em 30 pessoas não conseguiram uma única que fosse boa para o trabalho? Quem me dera a mim ter 30 empresas por onde escolher.