r/jovemedinamica • u/Blenderchampion • Jul 07 '24
Relato pessoal Antigo patrao louco
O meu antigo patrao, de fabrica de doces e presunto em trancoso (facil de adivinhar qual a empresa)
Que nao pagava horas extra nem banco de horas mas esperava que todos ficassemos basrante mais tempo e havia quem ficava.
Mesmo ficando de vez em quando 10 minutis a mais, acumulei 2 dias de trabalho, e no final nada disso foi contado no final quando me despedi (passavamos com o dedo).
Era uma empresa e chefe tao patetica que até os outros colegas fazia comentarios por sair a hora, quando ninguem era recompensado por ficar a mais.
Como "vais ja embora, assim das despesa a empresa"
"deves achar que tas na praia para saires e ficarmos ca a trabalhar"
E o famoso "estes novos nao gostam de trabalhar".
Apesar de tudo so pensei em me esforçar a 100 por cento a arranjar outro emprego quando, sai as minhas horas como praticamente sempre, nao havia nada urgente parq resolver e o chefe me liga ja estava eu em casa. Nao costumo atender fora de horas de trabalho e tinha telemovel da empresa. E eis que o chefe decide dizer que ao contrario de mim ainda havia la colegas meis exemplares a trabalhar (ja eram 20h30 e eu saia as 18h).
Que se continuasse assim era despedido, que nao queria pessoas assim.
Claro que havia red flags desde o inicio mas tinha ignorado.
53
u/1r0n1c Jul 07 '24
O que faz mais confusão são os empregados que reclamam com os outros que saem a horas. Quão profunda foi a tua lavagem cerebral para achares que tens de defender o patrão para ter trabalho sem ter que pagar por ele.. Síndrome de Estocolmo no trabalho? Wtf
11
Jul 07 '24
cheira-me que são eles que depois têm de fazer o trabalho que estaria destinado ao gajo a que saiu. Enfim, mentalidade de merda. Não é à toa que Portugal não evolui.
8
6
u/IberianNero91 Jul 07 '24
Chefias narcisistas torcem a mente dessas pessoas para as manipularem e ao cumprirem o exigido ainda são mais desprezados pelos mesmos chefes por serem tão vulneráveis, isto é tão doentio que não sei a palavra certa. A única opção que as pessoas vêm estando o chefe "sempre certo" ou com medo de o confrontar é que outro tem que ser o culpado do seu infortúnio, geralmente alguém mais novo ou ainda mais vulnerável. Narcisismo é uma epidemia.
1
1
1
u/throwaway0000012132 Jul 07 '24
Crab mentally e também o facto de ficarem com mais trabalho para eles em virtude do outro ter saído a horas aka má gestão.
3
u/1r0n1c Jul 07 '24
Se há trabalho que ficou por fazer o patrão tem de contratar mais gente fdx. De certeza que a culpa não é do gajo que saiu a horas
1
u/Blenderchampion Jul 07 '24
Tinha 40 tarefas por fazer e estavam se a acumular mais, ja dormia mal, ja andava mal da barriga e um burnout nao estava longe de chegar.
Disse lhe diversas vezes que precisava de pelo menos mais um colega, pedido que me foi continuamente negado
1
u/throwaway0000012132 Jul 07 '24
Claro que a culpa não é de quem sai a horas lol
Por isso é que disse que é crab mentally por parte dos colegas (em vez de lutarem em conjunto mandam abaixo em equipa) e também ficarem com mais tarefas por má gestão das mesmas.
21
u/KernerSMC Jul 07 '24
Para seres despedido é preciso uma causa. Sair ao fim do horário de trabalho não é causa nenhuma.
E caso sejas despedido por alguma razão justificativa, só ficas a ganhar com isso.
2
22
u/Agrafo Jul 07 '24
Tinhas dito que também tinhas trabalho à borla lá em casa. Se ele quisesse passar lá e ajudar a cortar a relva ou a lavar a loiça também era bem vindo.
2
13
u/Dimstatyon Jul 07 '24
Não sei se o fizeste. Mas eu para sair de consciência limpa tinha no mínimo dito e explicado exatamente o que aqui disseste, e de seguida, queixa direta na ACT.
3
u/Zoewhisper85 Jul 07 '24
Era isto . Uma queixa e passarem uma multa boa a quem tava lá a trabalhar e ao dono também .. depressa se mudavam mentalidade !
2
u/3dbit Jul 07 '24
Quem lá estava a trabalhar também leva multa? Pergunta genuína: onde é que isso está escrito? (E sim, já procurei no Google)
1
0
u/Blenderchampion Jul 07 '24
Nao o fiz, pensei muita vez em fazer queixa a act, mas assim que arranjei outro trabalho, o mes que d3i a casa estive me literalmente a cagar
4
u/Dimstatyon Jul 07 '24
Desculpa dizer te mas de nada adianta vires reclamar para aqui se nada fizeste para mudar o comportamento abusivo desse patrão. Nestas situações não podemos ter medo de falar, como tu haverão muitos mais no futuro porque todos pensam assim. E isso sim é triste
2
u/Blenderchampion Jul 07 '24
Na minha posição, de alguma responsabilidade, passamos 8em 3 anos.
Tudo o que la se passou foi abafado, inclusive a ida da act por causa de um colega. Ainda bem que existe e pode resolver muita coisa em muitos sitios, mas aqui nao resolveu nada.
Preferi sair o mais tranquilamente possivel, embora fale mal da empresa sempre que me for oportuno e estou na boa com a tua opiniao
9
u/Joaotorresmosilva Jul 07 '24
É sair. Essas empresas auto-regulam-se (ficam lá só os desgracados e os ressabiados ) até vir a autoridade do trabalho meter isso na ordem
8
7
u/curiosity_user Jul 07 '24
Burros são aqueles que trabalham para além do contratado. É por isso que somos explorados, porque há quem aceite e ainda deseje o mesmo tipo de vida aos outros. Despedir empregados por não trabalharem de graça ainda é ilegal neste país. O povo português precisa de arranjar um bom par de tomates.
3
u/Zoewhisper85 Jul 07 '24
O tuga e a mania das horas extra não remuneradas ! Enfim .. infelizmente ainda há muito disso por aí .. eu fico pontualmente .. e só para ter a minha consciência tranquila que tenho trabalho em dia , caso contrário quando chega a hora de saída , pego nas minhas coisas e lá vou eu
2
u/Blenderchampion Jul 07 '24
Sim. Mas mesmo acumulando 2 dias de horas extra, se quisesse pedir 20 minutis via me fudido
3
2
u/MrMonizaz Jul 07 '24 edited Jul 07 '24
Os teus ex-colegas (espero mesmo que sejam ex) são umas mulas de carga e como eles há muitos neste país. O truque é não ser um falhado como eles, vais ganhar mais saúde e mais dinheiro noutro lado.
Mereciam ir a tribunal pela atitude desprezível? Sim. Vale a pena o trabalho? Provavelmente não. Faz apenas a queixa ao ACT e segue a tua vidinha.
2
u/Blenderchampion Jul 07 '24
Mesmo. Yap, sao ex colegas, felizmente arranjei trabalho um mes depois dessa fatidica chamada :)
2
2
u/OliviaPalita Jul 07 '24
Realmente em Portugal exemplos de patrões assim tão baixos, infelizmente, abundam.
2
u/simon132 Jul 11 '24
Tive tanto disso no meu primeiro trabalho em IT, dizia-lhes que já fiz o meu trabalho e amanhã há mais. Um ano depois a empresa claro que me queria estender o contrato e os meus colegas a trabalhar 2 e 3 horas extra por dia não tinham mais nada a mostrar por isso
1
Jul 07 '24
arranja provas e vai para tribunal de trabalho.
1
u/Blenderchampion Jul 07 '24
Infelizmente gravaçoes nao iam servir de muito :/
Era mesmo pressao a base verbal
1
u/Sweet-Floor-9583 Jul 08 '24
Patrão mesmo , ser empresário é outra coisa . Escumalha que mais prolifera neste país , triste é que muito português defende estes crápulas .
1
u/marvo6 Jul 08 '24
se não está no contrato, não tens que fazer :) tão simples, e no entanto os teus colegas parecem não perceber
0
Jul 07 '24
Triste é ficar de vez em quando 10 minutos a mais e andar a contar estes minutos para depois pedir dias pagos extra.
Nem 8 nem 80 por favor.
Se eu saio 10 minutos depois nem dou conta disso.
-14
u/quetzalpt Jul 07 '24
Sair 10 minutos depois da hora é normal.
18
u/mamp_93 Jul 07 '24
é normal mas não pode ser normal. numa empresa com 50 trabalhadores, se todos derem 10 min extra à empresa, é o equivalente a outro trabalhador full time! para ti são só 10 minutos, mas para alguém que está no desemprego e para o patrão é menos um salário.
-10
u/quetzalpt Jul 07 '24
Esses 10 minutos passas a trabalhar ou a preparar para entrar / sair? E aqueles minutos extra na casa de banho? E aquelas conversas com os colegas para queimar tempo? E aquela caixa de parafusos atirara ao chão só para terem uma pausa. Pois é, quanto menos fizerem melhor, certo? Agora pensem nesta perspectiva : se não existisse dinheiro, continuavam a existir necessidades básicas, e outras não básicas porque o ser humano quer sempre mais, e isso vem do trabalho de alguém. O problema, além o estado da economia, é que a malta nova não sabe o que é o trabalho, não aprecia o que faz, e nem tem amor próprio e coragem para batalhar por uma vida melhor, preferem vir ao reddit chorar que trabalham muito, mas depois vai-se a ver e é o que é. Gerações muito fracas. Se ganham pouco, falem com o patrão, se ele não ceder, mudem de emprego, etc, façam alguma coisa que não seja chorar.
11
u/mamp_93 Jul 07 '24
a malta nova não sabe o que é o trabalho
só podias ser esta pessoa 🤣 os patrões devem adorar-te, não faço ideia porquê lol
de tudo o que mencionas, alguns são direitos e estão previstos na lei (casa de banho) e outros são irregularidade que DEVEM ser apontados e corrigidos. se quem trabalha "queima tempo", tem de ser chamado à atenção e corrigir. naturalmente não é só uma questão de exigir direitos, mas também de garantir deveres.
sobre os 10 minutos em especifico, isso é risco do patrão, não meu, a menos que esse tempo entre para o banco de horas ou algum outro tipo de compensação. O trabalhador já tem o risco de viajar para o trabalho - ou não, quando em teletrabalho - e que não é directamente recompensado por isso.
acho devias começar a perceber o tipo de persona que é alvo de chacota aqui e as razões por detrás disso, para não correres o risco de veres posts que acabam por atacar a tua forma de pensar.
abraço!
-6
u/quetzalpt Jul 07 '24
Não tive nenhum patrão que gostasse de mim, só do meu trabalho, porque sempre bati o pé sobre condições de trabalho e remuneração, mas nunca por 20 minutos. Não tenho também problema com a opinião alheia, podem dizer o que quiserem e dar downvotes, é o máximo que conseguem fazer e só o fazem por estarem protegidos atrás do ecrã.
5
u/mamp_93 Jul 07 '24
porque sempre bati o pé sobre condições de trabalho e remuneração, mas nunca por 20 minutos
e se forem 20 minutos todos os dias durante 2 anos? é que se for uma vez ninguem no seu perfeito juízo vai criar confusão, agora o que disseste não é uma vez, é literalmente sempre. mas pronto, leva a bicicleta e os patrões vão continuar "a gostar de ti pelo teu trabalho", não pelas tuas borlas.
0
6
u/Content-Crow-2223 Jul 07 '24
O horario de trabalho é o horario de trabalho, se é preciso tempo de preparaçao, aquecer maquinas ou o q quer que seja deve ser parte do horario de trabalho. Falas muito de lutar Pelas tuas condicoes de trabalho mas foste claramente amansado pelos patroes. Bela lavagem que ja tens.
0
u/quetzalpt Jul 07 '24
Sou patrão hoje, tenho as perspectivas dos 2 lados.
6
u/Content-Crow-2223 Jul 07 '24
Com as tuas perspectivas, tenho pena de quem trabalhe para ti.
-1
u/quetzalpt Jul 07 '24 edited Jul 07 '24
Quem trabalha para mim ganha quase o dobro da média, com almoço, e são eles que escolhem ficar depois da hora sem cobrar, como forma de agradecimento. São eles que têm pena de ti. Se fizerem pela vida em vez de trabalhar porque tem de ser, a vida muda drasticamente, porque é só uma questão de perspectiva, mas deixem-se andar a arrastar os pés que vão longe assim, têm sempre o reddit para desabafar e receber umas palmadinhas nas costas e sentirem-se bem, para no dia seguinte voltarem ao mesmo
3
u/Content-Crow-2223 Jul 07 '24 edited Jul 07 '24
depois do q eacreveste anteriormente cheira a grande treta. Mas se não, parabéns. Aprendeste q é a tratar bem os trabalhadores que consegues ter um negocio.
0
u/quetzalpt Jul 07 '24
Só porque discordo com a parte dos 10 minutos, não quer dizer mais nada aobre mim necessariamente. Cada um tem a sua opinião, e eu entendo essa parte de outra forma, assim como entendo que a malta não gosta de sair 10 minutos mais tarde, mas quando se sentem valorizados já não reclamam, e se reclamarem saltam fora porque as oportunidades que dou são raras em Portugal, ou se mostram merecedores ou ha mais gente à espera. Há 3 semanas mandei 2 brasileiros embora porque não deram valor ao que tinham, esta semana ja me vieram pedir para voltar.a
3
u/Content-Crow-2223 Jul 07 '24
Ó florzinha tu realmente deves ser o Salvador da pátria. Cada vez q escreves cheira mais a merda e a treta.
→ More replies (0)9
Jul 07 '24
chegar 10 minutos depois da hora de iniciar o trabalho também é normal? Eu se chego 10 minutos tarde, faço 10 minutos depois da hora.
2
-7
u/quetzalpt Jul 07 '24
Deves chegar 10 minutos antes e sair 10 minutos depois da hora, em fábrica pelo menos, para compensar a preparação. Não é esse tempo que vos faz confusão, é o que recebem, portanto foquem-se no problema crianças, nem sabem o que andam cá a fazer e só se queixam, e no fim nunca saem da cepa torta. Boa sorte.
12
u/polinho101 Jul 07 '24
Compensar a preparação? Lol a preparação faz parte do trabalho, ou eu estou a preparar-me porque me apetece ? Tens a típica mentalidade de escravo, eu entro no minuto certo e saio no minuto certo, é o que está no meu contrato, o resto o patrão que oriente o pessoal para realizar o trabalho que necessita com as horas que paga às pessoas para fazer. Senão vira a bandalheira em que a empresa precisa de 10 trabalhadores mas so contrato 8 porque eles fazem tempo extra para compensar a falta de pessoal. A empresa não é do funcionário, é do patrão, a função dele é reunir as condições necessárias para produzir o que deseja DE FORMA LEGAL SEM ABUSOS.
1
u/Galinha2 Jul 08 '24
Este deve ser patrão.
-1
u/quetzalpt Jul 08 '24
sou patrao e ja fui empregado, só quem não conhece os 2 lados é que só vê problemas
53
u/amok52pt Jul 07 '24
Ao que deverias sempre responder... E há empresas lideradas por pessoas educadas, civis e com consciência que pagam a horas, as pessoas trabalham o que está contratado e não só não dão despesa como são valorizadas... Boa noite e obrigado.
Também podes optar por versões com mais palavrões.